Lista de itens para revisão 

Publicado por Hipervarejo em

Você está a meses programando suas viagens de verão. Pegar a estrada, aproveitar os feriados de fim de ano, férias… Nada pode estragar a sua felicidade, exceto o seu carro. Ficar parado na estrada com o carro quebrado é o pesadelo de todo motorista, ainda mais quando você está a caminho de uma viagem de lazer que deveria ser relaxante. 

Se você utiliza muito seu carro, a revisão deve ser realizada em média a cada 6 meses, já se você só utiliza seu carro em dias alternados, ou no fim de semana, a revisão pode ser realizada com espaço maior de tempo. Porém, antes de qualquer viagem é importante levar seu carro para a revisão. 

Confira quais sistemas precisam ser revisados, e suas principais peças: 

Pneus 

Fazer a manutenção dos pneus regulamente é fundamental para evitar acidentes. Pneus em bom estado são fundamentais para a segurança do motorista e passageiros. 

Pneus que recebem cuidados regulamente tem vida útil maior que os que não recebem. Além disso, pneus em mau estado gastam mais combustível. 

Se seu pneu estiver careca, você corre um grande risco! Além de serem mais propensos a causar graves acidentes, pois não se aderem corretamente ao solo, os pneus carecas podem explodir, o que pode causar danos graves a você, seus passageiros e outras pessoas ao redor do seu veículo. 

Porém, a manutenção preventiva vai muito além de observar se os pneus estão carecas ou não, pois os pneus são indicativos de que há algo errado com seu carro. Pneus desgastados antes da hora, ou de forma irregular podem sinalizar que seu veículo está precisando de um alinhamento ou balanceamento. 

Para evitar problemas, calibrar os pneus a cada 15 dias, e fazer rodízio periodicamente. Na sua revisão, não se esqueça de realizar o alinhamento e balanceamento. 

Autopeças 

Todo condutor experiente sabe que uma peça em mau estado danifica as outras ao seu redor, colocando em risco a sua segurança e consequentemente aumentando os custos de reparo. 

Sistema de direção

O sistema de direção é fundamental para a estabilidade e frenagem, do veículo, e sempre devem ser verificados em uma revisão. Existem quatro tipos de sistemas de direção, são eles: mecânico, hidráulico, elétrico e eletro-hidráulico. 

As principais peças do sistema de direção são: junta homocinética, caixa de direção, barra e terminal de direção e terminal axial. 

Sistema de arrefecimento

Existem sistemas no seu carro que devem ser cuidados diariamente, um dele é o sistema de arrefecimento. O arrefecimento não deixa seu motor esquentar e fundir. 

As principais peças desse sistema são o radiador, válvula termostática, ventoinha, mangueiras, intercooler e bomba de água. Ao colocar água comum no reservatório, os minerais presentes na água dificultam o trabalho do fluido de arrefecimento, enferrujando e entupindo vários componentes do motor. 

Por isso é importante tomar cuidados diários com o sistema, e levá-lo a revisão para corrigir pequenos problemas antes que se tornem uma dor de cabeça. 

Sistema de freio

Não é necessário mencionar a importância dos freios, e todos os problemas que freios em mal estado podem causar, não é mesmo? Então verifique o sistema com frequência para evitar acidentes. 

Os principais componentes do sistema de freios são: Sensor ABS, servo, sapata, pinça, pastilha, reservatório de fluido, mangote, cilindro de roda, cilindro mestre e disco de freios. 

Sistema de embreagem

A embreagem é importante para a troca de marcha, e a transmissão de força do motor para as rodas, então qualquer problema, por menor que possa parecer, pode causar grandes danos e te custar uma grana. 

Você pode realizar alguns cuidados de manutenção da embreagem, como a verificação do fluido da embreagem, lubrificação dos componentes e a regulagem dos pedais. Outros cuidados devem ser realizados por um profissional. 

As principais peças do sistema de embreagem, e que devem ser revisadas com mais atenção são: disco, garfo, platô, cilindro mestre, cilindro auxiliar e atuador. 

Suspensão

O protagonista do sistema de suspensão é o amortecedor, mas ele não trabalha sozinho, pois existem outros componentes fundamentais, que quando em mau funcionamento, atrapalham todos os outros. Na hora da sua revisão, fique atento a bandeja, bieleta, buchas, pivô molas e amortecedor. 

Outros componentes

Para o bom funcionamento, o carro precisa de mais do que autopeças e pneus. Existem outros componentes que auxiliam no dia a dia. 

Filtros

Os filtros automotivos têm o objetivo de aumentar a vida útil do seu carro. Eles impedem que impurezas danifiquem as peças. Sendo assim, é imprescindível que os filtros estejam sempre em bom estado, e que a troca seja realizada periodicamente.  

O filtro de combustível é o mais importante, pois impede que pequenas impurezas, que acessam seu carro no momento do abastecimento, cheguem até o bico injetor, bomba ou pistão. Já o filtro de óleo trabalha um pouco mais, pois o óleo circula por várias peças, e o filtro impede que esse óleo espalhe impurezas através das peças. 

Existem dois tipos de filtro de ar, o interno e o externo. O filtro de ar externo impede que a sujeira do ambiente externo entre no motor, já o filtro interno melhora a qualidade do ar que sai do ar-condicionado. 

Fluidos 

Sem os fluidos, carros seriam descartáveis. São os fluidos que lubrificam as peças, evita que que elas se quebrem com o atrito, refrigeram o motor, impedindo que ele derreta. Além disso, o fluido tem a função de limpar as peças, levando impurezas até o filtro. 

Os fluidos de freio são essenciais para a frenagem, mas quando a troca não é realizada no período certo ele pode causar oxidação nas peças do sistema de freios, e por consequência, prejuízo financeiro. 

O líquido de arrefecimento é responsável por não deixar seu radiador congelar, ou seu motor esquentar além do limite. O líquido é composto de água desmineralizada e aditivo de arrefecimento. O aditivo possui propriedades que não deixam o líquido congelar nem ferver. Nunca coloque água da torneira no reservatório, pois os minerais presentes na água podem enferrujar seu motor. 

O óleo do motor serve para lubrificar, limpar e resfriar todas as peças do motor, devido a isso, ele é o fluido mais importante do seu carro. Quando velho, o óleo para de atuar com eficiência, e o seu motor pode fundir, e para consertar é necessário trocar todo o motor. Evite dor de cabeça trocando o óleo a cada 10 mil quilômetros, ou a cada seis meses, o que vier primeiro, e jamais misture dois óleos diferentes. 

Elétrica e iluminação

Os sistemas elétrico e de iluminação costumam ser negligenciados por motoristas, até que seja tarde demais. Quem já precisou fazer o carro pegar no tranco sabe bem disso. E quando falamos em iluminação, o buraco é bem mais embaixo, pois trafegar com uma lâmpada queimada pode te custar até 4 pontos na carteira. 

Na revisão elétrica são utilizados equipamentos específicos que medem a capacidade das peças, e componentes, sem a necessidade de abrir fio a fio para verificar o funcionamento. Esses equipamentos medem o funcionamento da bateria, alternador e periféricos (sistema elétrico dos vidros, travas, som).  

Também é importante verificar se todas as lâmpadas estão funcionando com a sua capacidade correta, e se os faróis, lanternas e luzes de sinalização estão em bom estado. 

Agora que você sabe tudo que é necessário observar durante a revisão, aproveite as ofertas Valeo no Hipervarejo. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.