Esses hábitos estão destruindo o seu carro! 

Publicado por Hipervarejo em

Já falamos milhares de vezes sobre os perigos de não fazer revisões periódicas, mas a falta de revisão não é a única causa de problemas. Talvez, o maior problema do seu carro seja VOCÊ! 

Alguns hábitos aparentemente inofensivos podem gerar um desgaste precoce no seu veículo, e te dar muita dor de cabeça. Esses maus costumes podem danificar o motor, pneus e diversos outros sistemas do carro. 

 Esse post patrocinado pela Valeo vai te ensinar quais os hábitos ruins que você deve evitar para aumentar a durabilidade do seu veículo. 

Manter o pé na embreagem 


Manter o pé em cima da embreagem enquanto dirige, mesmo que não esteja pressionando, é um péssimo hábito. Mesmo que você não esteja colocando força no pedal, o peso do seu pé aciona o disco, já que esse é um sistema bem sensível. Com isso a marcha precisa fazer mais força para trabalhar e o seu sistema de embreagem é gasto mais rapidamente.  

Esticar a marcha 

Manter a marcha por tempo além do necessário faz o seu motor gastar uma força desnecessária, e leva o seu veículo ao superaquecimento. Nessa situação é possível escutar o motor forçando mais que o necessário, por trabalhar de forma indevida. 

Não realizar a troca de óleo 

Utilizar o veículo com óleo velho pode prejudicar todo o motor do seu carro. Após vencido, o óleo perde as propriedades de lubrificação e ganha uma textura emborrachada, e passa a cumular sujeira e entupir os dutos do carro. Esse entupimento pode aumentar a temperatura do motor e fundir o motor. 

Ponto morto 

Descer ladeiras com o carro em ponto morto sobrecarrega muito mais o sistema de freios. O correto é deixar a marcha engatada e apenas tirara o pé do acelerador, usando o freio motor em conjunto com os freios evitando o uso excessivo de força. 

Além disso, descer ladeiras da forma correta gera economia de combustível, pois o sistema de injeção vai cortar o fluxo de combustível assim que identificar que você tirou o pé do acelerador. 

Mexer o volante com o carro parado

Mexer o volante com o carro parado ou com as rodas travadas sobrecarrega o sistema hidráulico do carro e prejudica uma série de componentes, além de deixar o volante mais peado a longo prazo. 


Deixar o tanque na reserva 

A bomba de combustível fica submersa dentro do tanque, porém quando o nível de combustível do veículo está muito baixo, essa bomba trabalha com menos lubrificação, o que pode gerar superaquecimento. 

Mão no câmbio 

É comum que alguns motoristas dirijam com a mão apoiada no câmbio de marcha para facilitar a troca, entretanto, assim como ocorre com a embreagem, o peso do seu braço sobre a marcha pode comprometer o funcionamento. Por isso a recomendação é manter sempre as duas mãos no volante e retirar somente quando for trocar a marcha. 

Pneus mal calibrados 

Pneus murchos ou calibrados além do necessário podem causar acidentes. Além de desgastar os pneus precocemente, não manter a calibração adequada gerar gasto desnecessário de combustível. 

Alagamentos 

É comum que cidades, principalmente as maiores tenham pontos de alagamento nos períodos de chuva. Nesse período é indicado, além de redobrar a atenção, mudar a rota e utilizar caminhos alternativos, ao invés de se arriscar nas estradas alagadas. A água vai enferrujar os rolamentos, e a depender do nível, estragar todo o motor. 

Passar em lombadas na diagonal 

Essa prática acaba com o alinhamento do seu carro, e pode até mesmo, romper um ponto de solda da carroceria. A recomendação é de sempre passar por lombadas com a velocidade reduzida, e de frente 

E aí? Quais dessas dicas você já conhecia? 

Aproveite e confira todas as ofertas em peças originais Valeo aqui no Hipervarejo. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.