Dirigir de dia com farol aceso é mais seguro?

Publicado por Hipervarejo em

Em algumas rodovias do Brasil, utilizar o farol aceso, mesmo durante ao dia, é obrigatório. Mas será que realmente faz diferença? Muita gente não vê sentido na prática, afinal, durante o dia temos muita luz natural, mas para outros, dirigir com os faróis acesos mesmo de dia é um hábito. 

É obrigatório acender os faróis de dia? 

A Lei 13 290 de 2016 diz que “O uso dos faróis durante o dia permite que um veículo trafegando em sentido contrário seja avistado a cerca de 3 quilômetros de distância”. O motorista que desrespeitar essa lei pode levar até 4 pontos na carteira, além de pagar uma multa. Vale lembrar que o farol sempre deve ser mantido baixo durante o dia. 

Afinal, por que o farol deve estar aceso? 

O veículo com farol apagado pode facilmente ser camuflado pela paisagem, principalmente os de cores mais escuras. Ao acender o farol, o veículo passa a ser visível para outros motoristas em sentido contrário com mais facilidade. Com o farol aceso, mesmo que a cor da lataria camufle o veículo, a luz emitida ainda é visível a quilômetros de distância, tornado mais seguro o tráfego nas estradas. 

Muitos acidentes ocorrem porque ao ultrapassar, o motorista não consegue ver o veículo que vem em sentido contrário a uma longa distância, e quando notam a presença do outro veículo, já está próximo demais para evitar a colisão. O objetivo das autoridades é tornar a direção diurna com o farol baixo ligado um hábito, e para isso, vários estados têm espalhado outdoors pelas estradas, a fim de conscientizar os motoristas. 

Durante chuvas, dirigir com farol aceso já é lei a muito tempo. A chuva diminui drasticamente a visibilidade, e sem as luzes, é quase impossível ver os veículos a sua frente. Na maioria dos tuneis, mesmo aqueles bem iluminados, também é regra dirigir com faróis acesos. Há um projeto de lei, já aprovado pelo Senado, que torna obrigatório o uso de faróis acesos mesmo em dias ensolarados em todo o território nacional. 

Países que adotaram a mesma regra tiveram redução no número de acidentes, principalmente colisões frontais. Testes realizados aqui no Brasil concluíram que veículos com farol aceso durante dia ficam visíveis a uma distância 500x maior do que os que trafegam com as luzes apagadas. 

E para dirigir com segurança, e garantir que não haja falha nos seus faróis e lanternas, é preciso utilizar uma marca de confiança, com mais de 100 anos no mercado automotivo, como a Philips. Com certeza você já conhece a qualidade e durabilidade dos produtos Philips, seja na sua cozinha, itens de entretenimento e até mesmo no seu veículo. 

Aqui no Hipervarejo, você encontra produtos Philips com os melhores preços do mercado. Garanta já seus itens. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.