Faça você mesmo a manutenção mensal do seu carro

Publicado por Hipervarejo em

Muita gente acha que a manutenção do carro só deve ser feita uma vez por ano, ou só quando está planejando uma longa viagem. O problema é que, quando chegam na oficina, a revisão que deveria ser simples, acaba custando muita grana, e pode acabar com a alegria do dono do veículo. 

É fundamental, além de manter uma rotina de revisões feitas periodicamente por profissionais, realizar pequenas manutenções mensais. Dessa forma, a durabilidade das peças é maior, e o valor gasto nas revisões diminui drasticamente. 

Para te ajudar a economizar uma boa grana, fizemos este post. Saiba aqui os principais cuidados mensais para garantir que seu carro esteja sempre 100% OK. 

Bateria 

Verifique a condição dos cabos, que devem estar sempre limpos e bem fixados aos polos. Caso a sua bateria não seja das mais modernas, também é necessário fazer a reposição de água. 

Freio 

Verificar o nível do fluido de freio é essencial para a sua segurança. Quando o nível está abaixo do recomendado pode significar que os dutos estão furados, ou um dos componentes, como sapatas e pastilhas, estejam excessivamente desgastados.  

Caso verifique que o nível do fluido abaixou, é preciso ir até um especialista, antes que o problema se agrave. 

Pneu 

Já falamos bastante aqui a respeito da importância da calibragem correta, como aqui neste post. A calibragem deve ser feita em média, a cada 15 dias, e é muito importante que o pneu não seja calibrado nem a mais, nem a menos. Garantindo que os pneus estejam sempre calibrados, você diminui o desgaste e aumenta a sua segurança. 

Além disso, é importante verificar o alinhamento do carro, pois isso aumenta o desgaste dos pneus. 

Fluidos 

Já falamos do fluido de freio, e da água de bateria, mas existem muitos outros que também merecem atenção, são eles: óleo do motor, de cambio, de direção hidráulica, e líquido de arrefecimento. Cada um deste fluidos tem uma função específica, e mantendo todos nos níveis recomendados para o seu veículo, você garante que o motor funcione com mais fluidez, sem barulhos ou superaquecimentos. 

Além das dicas citadas acima, também existem os cuidados estéticos com o carro, afinal, os gastos nesta área também não são poucos. Limpar o carro sempre com produtos específicos, e estopa macia, além de hidratar detalhes em borracha é muito importante. A limpeza interna do veículo também aumenta a durabilidade dos tecidos. 

Comenta aqui qual cuidado você tem com o seu carro e que te ajuda a economizar uma grana. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.