Qual a melhor lâmpada para seu carro? Xenon, Led ou Superbranca?

Publicado por Hipervarejo em

Trouxemos esta matéria para você que está na dúvida sobre qual é a melhor lâmpada para o seu carro. Ao trocar as lâmpadas do carro muita gente se pergunta qual o melhor tipo usar. E no Brasil, as três mais procuradas no momento, principalmente na customização automotiva, são as lâmpadas de Xenon, LED ou Super Brancas. Mas afinal, qual é a melhor?

Lâmpadas Xenon

O Xenon é o tipo de lâmpada mais usada no mundo dos carros modificados. Seu nome se dá pela presença de gás xenônio, responsável por processar e intensificar as cargas enviadas para as lâmpadas.

A cor da lâmpada de Xenon varia de acordo com a intensidade da luz, partindo do extremo branco até o roxo. A temperatura é medida em Kelvins, por isso, ao comprar você terá várias opções de intensidade e cores. No Brasil as mais comuns vão de 6000K a 12000K.

A tabela de cores e intensidade de xenon no Brasil são as seguintes: 6000K é extremamente branca, 8000K é azulada, 10000K é azul violeta e 12000K é azul violeta escuro.

Vantagens:
– 3 vezes mais alcance;
– Consome 50% menos energia;
– Dura 2 vezes mais;
– Traz melhor visibilidade de vias e placas.

Desvantagens:
– Requer legalização (veja matéria a respeito da proibição de xenon);
– Instalação mais complexa;
– Má regulagem pode ofuscar visão dos demais motoristas.

Observação: Atualmente o Xenon é permitido somente em carros que estão com este item legalizado no documento ou que já saem de fábrica com este tipo de acessório.

Lâmpadas Super Brancas

As lâmpadas Super Brancas tem o mesmo sistema das lâmpadas originais Halógenas que vêm nos carros, mas o grande diferencial delas está nos materiais de fabricação e na coloração do bulbo, que contrasta com a luz amarelada do filamento e emite um feixe branco ao invés de amarelado, elas têm a potência entre 4000 a 6000K.

As Super Brancas ganharam mais força no Brasil após o proibição da legalização do Xenon. Pois, elas usam o mesmo processo das comuns mas mas com uma tecnologia mais avançada, além disso, são autorizadas pelo INMETRO, DETRAN e não precisam de adaptações para sua instalação.

Vantagens:
– Maior alcance;
– Melhor luminosidade;
– Uso autorizado (não precisa legalizar);
– Dura até 3 vezes mais;
– Não precisa modificar sistema original.

Desvantagens:
– Esquentam como as originais;
– Mais caras que Xenon;

Lâmpadas LED

As lâmpadas de LED possuem tecnologia a frente das lâmpadas Halógenas (filamento) e das lâmpadas de Xenon (gás), pois, emitem luz através do seu próprio chip, proporcionando mais visibilidade, menor consumo e menor desgaste de peças ao seu redor por não esquentarem.

Atualmente as lâmpadas de LED são as mais usadas nos faróis por montadoras de carros de luxo devido a sua eficiência, podendo chegar até 6000K na cor extremamente branca.

Vantagens:
– 74% de economia;
– Dura 5 vezes mais do que Xenon e Super Brancas;
– Diversas tonalidades;
– Não esquentam;
– Uso autorizado (não precisa legalizar);
– Não modifica sistema original.

Desvantagens:
– Valor mais alto;
– No Brasil ainda não serve para alguns carros.

Afinal, qual melhor lâmpada de carro?

As três opções são melhores do que as originais Halógenas, mas as lâmpadas de Xenon saem na frente devido a maior potência (acima de 6000K). Contudo, como seu uso é restrito, então a melhor opção está nas lâmpadas Super Brancas, que ainda será mais econômica para o seu bolso. Mas, se a sua preocupação não for a potência, então escolha as lâmpadas de LED, que apesar de mais caras, possuem um consumo menor e uma vida útil muito maior.

E lembre-se que a Philips possui as melhores opções de lâmpadas, e você encontra no site do Hipervarejo clicando aqui.

Fonte: autocustom.com.br


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

3 comentários

Alain Pozzatti · 12 de novembro de 2021 às 15:57

Boa tarde.
Sempre imaginei que fosse necessário legalizar o veículo para substituir por lâmpadas de led.

Maciel justino cunha · 15 de fevereiro de 2022 às 01:41

Bom dia. Discordo de vc, eu comprei as lampadas para os farois do meu carro. Da marcas philips me arrependi muito. Pois alem de não iluminar quase nada ê muito caro. Tirei e troquei por super led. Alem do preço ser muito bom. Clareia muito a Philips não chega nem perto. E ate hoje uso a super led.

Gilmar cancia · 24 de junho de 2023 às 10:48

Posso usar lâmpada de led no farol auto e no farol baixo e no de milha é proibido ou não

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.