Acessórios Proibidos Para Caminhões.

Publicado por Hipervarejo em

Já teve a visão ofuscada por um caminhões com painéis de LED ou farol de Xênon na estrada? No Brasil existem cerca de 2 milhões de caminhoneiros. O serviço é responsável por 60% de todo o transporte em território brasileiro. Essa informação já nos dá uma ideia de quantas pessoas estão na estrada neste exato momento exercendo a profissão. 

E como eles passam a maior parte do seu tempo dentro dos caminhões, é comum que  façam personalizações para deixar o trabalho mais confortável e até mais divertido. 

Porém existem algumas modificações e acessórios que são proibidos. Conhecer quais são esses acessórios é muito importante para não ter problemas com a fiscalização. 

Para te ajudar, fizemos este artigo com os acessórios proibidos para caminhões. Após a leitura, compartilhe este post com seu amigo caminhoneiro. 

 

Películas de vidro 

As películas trazem maior conforto térmico e mais privacidade para o condutor, mas antes da aplicação, é importante saber quais as regras para o acessório. 

Películas muito escuras prejudicam a visibilidade do condutor a noite. Além disso, caso seja vítima de assalto, pessoas do lado de fora do veículo não conseguem visualizar o que acontece no interior e solicitar ajuda. 

De acordo com as normas, a transparência permitida é de 75% no para brisas e de 70% nas portas. 

Luzes especiais 

Existem regras claras quanto a iluminação do veículo. Até mesmo aquelas luzes alaranjadas, comumente usadas nos degraus e traseira são proibidas. O objetivo da proibição é evitar acidentes nas estradas. 

Painéis Luminosos 

Painéis luminosos também são proibidos. Além de ser muito feio (seu caminhão fica parecendo um ônibus do transporte público), o acessório distrai outros motoristas, o que eleva o risco de acidentes. 

Molas e calços 

Para elevar a traseira do caminhão, alguns caminhoneiros inserem molas traseiras arqueadas, ou adicionam calços, contudo este acessório deve ser evitado. 

O acessório causa uma sobrecarga nos eixos dianteiros por inclinar o chassi do caminhão. Além de gerara consequências graves em casos de colisão na traseira, as tarefas de carga e descarga são dificultadas. 

Xênon ou Led não originais 

Os únicos dispositivos autorizados a circular com este acessório são os que já vem assim de fábrica. 

Estas lâmpadas tem um poder de iluminação muito maior que as de filamento, e a sua luz pode ofuscar a visão dos demais motoristas. 

Capas para parafuso pontiagudas 

As capas pontiagudas (também conhecidas como capa para parafusos americana ou Spike) são proibidas. Qualquer elemento de fixação de rodas e seus enfeites que sejam protuberantes ou cortantes são proibidos. A restrição se deve ao maior risco de ferimentos em casos de acidentes. 

 

Conduzir o caminhão com acessório proibido é uma infração grave, passível de multa e 5 pontos na carteira. 

No caso do sistema de iluminação irregular, além da multa e dos pontos na CNH, o veículo ficará retido até a regularização. O mesmo vale para as películas. 

Como você sabe, gosto não se discute. Mas você deve ter cuidado para seu gosto não atrapalhar seu trabalho, e te gerar problemas. Além dos prejuízos financeiros, há o risco de ter a CNH suspensa, e perder contratos. 

 

Gostou deste conteúdo? Comenta aqui embaixo! 

Compartilhe com seus amigos! 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.