Lâmpada de LED para carros é permitida no farol? Entenda
Uma prática comum entre os donos de veículos mais antigos é trocar alguns componentes do carro para deixá-lo mais moderno e, claro, funcional.
As alterações podem abranger o som, os acessórios internos, as películas dos vidros e vários outros detalhes. Deixar o carro mais equipado é um verdadeiro hobby para os amantes de seus companheiros de quatro rodas.
Nesse caminho, muitos motoristas procuram por trocar as clássicas lâmpadas halógenas de seus veículos pelas opções mais vantajosas e inovadoras de LED.
Mas será que a legislação permite isso? É o que você vai constatar neste post da Hipervarejo! Continue a leitura e tire suas dúvidas.
É permitido usar lâmpada LED no farol?
A substituição das lâmpadas originais do veículo por outras não é permitida, conforme declara a Resolução 667 de 2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Dessa forma, se você é um dos apaixonados por modificações em seu veículo, terá que manter os faróis originais para seguir a legislação.
Essa é uma regra recente: até janeiro de 2021, era possível realizar a substituição e legalizar o veículo. Depois da lei, apenas carros que já vêm com LED de fábrica podem rodar com a tecnologia.
Caso você tenha feito a regulamentado e a substituição pelas lâmpadas de LED antes da criação do, pode circular sem problemas com as lâmpadas de LED instaladas em seu veículo.
Antes, era necessário informar o processo ao Detran e, se tudo estivesse nos padrões, o veículo recebia um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) com as alterações registradas.
Caso essa substituição seja feita mesmo assim e o veículo for pego em fiscalização, será multado em R$ 195,23 e perderá 5 pontos na carteira.
A penalização foi estabelecida no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados é um infração grave.
Leia também: Qual a lâmpada ideal para o seu carro?
Quais são as vantagens da lâmpada de LED para carro?
As lâmpadas de LED têm revolucionado o sistema de iluminação não só de veículos, mas também em residências e outros espaços internos. Entre as principais vantagens que elas oferecem, podemos citar:
- Economia de energia;
- Produz menos calor;
- Durabilidade;
- Deixa o veículo mais eficiente;
- Iluminação de maior qualidade;
- Suporte a diferentes potências.
Para aproveitar esses benefícios, procure por um carro que inclua lâmpadas LED em sua fabricação.
Leia também: Xenon, LED ou Superbranca — qual a melhor?
A instalação de lâmpadas de LED poderia trazer problemas ao veículo?
Se fosse legalizada, a instalação de lâmpadas LED deveria ser realizada por profissionais — e isso vale para qualquer componente veicular. Afinal, caso a alteração seja realizada de forma inadequada, o carro e até o motorista podem enfrentar problemas.
Ao contrário do que se pensa, a instalação de lâmpadas de LED não é uma tarefa simples e deve ser realizada com muita cautela, assim como as halógenas. Esse processo vai variar de acordo com cada montadora e modelo de carro.
Em alguns casos, chega a ser necessária a instalação de dispositivos adicionais para que o veículo reconheça as novas lâmpadas. O carro, então, ficará adaptado a funcionar com o novo sistema de faróis.
Isso acontece porque o cada veículo é projetado para funcionar com suas peças originais.
Especialmente no caso dos faróis, há um design elaborado nas paredes refletoras no interior do farol que atua em conjunto com o tipo e a posição da lâmpada original do veículo.
Quando a lâmpada é substituída, sua luz pode não ser refletida de maneira correta, o que coloca sua segurança em risco enquanto estiver com o veículo em funcionamento.
Outro detalhe que merece atenção é que, como a tecnologia LED é bem mais econômica e seu consumo é consideravelmente mais baixo, o circuito do sistema de luzes do painel pode não considerar a nova lâmpada como em funcionamento.
Isso poderia ser resolvido com um canceller (cancelador). Essa peça faz com que a corrente elétrica do circuito do painel reconheça a lâmpada e funcione normalmente. Cada detalhe deve ser tratado com muita atenção e cuidado.
Logo, se você realizou a troca das lâmpadas antes da lei de proibição quanto à troca, é importante que você as mantenha sob os devidos cuidados, mantendo frequência em suas revisões periódicas.
Leia também: Lâmpadas de Led: saiba qual é a melhor para o seu veículo
A instalação de farol de LED é permitida em motos?
A mesma resolução do Conselho Nacional de Trânsito também vale para as motocicletas, o que torna a substituição das lâmpadas halógenas por lâmpadas LED proibida em todos os veículos.
Caso você tenha realizado a substituição antes das mudanças na legislação em sua moto ou tenha comprado uma que já vem equipada com a tecnologia, não há com o que se preocupar, assim como no caso dos carros.
E então, conseguiu tirar as suas dúvidas? Continue sempre de olho no blog Hiper Garagem – caso surja alguma novidade quanto a essa legislação, iremos informá-lo o mais rápido possível.
Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre carros rebaixados e descobrir se é possível ter um de forma legalizada!
1 comentário