Barulho estranho no carro: descubra a causa.

Publicado por Hipervarejo em

Seu carro está com um barulho estranho? Embreagem, freios, arrefecimento… cada barulho pode sinalizar um problema. 

Os principais sinais de que seu carro está com algum problema são barulhos estranhos. Mas diagnosticar qual a peça defeituosa, e diagnosticar seu problema não é fácil.  

Aqui neste post você vai se informar, e conhecer os problemas mais comuns que causam barulhos no seu carro.  

 

Por que é importante fazer manutenções periódicas no seu carro? 

Ter um carro é como ter um filho. Certamente você já ouviu este ditado, e é a mais pura verdade. Claro que cuidar de uma criança exige esforço 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas o que esta frase se refere é a rotina de cuidados, que mantem seu carro rodando. 

Seu carro precisa de alguns cuidados, que você mesmo pode realizar, como limpeza, calibragem dos pneus e a verificação de fluidos. Mas periodicamente ele precisa ser avaliado por um especialista, que vai quais peças estão desgastadas antes que elas se tornem um problema maior. 

Essa manutenção garante mais segurança a você, seus passageiros e outros veículos e pedestres. Além disso, a revisão aumenta a vida útil do seu veículo. 

 

O que causa barulhos no carro? 

Os ruídos podem se manifestar em vários momentos: barulho ao frear, barulho quando acelera, barulho ao passar a marcha, barulho estridente no motor entre outros; 

Confira agora a causa dos barulhos mais comuns. 

 

Amortecedores 

Observou trepidações e ruídos semelhantes a “toc-toc” no seu carro? É bem provável que a causa seja o amortecedor. Esses sons ocorrem com mais frequência quando o carro passa por quebra-molas, buracos ou desníveis. Também pode ocorrer quando você vira o carro. 

 

Ar-condicionado 

Notou algum barulho no painel do seu veículo quando acionou o ar-condicionado? A causa mais comum para este tipo de barulho é o compressor.

O excesso de gás é uma das causas mais comuns, seguido de compressor sem torque, problema na tubulação e outros elementos. 

 

Radiador 

Este é um problema sério. O radiador é responsável por resfriar o motor do seu veículo, evitando que ele superaqueça, e que as peças derretam. 

Não espere algum barulho para conferir se seu radiador está ok! Confira regularmente o reservatório de água e fique de olho no termômetro do painel. 

Caso escute barulho de água no carro, pare o veículo imediatamente e verifique se o reservatório foi perfurado. 

 

Correia dentada 

Se o barulho vem do motor, a causa pode ser a correia dentada. Quando a correia perde a sua tensão, sons estranhos são ouvidos no motor. 

A correia é feita de borracha, e o seu desgaste pode causar ruídos entre as peças de metal, por isso o som mais comum é metálico. Outro indício de problema na correia pode ser observado ao ligar o carro, pois após a partida a alavanca se movimenta. 

 

Suspensão 

Escutou batidas secas quando passou com seu carro por um quebra-molas? Geralmente, a causa desse som é a suspensão. A suspensão garante estabilidade, segurança e conforto ao seu veículo. 

 

Rolamentos 

Se seu carro está roncando, o problema pode ser nos rolamentos, mais especificamente, nos rolamentos das rodas. 

O rolamento das rodas são esferas de aço fixados entre dois anéis, que auxiliam a roda a girar. O rolamento precisa estar sempre lubrificado, caso contrário, a umidade ou o calor pode te trazer problemas, inclusive a sua segurança 

 

Alinhamento 

Seu carro frequentemente “canta” pneu? Se a resposta for sim, isso pode ser causado pela falta de alinhamento

O desalinhamento faz com que algumas partes dos pneus mantenham mais contato com o solo que outras, e provoca ruídos. A falta de alinhamento também interfere na estabilidade do seu veículo nas curvas. Outro sinal é o volante puxando para um dos lados

 

Pastilhas de freio 

Pisou no freio e ao girar o volante ouviu algo raspando as rodas? Suas pastilhas estão desgastadas, e é necessário trocar o mais rápido possível. Se você trocou recentemente e os barulhos apareceram, significa que você utilizou produtos de baixa qualidade. 

 

Caixa de direção 

A ausência de óleo na caixa de direção pode causar um ruído agudo, como um assobio. O ideal é trocar o óleo a cada 10 mil quilômetros. Se o som surgir antes deste período é um sinal de vazamento. 

 

Suporte do motor 

O motor tem entre três e quatro coxins, e quando um deles se rompe você pode escutar um barulho grave. O motor é instalado através de um suporte, que ameniza a vibração na peça.  

Ao passar por obstáculos, o peso do motor é distribuído de forma desigual, o que pode fazer uma das peças do suporte se romper. 

 

Junta homocinética 

A junta homocinética faz a transmissão entre as rodas e o diferencial. Quando esta peça está danificada, você observará um estalo durante as curvas. 

 

Lataria/ cabine. 

Notou um barulho semelhante ao som de grilo no seu carro? Isso pode ser causado por peças mal encaixadas na lataria. Outra possibilidade é que o revestimento da cabine esteja danificado. 

Lembre-se: os problemas aqui mencionados devem ser reparados por um profissional. Por mais simples que o problema pareça, quando mal resolvido, pode colocar em risco a sua segurança. 

Já passou algum perrengue por ter ignorado um barulho no seu carro? Comente aqui,

 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.