Nova lei 2023: Quantos pontos pode perder na CNH? 

Publicado por Hipervarejo em

A nova lei alterou a pontuação máxima de 20 para 40 pontos, mas apesar de parecer um aumento, a pontuação diminuiu. Este artigo é um oferecimento Valeo, fornecedora automotiva parceira de todas as montadoras do mundo, produzindo produtos originais. 

A lei 14.071/20 aumentou o limite de pontos para 40, mas essa pontuação não é fixa

  • 40 pontos – se o condutor não tiver cometido nenhuma infração de trânsito gravíssima. 
  • 30 pontos – se houver cometido apenas uma infração considerada gravíssima. 
  • 20 pontos – se o condutor tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas. 

Motoristas de aplicativo, motoristas particulares e taxistas tem o limite fixado em 40 pontos, independentemente do tipo de infração. 

Qual o prazo da pontuação na CNH? 

O limite de pontuação tem a duração de 12 meses, e dentro desse prazo são computadas as multas, de leve a gravíssima, a contar a data de cada infração. 

Um motorista que comete hoje uma infração gravíssima, tem sua pontuação reduzida para 30 pontos, e caso seja novamente multado com uma infração gravíssima, a redução segue para 20 pontos e a suspensão da CNH. 

Caso o motorista não tenha sido suspenso, as multas expiram em um ano e uma nova pontuação volta a contar no documento. 

Cassação da CNH 

Não é somente por pontos que o condutor perde o direito a dirigir. A cassação da carteira é a penalidade mais grave prevista pelo CTB, e pode ocorrer em uma única infração. 

Ao ter a carteira cassada, o motorista não pode realizar curso de reciclagem, e para obter uma nova carteira, deve fazer novamente o curso e exames, iniciando o processo do zero. 

As infrações que podem levar a cassação são; 

  • Dirigir veículo com a CNH suspensa: nesse caso, a cassação da CNH é automática, independentemente do número de pontos acumulados na carteira. 
  • Competir em corrida, disputa ou manobras perigosas em vias públicas. 
  • Utilizar o veículo para a prática de crimes, como o transporte de drogas ou a participação em rachas. 
  • Acumular três suspensões no período de um ano 

Valeo 

Atendendo carros, caminhões, ônibus, vans e pick-ups, a Valeo disponibiliza 14 categorias de produtos para a linha leve e 11 para a linha pesada em acessórios, colisão, manutenção e reparação. 

Aqui no Hipervarejo você encontra produtos Valeo com as melhores condições de frete e pagamento. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.