Usar pneus de marcas diferentes danifica o carro? 

Publicado por Hipervarejo em

Aconteceu um imprevisto e você precisou colocar um pneu de uma marca diferente em uma das rodas. Ou então você não acompanha este blog, e resolveu trocar um pneu de cada vez, optando por marcas diferentes, afinal, “desde que as medidas sejam iguais, não há problema”. Mas será que isso danifica o carro? 

Cada pneu é feito com um molde específico, e usar marcas ou modelos diferentes pode afetar a estabilidade do seu carro. Isso ocorre, pois, cada marca trabalha com uma tecnologia diferente, e isso implica diretamente na aderência. 

Quais os problemas causados por usar pneus de marcas diferentes? 

Agora, você já sabe que isso influencia na aderência, o que diminui significantemente a sua segurança, mas como isso funciona? 

Quando um dos pneus é de uma marca diferente, ele se comporta de forma diferente. Especialistas apontam que até mesmo pneus da mesma marca, mas com modelos diferentes são extremamente perigosos. 

Isso acontece, pois, cada modelo tem um fator de aquecimento, tração e outros pontos que influenciam diretamente no funcionamento das rodas. Essa diferença é sentida, inclusive, pelo condutor no volante. 

Quando os pneus diferentes estão no mesmo eixo, torna o comportamento do seu carro imprevisível. Entre os prejuízos, os principais são: 

  • Menor controle em curvas; 
  • Perda do controle da direção em um dos lados em frenagens bruscas; 
  • Acidentes causados pela perda do controle da direção. 

Exceto os carros 4×4, todos os veículos de passeio têm o eixo traseiro responsável pela estabilidade. Por conta disso, a parte traseira tem maior aderência. No momento de frear ou realizar curvas, caso a estabilidade do veículo esteja comprometida, a chance de a traseira virar e você perder o controle é muito alta. 

Posso usar pneus da mesma marca e modelo, porém com medidas diferentes? 

NÃO! 

Isso influencia diretamente no desempenho, no consumo de combustível e no funcionamento dos freios ABS. O sistema ABS funciona com sensores que medem a velocidade das rodas individualmente. Pneus de tamanhos diferentes tem rodagens diferentes na mesma velocidade. 

Quando você freia o carro, os quatro pneus devem estar na mesma velocidade. Ao alterar as medidas, o pneu diferente pode rodar mais rápido ou mais lentamente que os demais. 

Nesta situação o sensor pode diminuir o poder de frenagem por entender que um dos pneus está travado. Imagina o tanto de problema que isso pode causar. 

Qual pneu eu posso colocar no meu veículo? 

Aqui no site Hipervarejo, você pode colocar o modelo do seu veículo, ou filtrar através da placa. Este filtro vai mostrar somente produtos compatíveis com o seu veículo. 

Desta forma, você pode escolher entre as diversas opções de acessórios, pneus e peças para o seu veículo. Nós trabalhamos com as marcas mais tecnológicas e inovadoras do mercado, além de termos os melhores preços.  

Nos acompanhe aqui e também nas redes sociais. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.