Volante do Motor: Para Que Serve?

Publicado por Hipervarejo em

Se você veio até aqui procurando saber o que é volante de motor, ou volante de inércia, provavelmente já percebeu que essa é uma das peças mais impopulares, já que é comum esta peça precisar de reparos e até substituições. 

O volante do motor é um mecanismo chave para que o motor funcione corretamente, e é presente em qualquer tipo de motor. 

A peça faz parte do sistema de embreagem, conectada ao eixo de manivelas, e tem como função amortecer os movimentos bruscos dos pistões e garantir uma rotação suave ao virabrequim. Ela também é responsável por transferir o torque gerado pelo virabrequim para a caixa de velocidade.  

Achou pouco? Pois saiba que a peça também é responsável por absorver as vibrações do motor, manter a marcha lenta estável. 

Ela também sofre a pressão do disco de embreagem quando o sistema é acionado e impede a transferência de energia mecânica para a caixa de velocidade, 

É normal que uma peça que desempenha tantas funções ao mesmo tempo sofra um desgaste maior. 

Existem dois tipos de volante de motor diferentes. O convencional e o bimassa. 

O volante de motor convencional, atualmente é menos usado. É feito por uma peça única e tem o perímetro dentado para ajudar a reduzir a velocidade. 

O volante de motor de bimassa conta com a presença de duas massas suspensas. Desta forma o volante consegue anular de forma mais eficiente a transmissão das vibrações do motor. 

Problemas comuns 

Como já falamos antes, esta é uma peça de desgaste fácil, por isso é importante prestar atenção aos seguintes sintomas: 

  • Ruídos metálicos ao arrancar o veículo 
  • Ruídos metálicos ao pisar o pedal da embreagem. 
  • Vibrações e ruídos quando o motor está em marcha lenta, e diminuem conforme o veículo acelera. 
  • Fumaça na embreagem, geralmente quando o carro está parado na ladeira. 

Quando o volante do motor apresentar estes sinais, é necessário trocar a peça. Na maioria dos casos é necessário mudar também o kit de embreagem. 

A mão de obra para este serviço tem um valor elevado, já que são necessárias várias horas de trabalho. É necessário desmontar várias partes do veículo, e remontá-las para substituir a peça. 

Na Hipervarejo.com.br você encontra os melhores preços para embreagens Luk. 

A durabilidade do volante do motor depende dos hábitos de uso do condutor e das demais peças. Use a embreagem com moderação, evitando soltá-la de forma brusca. Também é importante não acelerar demais quando o carro estiver em baixa rotação. 

Esta peça também está ligada ao motor de arranque. Se o motor de arranque estiver com problemas, a carga de trabalho do volante do motor será maior. 

O volante do motor do seu carro deu defeito? Comenta aqui embaixo. 

Quer ver mais conteúdos sobre outras peças? Deixe abaixo a sua sugestão. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.