Revisão Preventiva: Quando fazer, O que Observar e Muito Mais. 

Publicado por Hipervarejo em

Na revisão preventiva é feito um check-up geral do veículo, essa checagem é parecida com a que você faz (ou deveria fazer) quando compra um carro seminovo e o leva a um mecânico de confiança para não ter surpresas. 

A recomendação geral é que a revisão preventiva seja feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que vier primeiro. Isso porque no caso de uso frequente do veículo, as peças podem se desgastar antes dos 6 meses, e no caso de veículos que ficam muito tempo na garagem, itens com prazo de validade, como o óleo do motor, precisam ser trocado antes do limite de uso. 

O objetivo dessa revisão é evitar surpresas trocando peças desgastadas antes que elas se rompam, e danifiquem outras peças ao seu redor. A revisão preventiva, quando realizada no prazo correto, pode te poupar uma boa grana. 

Cuide do básico. 

Antes de tudo, existem cuidados que você pode fazer no dia a dia, sem precisar conhecer de mecânica. Checar os níveis de fluídos, como óleo e água, calibrar os pneus, conferir o desgaste nos pneus e testar os freios são coisas rápidas que você deve incluir na sua rotina para manter o carro em ordem. Nós detalhamos melhor como você pode realizar a revisão do seu veículo em casa no artigo Faça Você Mesmo a Manutenção Mensal do Seu Carro. 

Oficina ou concessionária? 

Existem muitas dúvidas em relação a revisão, e uma delas é o melhor local para realizar o checkup.  A escolha do local ideal depende de muitos fatores, as concessionárias geralmente são uma boa opção, pois quem melhor que a própria montadora para identificar irregularidades no veículo? Além disso, elas possuem instrumentos próprios para aquele veículo, além de acesso rápido a peças necessárias. Por outro lado, a revisão na concessionaria pode custar mais caro e existe o interesse na venda de peças, então vale observar o orçamento e lista de reparos com cuidado. 

Já nas oficinas mecânicas, você tem a opção de um serviço mais barato e apropriado ao seu carro, principalmente se ele já tiver mais tempo de estrada. Ainda assim, fique atento aos serviços cobrados pelo mecânico. A dica de ouro aqui é que vale a pena investir em profissionais que você confia, seja na oficina da concessionária ou na oficina do seu bairro. 

O que observar? 

Entre os itens que não podem deixar de serem conferidos, podemos listar: 

  • Óleo do motor 
  • Radiador 
  • Filtro de combustível 
  • Filtro de ar 
  • Filtro do ar-condicionado 
  • Luzes e sistema elétrico 
  • Travões 
  • Alinhamento e balanceamento 
  • Freios 
  • Suspensão 

No manual do proprietário do seu veículo você encontra, de forma detalhada o prazo indicado pela montadora o período de checagem de cada sistema. Além dos itens citados acima, não se esqueça do alinhamento e balanceamento. Na postagem O Que O Desgaste do Pneu Diz Sobre o Seu Carro nós detalhamos alguns sinais de que o seu carro precisa dessa checagem. 

Faça revisão preventiva antes de cair na estrada. 

Já realizou a sua revisão, mas vai fazer uma longa viagem com seu veículo? Confira os itens que devem ser checados novamente, para não ter imprevistos na estrada. 

Pneus. 

Confira o índice de desgaste do pneu e a sua validade. Pneus vencidos tendem a ressecar e rachar, pois são feitos de borracha. Não se esqueça de conferir também seu estepe. 

Limpadores de para-brisa. 

E por falar em borracha, não se esqueça de checar a palheta dos limpadores de para-brisa. Verifique também se os borrifadores estão permitindo limpar o vidro facilmente. 

Freios 

Pneus e freios são uma dupla inseparável, tal qual Batman e Robin e Chris e Greg, por isso, logo após verificar os pneus, verifique também os freios. Confira o estado das pinças e pastilhas de freio. Verifique também se ocorrem trepidações e ruídos na hora de frear. 

Suspensão 

Este item é tão importante que vamos detalhá-lo melhor abaixo. 

Farol 

O uso de farol durante o dia nas estradas já é obrigatório a algum tempo, por isso, mesmo que a sua viagem seja diurna, é necessário conferir item. Confira também as lanternas e setas.  

Caso ainda tenha dúvidas sobre a importância de manter os faróis acesos durante o dia, confira o artigo Dirigir de Dia com Farol Aceso é Mais Seguro? 

Interior do veículo 

O painel do carro merece atenção, por isso, confira as luzes do painel, medidores e velocímetro. Verifique o estado e funcionamento de todos os cintos de segurança. 

Vai viajar com crianças? Verifique também as cadeirinhas infantis e travas de segurança.  

Reservatórios 

Avalie o nível do fluido de freio, água dos limpadores, óleo do motor e líquido de arrefecimento e evite surpresas no caminho. 

E a suspensão? 

A suspensão do veículo é a principal responsável pela sua estabilidade, logo cuidar desse componente é essencial para não colocar a sua segurança e a dos outros em risco, garantindo dirigibilidade total, principalmente nas estradas, onde a velocidade é maior. 

Quando é a hora certa de trocar os componentes de suspensão? 

O desgaste nos amortecedores varia de um carro para o outro, já que a sua forma de dirigir está diretamente ligada ao desgaste. Mas calma, a culpa não é só sua, já que estradas malconservadas diminuem a vida útil das peças. Em média, as montadoras indicam checar esses componentes em média após 30 ou 40 mil quilômetros rodados, mas isso pode variar muito, por isso, siga a dica abaixo.   

Sinta o carro 

Como mencionamos, a suspensão é responsável pela estabilidade do veículo, e por isso, o principal sinal de que você precisa trocar os componentes é a oscilação na carroceria. Observe também vibrações no volante, trepidações ao frear ou acelerar, pequenas perdas de controle nas curvas ou simplesmente ruídos anormais nos amortecedores. 

 Dirija com sabedoria 

Evite alguns vícios de direção que podem acelerar o desgaste dos amortecedores. Transportar peso excessivo, passar em lombadas na diagonal e rebaixar o veículo são alguns das más condutas mais comuns.

Invista no melhor para o seu carro 

Fuja de iniciativas baratas e milagrosas, como os amortecedores recondicionados. Sua durabilidade é baixa e colocam a sua vida e a dos outros ao seu redor em risco. 

Invista em amortecedores TRW, marca original que fornece peças a todas as montadoras brasileiras. 

Ainda não conhece a TRW? Então confira o artigo TRW: Avaliação, Catálogo, peças e Muito Mais. 

Clique aqui e confira as melhores ofertas em amortecedores TRW. Entregamos em todo o Brasil. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.