Aprenda o que é um Pneu Radial, suas vantagens e como diferenciá-lo

Publicado por Hipervarejo em

No dia a dia com nossos veículos, é comum ouvirmos falar muito sobre pneus radiais e pneus convencionais (ou diagonais). Mas afinal, o que é um pneu radial? E um pneu diagonal? O que significam essas nomenclaturas?

Se você não sabe a resposta para essas perguntas, não tem problema! Nesse post, a Hiper Garagem te ajuda a entender melhor essa diferenciação e os usos de cada um deles. Já te adiantamos uma coisa: depois de entender o que é um pneu radial, é provável que você queira apenas estes em seu automóvel! Continue a leitura e entenda porquê:

O que é um pneu radial?

O que vemos quando olhamos para um pneu é sua estrutura de borracha, que pode parecer algo simples, mas que na verdade, guarda muitas estruturas por dentro para dar resistência e estabilidade para o pneu, como o talão, a carcaça e as cintas estabilizadoras. O pneu radial e o diagonal se diferenciam justamente na sua construção interior.

Um pneu radial é construído com uma malha feita com fios de aço para recobrir a carcaça, que são dispostos no sentido radial – isto é, como se fossem raios que partem do centro da circunferência do pneu.

Essa construção dá aos pneus radiais uma resistência maior à furos e rasgos e também permite uma maior estabilidade, pois aumenta a área de contato dos pneus com o solo. Isso, consequentemente, aumenta a segurança e mitiga o risco de acidentes.

Qual é a diferença do pneu radial para o pneu comum

Entendido o que é um pneu radial, é preciso conhecer como é a construção dos pneus comuns para então conseguir distinguí-los. O pneu convencional, para algumas pessoas, é conhecido como pneu diagonal. Essa nomenclatura também diz respeito à estrutura que recobre a carcaça.

Nos pneus diagonais, a camada de cobertura é feita por fibras têxteis (normalmente fios de nylon) que são organizadas para se sobrepor uma à outra no sentido diagonal. Esse tipo de estrutura forma uma camada mais espessa e que é muito mais propícia a aquecer.

Além disso, a estrutura é mais propícia a deformações, pois enquanto no pneu radial os flancos e a banda de rolamento são independentes, isso não acontece no pneu comum. Nele, as deformações em uma das partes é transmitida para a outra, deteriorando o pneu com mais facilidade.

Entretanto, a maior fraqueza dos pneus radiais são suas laterais, que são mais flexíveis do que as de um pneu diagonal e, por isso, são mais frágeis. Por esse motivo, os donos de pneus radiais precisam tomar bastante cuidado para que o pneu não sofra danos em sua lateral.

Ainda somos reféns dos furos nos pneus, pois como respondemos no post “Pneu que não fura existe?” essa tecnologia está sendo desenvolvida, mas ainda não é amplamente comercializada para que possamos aproveitar dela. Portanto, ter cuidado sempre é essencial!

Os benefícios do pneu radial

Observando as diferenças entre os dois tipos de pneu, fica evidente que o pneu radial é uma opção superior. Para deixar isso ainda mais claro, podemos conferir os benefícios que o pneu radial oferece, em detrimento dos pneus convencionais:

  • Aumento de segurança: por ser revestido com uma malha de aço, o pneu radial é mais resistente a furos e rasgos em sua banda de rodagem, o que diminui os riscos de acidentes provocados por esses fatores durante a direção;
  • Aumento de conforto: a direção com um pneu radial também é mais confortável, pois ele diminui consideravelmente os impactos do solo sentidos pelos passageiros, o que resulta em mais suavidade e silêncio durante as viagens;
  • Economia de combustível: nos pneus convencionais, as lonas diagonais se friccionam com mais intensidade, o que aumenta a temperatura e os atritos internos do pneu. No pneu radial isso não existe, o que possibilita usar o combustível com maior eficiência.
  • Maior tração: outro ponto adicionado pela estrutura radial desses pneus é a tração otimizada. Com isso, o pneu precisa de menos força para efetivamente colocar o veículo em movimento, o que aumenta o rendimento dos pneus.

Para se beneficiar de todas essas vantagens, é preciso manter sempre o pneu calibrado devidamente. Você sabia que esse hábito deve ser mantido pelos motoristas a cada duas semanas? É o que ensinamos em nosso post sobre como calibrar os pneus de maneira correta, que você pode ler e conferir essa e outras dicas importantes!

Como saber se o pneu é radial?

Para saber se o seu pneu é radial, basta consultar as letras e números inscritos em sua parte lateral. O fator radial é apontado pela letra “R” no código do pneu. Por exemplo, um pneu com as inscrições 175/65 R14 em sua lateral, é um pneu radial. Para entender completamente esse código, quebramos ele em partes:

No pneu 175/65 R14:

  • o 175 aponta que o composto tem 175mm (milímetros) de largura;
  • o 65 é a sua altura, que é mostrada em porcentagem (65%) da largura;
  • a letra R mostra que é um pneu radial;
  • e o número 14 é o diâmetro do pneu, em polegadas.

O pneu diagonal não terá a letra R, e sim um travessão “–” separando os números.

Com essas informações você será capaz de entender melhor os pneus de seu automóvel e, quem sabe, identificar a necessidade da troca deles. Agora que você já entendeu o que é um pneu radial e conheceu todas as suas vantagens, é provável que não queira mais rodar por aí com os pneus diagonais, não é mesmo?

Se esse for o seu caso, continue a leitura aqui na Hiper Garagem conferindo a nossa seleção com as melhores marcas de pneu para você conhecer. Investindo nelas, a qualidade é certamente garantida.

Nos vemos nos outros posts!


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3 comentários

Andre rejes · 18 de abril de 2021 às 09:17

Olá amigos muito.legal essa dica para ajudar na hora de escolher um pneu na possível troca muito obrigado show de bola.

Denise · 18 de abril de 2021 às 10:33

Orçamento para jogo de pneus para Fiat Uno 2006

Arthur Seabra · 18 de abril de 2021 às 12:07

Gostei da matéria esclarecedora e peço que discorram também sobre pneus cinturato e de uso misto. Obrigado!!

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