Veja como limpar farol amarelado: dicas simples!

Publicado por Hipervarejo em

O tom amarelado é muito bonito e traz sensações nostálgicas, mas só para as fotografias de antigamente. Quando os faróis do carro ficam com essa tonalidade, não é nada atraente e ainda pode causar riscos à integridade do motoristas e passageiros, além de multa. Por isso, saiba como limpar farol amarelado e devolva a beleza e segurança do seu veículo.

Faça você mesmo: como tirar manchas do farol

Se você faz questão de deixar seu carro um brinco ou se somente tem medo de levar uma multa por não fazer a manutenção correta do veículo, pode higienizar os faróis com produtos simples. Você vai precisar apenas de:

  • detergente;
  • vinagre;
  • bicarbonato de sódio;
  • pano limpo;
  • cera.

Com tudo isso em mãos, você pode realizar a limpeza de forma muito simples, sem a necessidade de grandes esforços. Veja o passo a passo:

  • primeiramente, faça a higienização com água e detergente para tirar a sujeira mais grossa;
  • em seguida, misture 1 litro d’água, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e passe na lente dos faróis;
  • depois disso, use um pano limpo e úmido para retirar toda a sujeira;
  • por fim, seque as lentes com um pano limpo e seco e passe uma cera apropriada para dar aquele brilho especial.

Antes e depois da limpeza do farol do carro

Curtiu a dica? Mas, não para por aí, pois existe outra técnica super eficaz de higienizar os faróis, mas, dessa vez, com água oxigenada, produto muito usado na limpeza doméstica pelo seu grande poder alvejante, bactericida e desinfetante. Entenda como usá-lo nos faróis:

Dessa vez, inicie a limpeza com água corrente e esponja macia; depois disso, use o detergente para tirar toda a camada de resíduos. O próximo passo também é muito fácil: umedeça o pano limpo com água oxigenada e, assim, esfregue por pelo menos 3 minutos.

Por fim, cubra todo o farol com o pano umedecido para garantir um efeito ainda melhor. Na sequência, tire o pano dos faróis e deixe-os secar. Viu? Agora você tem faróis mais limpos e novinhos em folha.

Saiba como limpar o farol por dentro

Se depois de limpar a parte externa dos faróis e eles continuarem sujos, quer dizer que você precisa arregaçar mais as mangas e higienizar a parte de dentro. Mas a boa notícia é que você não precisa levar seu carro até um mecânico, pois também é uma tarefa muito simples e que dá para fazer em casa.

Antes de iniciar o trabalho, confira o manual do carro para entender como os faróis devem ser retirados e evitar que eles quebrem ou tenham sua qualidade prejudicada. Depois disso, abra o capô do carro e confira os parafusos que estão em cada lado.

Parte interna do farol do carro

Você poderá notar que esses são os parafusos que seguram os faróis. No entanto, a localização varia de acordo com a marca e o modelo do carro, por isso, talvez você tenha um pouco mais de trabalho.

Após desprender os parafusos, levante a fenda do farol e desconecte os cabos elétricos. É importante fazer isso com uma toalha seca. Em seguida, utilize novamente o manual do carro para ver a maneira correta de retirar a lente.

Depois de retirá-los, utilize detergente e água para retirar o acúmulo de sujeira, se necessário, use água quente para esfregar as partes mais sujas. Por fim, seque a lente com um pano limpo e seco e coloque os faróis de volta no veículo.

Dicas de como polir farol de carro

O polimento do farol do carro também é um passo muito importante para manter as peças mais bonitas e seguras. No entanto, é uma ação que acaba desgastando as peças. Por isso, se você preferir, vale a pena buscar um profissional especializado.

Contudo você também pode fazer sozinho, se tiver os cuidados necessários, e, para isso, precisará de alguns utensílios básicos, veja abaixo:

  • flanela;
  • estopa e bucha macia;
  • massa de polimento;
  • lixa d’água fina;
  • fita crepe larga;
  • detergente neutro;
  • mangueira;
  • luvas de borracha.

Antes de começar a higienização, garanta que o carro esteja na sombra, pois o contato com a luz do Sol pode manchar as peças e você não vai querer ter o retrabalho de limpá-las novamente.

Comece o processo de limpeza borrifando água sobre as peças, deixando-as úmidas. Além disso, umedeça também a lixa d’água e passe em toda a camada da lente com toques suaves e movimentos em linha reta. Algumas pessoas não recomendam fazer movimentos circulares.

Pessoa limpando farol de carro com borrifador e pano

Neste momento, é importante não deixar a superfície ressecar, então borrife água quando você achar necessário. Depois dessa etapa, lave os faróis e seque-os como ensinamos anteriormente – é importante reparar se eles já estão mais claros, caso contrário, repita a tarefa anterior.

Agora, você vai usar a massa de polimento. Usando uma estopa, coloque o produto na lente em movimentos circulares e aguarde secar. Nesse momento, confira as instruções na embalagem para saber como aplicá-lo corretamente.

Depois disso, use uma flanela para fazer o polimento, mas, dessa vez, com movimentos fortes e circulares. Por fim, você continua esse processo até ver os faróis brilhando e aproveita para malhar um pouco mais os braços.

Pronto! Agora que você já sabe como limpar farol amarelado e fazer o polimento, tem a garantia de peças muito mais bonitas e seguras. Assim, você poderá dirigir tranquilamente sem o risco de ter consequências pela falta de manutenção.

Curtiu este post? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião, pergunta ou outra dica de como fazer essa manutenção! Até o próximo post!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.