Fazer o carro pegar no tranco estraga o carro?

Publicado por Hipervarejo em

Quantas vezes você deu partida no seu carro e ele não pegou? Dificilmente você encontrará uma pessoa que não precisou “dar um tranco” no carro uma vez sequer em sua vida. Quando isso ocorre, você logo abre o capô e finge que sabe resolver o problema, mas na maioria das vezes, a solução é chamar o mecânico, ou você dá um empurrãozinho. 

Será que esse empurrãozinho traz alguma consequência? Quando fazer o carro pegar no tranco é indicado? Algum problema pode ser agravado? Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo. 

Este texto é um oferecimento da Cofap. A marca COFAP existe desde 1951 aqui bo Brasil, e desde os anos 70 exporta seus produtos para mais de 98 países. A marca produz diversos itens originais de reposição e é Top Of Mind em amortecedores. Se é Cofap, é de confiança. e no mundo inteiro.   

O problema é na bateria?

Quando o carro não dá partida, a primeira coisa que vem na cabeça do motorista é a bateria, mas nem sempre essa é a causadora do problema. Para saber se a bateria arriou é só checar outros itens do veículo que também utilizam energia, como as luzes. Se as luzes não se acenderem, o problema foi encontrado. Seu carro precisa de uma recarga, popularmente conhecida como chupeta. Caso o problema não seja na bateria, pode estar nas conexões, ou em alguma das peças do sistema de ignição. 

Tutorial: como fazer o carro pegar no tranco.

Fazer o carro pegar no tranco é uma medida desesperada, e nós não indicamos. Mas se mesmo assim você quiser seguir com a prática, basta empurrar o carro (de preferência com a ajuda de outras pessoas) com a segunda marcha engatada, e tire a o pé da embreagem rapidamente enquanto tenta dar a partida no veículo. Lembre-se de continuar sempre acelerando, pois o problema ainda está lá, e o carro pode voltar a morrer. 

Por que não fazer o carro pegar no tranco?

Antigamente os carros não sofriam danos ao realizar a prática, mas os veículos fabricados nas últimas 3 décadas não suportam a ação. 

Se você identificou que o problema não é na bateria, fazer o carro pegar no tranco pode danificar ainda mais peças do seu veículo, e aumentar o seu prejuízo. A peça com problemas, quando forçada, pode danificar outras peças ao redor. Para pegar no tranco, uma força muito grande é colocada sobre os componentes do motor, e pode causar danos graves a vários componentes, entre eles o pistão, correias e válvulas, comprometendo a sua segurança.  

Uma das peças que mais interferem e impedem a partida é a correia dentada, porém ao forçar a peça com o tranco, ela pode quebrar, e levar junto o seu motor. Outro problema comum causado pelo tranco é a pane elétrica e a perda da capacidade de recarga da bateria. Caso o motorista insista em fazer o carro pegar a força, a pane pode danificar o motor de arranque, bateria, ar-condicionado, sistema de iluminação entre outros. 

Além do problema mencionado acima, ao dar o tranco você não tem controle sobre o veículo, e está colocando a sua vida, e a de outros, em risco. É mais seguro ligar para o guincho, e deixar que um profissional realize o reparo.  

Gostou deste post? Então vai gostar mais ainda de saber que clicando neste link, você será direcionado para uma página exclusiva, com várias ofertas da Cofap selecionadas para você. 
 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.