Numeração de pneus, dicas de conservação e outras dúvidas

Publicado por Hipervarejo em

Você é o tipo de pessoa que olha para aqueles números ao lado do pneu e não faz a menor ideia do significado? Na hora de comprar se perde? Essas e outras dúvidas serão respondidas neste post patrocinado pela Cofap, afinal, a saúde dos pneus interfere diretamente na conservação dos amortecedores, e de amortecedores a Cofap entende!

Quais os tipos de pneus? 

Quando o desgaste dos pneus está quase no limite, chegou a hora de realizar a troca. No manual do seu veículo você pode encontrar as indicações corretas de medidas do item, da calibragem e dos tipos de pneu que podem ser usados. 

Mas você conhece os tipos de pneus existentes? Há diferentes tipos de carro e de carroceria, e os pneus seguem esse mesmo caminho. Veja abaixo: 

Tipos de pneus 

Pneus de passeio 

Como o nome já diz, são os pneus usados em carros de passeio. Tendo capacidade de andar em tempo seco e chuvoso. Eles são projetados para o asfalto, mas são razoavelmente bons em estradas de terra. 

Os mais comuns têm aros de 12 a 15 polegadas e perfis a partir do 60%. Além da durabilidade, oferecem performance silenciosa e conforto. 

Os modelos que utilizam este tipo de pneus são os hatchs (Gol, Palio, Onix, HB20, Uno, Saveiro e demais modelos compactos) e os sedãs (Corolla, Voyage, Prisma, Logan, HB20S entre outros). 

Pneus de alta performance 

Destinados a carros esportivos, esses pneus tendem a fornecer a estabilidade necessária para fazer curvas em altas velocidades e maior capacidade de frenagem. Com bandas de rodagem mais largas, acompanhadas de perfis menores e rodas maiores (pneu ainda dá maior beleza ao veículo)! 

São indicados para carros esportivos, ou carros de competição. Existem modalidades de competições com carros comuns, como a Copa HB20 e a Gold Racing, que precisam deste modelo para garantir sua boa performance. 

Pneus de utilitários comerciais leves (para carga) 

Estes são feitos para carros de trabalho, como caminhonetes e vans, que transportam mais peso que os veículos comuns no dia a dia. Este tipo de pneu é feito para aguentar a rotina do dia a dia, e garantir maior durabilidade. Este tipo de pneu está disponível em nosso site a partir do aro 12. 

SUV’s 

Você usa seu SUV ou caminhonete somente para passeio? Então pode usar pneus específicos de SUV, que se diferenciam por proporcionar mais conforto e maior possibilidade de aceleração. Porém, se for carregar mais pesos, prefira os pneus de utilitários. 

Como ler as marcações nos pneus? 

É muito importante saber ler e entender o que significa cada marcação na lateral dos seus pneus. Elas mostram informações importantes, tais como: medida do pneu, dados de fabricação, limites de seu uso, velocidades, carga, etc. 

Na imagem abaixo você consegue identificar cada uma das marcações. Aproveite para salvar este post para não esquecer. 

Como-ler-pneus-hipervarejo

Como conservar os pneus? 

Se você é um motorista prudente, então tem interesse em saber mais sobre como avaliar o estado de conservação dos pneus de seu carro? Ou você é um gestor de frota e sabe que os gastos com pneus podem chegar a até 12% dos custos gerais. Com nossas dicas você saberá como verificar os sinais de desgaste e também, como buscar maneiras para prolongar a vida útil e o controle de pneus, evitando gastos desnecessários com seu veículo. 

Calibragem 

Sabia que a pressão que há dentro dos pneus é um importante fator para sua durabilidade? Portanto, é muito importante que os motoristas sejam orientados a verificar a calibragem ao longo de uma viagem e a utilizar a pressão de ar que os fabricantes recomendam nos manuais do carro ou nos apontamentos sobre o pneu. 

A verificação de segurança da calibragem precisa ser realizada uma vez por semana, pelo menos, e com o carro desligado (pneus frios). Outro item que precisa de atenção e, é quase sempre esquecido é calibrar também o pneu reserva (estepe). E não exceda a pressão recomendada, porque a sobrecarga também poderá trazer problemas aos pneus, como aumento da deflexão normal das peças e um aquecimento demasiado, o que pode romper a borracha, afinal, a má calibração, além de ser um risco à sua vida, são um risco ao seu bolso. Isso mesmo! Se você anda com eles descalibrados constantemente, perde aproximadamente 8.500km de vida útil de cada um – além dos gastos adicionais de gasolina.  

“Então, é só ir calibrar semanalmente e colocar 30 libras em cada pneu, certo?”  

Não! O período está certo, mas a pressão pode não estar. Cada carro possui a pressão correta seus pneus

Qual a pressão certa dos pneus do carro? 

A calibragem costuma variar de acordo com o eixo em que o pneu está, com o pneu usado e com o peso do carro (se estiver com o bagageiro cheio, a pressão é outra, por exemplo). E, como dito antes, cada carro tem a pressão correta. A montadora deve informar aos motoristas. A maioria dos carros tem um adesivo nas portas (só visível quando abertas), na tampa do tanque de combustível ou no para-sol.  No caso do seu carro não ter em nenhum desses locais, confira no manual do veículo. Sempre vai estar lá! 

Se não conseguir as informações no manual do seu carro ou se perder o manual, cheque o aro da sua roda (costuma estar gravado no pneu) e cheque as libras: pneus aro 13 costumam usar 26 a 27 lb; aro 14, 28 a 30 lb; e aro 15, 29 a 30 lb.  

Evite o excesso de carga 

Vale lembrar que outro item que modifica o veículo e que desgasta o pneu é o peso no veículo. Ele precisa circular com a quantidade de peso dentro dos limites que o fabricante sugere, seja carro de passeio, frota ou caminhão. O excesso de peso é prejudicial não só para o jogo de pneus, mas também para outros componentes do automóvel, como o amortecedor e outros componentes do sistema de suspensão. 

Compre pneus de qualidade 

Não pense que, comprando pneus com preço inferior, remanufaturados ou de segunda linha, você está fazendo o melhor para seu carro. Pelo contrário, muitas vezes o barato pode sair caro. Pneus de origem e qualidade duvidosa podem danificar seu carro, e te fazer gastar uma grana na reposição de pneus e outras peças. Sendo assim, adquira pneus que tenham o selo do INMETRO e uma proveniência garantida. 

Faça o rodízio dos pneus 

É possível obter mais rendimento do seu jogo de pneus se você tiver um projeto de troca entre os instalados. O rodízio pode ser feito a cada 5 mil quilômetros. Essa medida será eficiente para compensar a disparidade dos desgastes entre os pneus do carro e também para diminuir o consumo de combustível. 

Se for viajar, inspecione os pneus antes 

Você pode tomar todos os cuidados citados acima, mas, por mais cuidadoso que seja, ninguém está livre de passar sobre pequenas pedras ou outros objetos cortantes ou perfurantes, como pregos, parafusos, cacos de vidro, por exemplo. Aqui fica nossa dica, antes de cair na estrada, você ou seus funcionários (caso tenha uma frota) devem revistar todos os pneus para identificar objetos estranhos enterrados na banda de rolagem ou nos perfis da peça. 

Outras informações 

O risco vai muito além de um pneu careca: 75% dos motoristas não se preocupam com a calibragem dos pneus, e 25% não seguem as recomendações do fabricante. Pneu murcho se desgasta mais rapidamente, deixa o carro propenso a derrapagens e aumenta o consumo de combustível em até 5%. 

Para finalizar, outro item a verificar é se o carro pende para um dos lados quando enquanto você dirige. Se o volante “puxa” mais para uma direção, ou se o desgaste é mais acentuado nos pneus de um dos lados do veículo. Se o desgaste for irregular em uma zona determinada do pneu, como no centro ou nas margens da banda de rolagem, pode haver um simples desequilíbrio na calibragem. Contudo, o problema também pode ser mecânico, na suspensão ou em outros sistemas do veículo. É o caso de levar o carro para que se descubra a causa na oficina mecânica de sua confiança. 

Como trocar os pneus de forma segura? 

Cuidados preventivos com o carro consistem, basicamente, em cuidar dos pneus. Para evitar problemas futuros e garantir a segurança a todos no trânsito, o recomendado é trocar a cada 10 mil km, no máximo. Desse modo, é garantido o desgaste mais homogêneo dos quatro pneus. Apesar disso, o que normalmente ocorre é um dos eixos sofrer maior desgaste. Mas… e se na hora de efetuar a troca, o proprietário comprar apenas dois? 

Em qual eixo os pneus novos devem ser colocados? 

Colocando os usados na dianteira e os novos na traseira (configuração tida como mais correta, popularmente), provavelmente você sentirá um maior desconforto por não perceber tanta aderência. Exatamente por esse fator, você possivelmente perceberá mais a dianteira quando ela tentar sair – podendo contornar a situação com um esforço pequeno, dependendo da velocidade – evitando a fuga do controle. 

Já ao colocar os recém-comprados na dianteira e os meia-vida na traseira, você provavelmente terá uma maior sensação de segurança. O volante transmitirá a sensação de aderência das rodas dianteiras. Mas o carro terá maior probabilidade a sair de traseira, já que os pneus desse eixo não estarão com tanta aderência e o motorista não sentirá isso – como acontece quando estão na dianteira. O maior perigo é exatamente a falta de percepção da traseira escapando, nesse caso. 

Então qual é a forma correta de trocar os pneus? 

Os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro do carro, enquanto os usados devem ir para a dianteira – independentemente da tração, seja ela dianteira ou traseira. 

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