Como escolher o kit de som automotivo perfeito? 

Publicado por Hipervarejo em

Você é o tipo de pessoa que gosta de ouvir notícias a caminho do trabalho, viajar curtindo uma boa música ou impressionar a todos com um som de qualidade e potente. Escolher um som automotivo que se adeque ao seu estilo pode ser complicado, por isso anote nossas dicas.

Não fique confuso, nós vamos te ajudar. O primeiro passo é descobrir qual o seu perfil.

  1. Você é o tipo de motorista que utiliza o som do carro como companheiro no trânsito ou em viagens mais extensas? 
  1. É aficionado, e investe em equipamentos potentes para marcar presença na noite, ou em festivais de som automotivo? 
  1. Ou você é do tipo que gosta de variar entre o som ambiente e o mais pesado, dependendo do momento? 
  1. Se você não se identificou com nenhuma das opções acima, então você é o tipo de motorista que viaja com toda a família. O que você precisa são boas opções tecnológicas para distrair a criançada durante as viagens. 

Este post é um oferecimento dos amortecedores TRW. Se você usa TRW no seu carro, não precisa se preocupar com a suspensão, e sobra até uma grana pra investir no kit de som dos seus sonhos. Se você ainda não usa amortecedores de confiança, clique aqui e confira as melhores ofertas TRW, que separamoAs para você. 

Voltando ao assunto, se você se enxergou na primeira opção, e é o motorista que usa o som automotivo para idas e vindas de casa ao trabalho, e têm a necessidade de som para escutar em um volume ambiente na hora do rush no trânsito? Escuta música, mas também gosta de se manter informado pelo rádio de seu carro? Então os kits automotivos ideais para você é: 

  • Player: A escolha de um modelo simples, como um MP3 Player, é o melhor custo-benefício para atender o seu perfil. Você não precisa de um equipamento que desempenhe várias funções, mas tenha qualidade, então um player que tem entrada USB, cartão SD, Bluetooth e ainda tenha rádio AM/FM é a opção ideal.  
  • Kit alto-falantes Originais: A escolha ideal de alto falante para você é o original do seu veículo, pois eles já vêm com as configurações para garantir a melhor acústica em um som ambiente.  

Os amantes de carros tunados, com certeza escolheram a opção número 2. Você entende de carro e som automotivo e tem necessidades diferenciadas. Então pega papel e caneta e anote os itens essenciais para o seu som: 

  • DVD Player: com entradas USB, cartões SD, conexões via buetooth para utilizar celulares direto no rádio e compatibilidade com qualquer modelo de smartphone, seja Android ou Iphone. 
  • Super Tweeter: Responsável por atender as frequências agudas, o Super Tweeter apresenta o melhor custo-benefício para os aficionados por som. Entre as características do equipamento estão a reprodução sonora de alta eficiência, sensibilidade e a baixa distorção, o que garante maior conforto e fidelidade. 
  • Super Drive: Indicado para reforçar a faixa de frequências médias, um kit com 4 Super Drivers otimiza o som automotivo promovendo baixa distorção de resposta das frequências médias.  
  • Subwoofer: Ideal para manter o grave e frequências de subgrave alinhadas com o conjunto do projeto, o subwoofer potencializam ainda mais as frequências baixas, oferecendo peso ao som. 
  • Módulo: Esse equipamento serve para ampliar a potência do som, e melhorar também potência dos alto falantes. 

Mas se você se identificou mais com a opção 3, sua necessidade é de um kit que atenda o meio termo entre um som com volume potente, mas que mantenha a qualidade em volumes menores. O kit que oferece o melhor custo-benefício para você é composto por:  

  • Player com USB e Bluetooth: O tocador deve possuir regulagens de equalizações diversas e saídas RCA que permitam ser conectados em amplificadores e controlar o subwoofer. 
  • Subwoofer: para um som mais potente é necessário um subwoofer para os graves e subgraves. 
  • Módulo: Composto por 4 canais com saída RCA, o módulo é uma ótima escolha para dar mais potência ao seu som automotivo.  
  • Kit Alto-Falantes: Esse alto falante acompanha muito bem seu projeto de som automotivo, permitindo equilíbrio entre gaves, médios e agudos trabalhando em conjunto com o subwoofer. 

E se você escolheu a quarta opção, e precisa de um equipamento para toda a família e com som agradável, o kit perfeito para você está aqui: 

  • Central multimidia: Um modelo com várias funções, entre elas o acesso à internet e tela touch. Suas viagens com a criançada vão se tornar muito mais tranquilas, pois eles podem se distrair assistindo um vídeo no Youtube, e quando elas não estiverem presentes, você utiliza as outras funcionalidades da central, como GPS. 
  • Kit alto-falantes Originais: O kit de alto falantes original é perfeito para as suas necessidades.  

Escolha o som pela potência correta.

Agora que você já sabe quais os equipamentos ideais, a potência deve ser considerada. Primeiro porque quanto maior a potência, mais alto tende a ser o volume do aparelho. Segundo, pela qualidade, quanto mais potente, melhor a qualidade sonora que o aparelho oferece. Considere a potência RMS, pois ela demonstra o valor real que é disponibilizado no aparelho, assim, você pode achar o aparelho ideal para você. Abaixo você encontra mais detalhes sobre as especificações técnicas: 

Potência

Para garantir a qualidade, a potência do módulo ser igual à do subwoofer, e o ideal é que a potência do módulo seja o dobro do sub. Por exemplo, se seu subwoofer suporta 200 watts, o módulo deve fornecer entre 200 e 400 watts. 

RMS

A mesma coisa acontece com o RMS. O RMS suportado deve ser maior do que o fornecido! 

Impedância

Diferente dos pontos acima, a impedância de saída do amplificador deve ser igual à impedância do alto-falante. Caso a impedância do alto-falante seja inferior à que o amplificador trabalha, haverá danos ao sistema; e se for ao contrário – a impedância do alto-falante for superior – não há problema, mas o sistema apenas não terá uma das melhores performances. 

E aí, o que achou deste artigo? Deixe a sua sugestão para as próximas postagens. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.