Como Fazer a Manutenção do Veículo Sozinho.
Manter um carro é caro.
Mesmo os modelos mais populares, mais antigos ou até mesmo os mais simples são caros de manter. IPVA. Seguros, estacionamento, combustível, possível multas e por aí vai. A lista de gastos não acaba.
Uma forma de economizar é manter as manutenções em dia.
Pode parecer um gasto, afinal, seu carro ainda não apresentou nenhum problema, e peças já estão sendo trocadas, mas na verdade, é o contrário.
Na manutenção, são identificados os componentes com maior desgaste que podem causar um problema maior no futuro.
Além da questão de segurança, as peças desgastadas podem danificar outras peças, elevando consideravelmente o valor de um conserto tardio.
Mas não se preocupe! Algumas tarefas de manutenção podem ser realizadas por você mesmo. Para saber mais sobre as tarefas que você e pode realizar sozinho, continue a leitura.
Antes de iniciar as manutenções e consertos, é necessário responder algumas perguntas:
- Você realmente conhece o funcionamento do carro?
- Quais são os principais componentes?
- Que defeitos eles costumam apresentar?
Conhecer o funcionamento do seu carro é a tarefa mais importante, pois só assim você conseguirá identificar um problema.
Troca de fluidos
A verificação dos fluidos do veículo deve ser feita com o motor frio.
O primeiro fluido a ser verificado é o de arrefecimento. Ele está nivelado de acordo com as marcações adequadas do reservatório? Caso esteja abaixo da marca, é necessário completar usando o fluido indicado pelo fabricante.
A verificação do óleo geralmente é oferecida nos postos de combustível. Para realizar a tarefa é só retirar a vareta, limpar com um pano para retirar os resíduos e colocá-la de volta. Ao levantar a vareta novamente é possível ver o nível do óleo. Caso esteja abaixo, lembre-se de completar com o mesmo produto que foi usado na troca anterior.
Os fluidos devem ser verificados pelo menos uma vez por semana, eles evitam uma série de problemas. O fluido de arrefecimento impede o superaquecimento do motor. Já o óleo, além de lubrifica, é responsável pela limpeza, proteção e resfriamento de inúmeras peças.
Paletas do limpador de para-brisa
O limpador de para-brisa é um item de extrema importância, que tende a ser esquecido pelos proprietários. As paletas duram em média 6 meses, e após esse período começam a ressecar, riscando o vidro e se tornando quebradiças.
A troca das paletas é muito simples e pode ser feita por você mesmo. Basta tomar cuidado para não forçar o braço do limpador.
Manutenção de pneus
Esta deve ser uma prioridade para o motorista. Checar se o pneu está calibrado, se está furado ou se houve algum dano nas rodas é uma questão de segurança. Também deve ser verificado a aderência. Pneus carecas devem ser trocados.
Essa troca pode ser realizada pelo próprio motorista, usando as ferramentas obrigatórias que devem estar no seu porta-malas.
Troca de bateria
Esta é uma tarefa um pouco mais complicada, e só deve ser realizada caso você já tenha um pouco mais de prática, e as ferramentas corretas.
A bateria do seu carro pode começar a dar problemas a partir dos dois anos de uso.
Para começar, é preciso soltar o parafuso com uma chave em L. Descubra de qual lado está o polo negativo e solte o cabo dele primeiro, e em seguida o positivo. Na hora de colocar a nova bateria, faça o processo inverso.
Filtro do ar-condicionado
Mais do que uma questão técnica, a manutenção do ar-condicionado é uma questão de saúde.
A manutenção é bem simples e é possível realizá-la sozinho. Esta tarefa deve ser realizada anualmente.
Manutenção dos Faróis
O farol está embaçado? Na maioria dos casos é possível resolver isto em casa.
Clique aqui e veja como limpar farol amarelado.
Se o problema for externo, basta usar uma lixa d’agua e uma massa de polimento. Mas se o farol estiver embaçado por dentro, é provável que ele tenha uma rachadura, e por isso, é necessário a troca.
Ferrugem
Não se esqueça de checar se alguma peça está enferrujada. Caso identifique a oxidação, providencie a troca em uma oficina mecânica o mais rápido possível. Isso evitará danos futuros, e economizar alguns reais.
Como você viu, existem muitas outras manutenções que um motorista mais experiente pode fazer em seu veículo, sem a ajuda de um profissional
Conforme ganha mais experiência, é possível com mais facilidade os problemas.
Além disso, quanto mais manutenções fizer, maior será a sua segurança para realizar outros reparos.
Mas cuidado para não ser confiante demais! A maioria dos reparos devem ser feitos por profissionais.
O conserto malfeito pode ser perigoso, não só prejudicando outras peças, mas também elevando a chance de acidentes.
Conta aqui qual outro reparo você faz sozinho no seu carro?
É mecânico? Diga aqui qual reparo você indica que o motorista não faça sozinho.
Publicar comentário