Mitos e verdades sobre a embreagem.

Publicado por Hipervarejo em

A embreagem é a responsável por acoplar o motor com o câmbio. Peça fundamental para o funcionamento dos carros manuais, ela garante a transferência homogênea de torque, facilitando a transferência de marcha. 

A embreagem dura em média 40 mil quilômetros, mas se não usada corretamente, pode se desgastar rapidamente e comprometer a direção, e em alguns casos, até danificar outras peças. 

Todo mundo já ouviu alguma dica sobre embreagem do pai, de algum mecânico ou de um amigo, mas quais dessas informações são verdadeiras? Quer saber o que é verdade e o que é mito sobre a embreagem? Continue lendo que vamos tirar todas as suas dúvidas. 

Primeiro acione a embreagem, depois o freio. 

Mito! 

Além de ser uma mentira, isso ainda pode causar graves acidentes. Primeiro acione o freio, e depois a embreagem. 

Não é necessário utilizar a embreagem na troca de marcha. 

Verdade! 

É verdade, mas somente para os motoristas mais habilidosos. É preciso saber a hora certa de trocar a marcha sem utilizar a embreagem, mas se engana quem pensa que assim economiza a peça, pois a diferença de desgaste é tão pequena que não afeta em nada a vida útil da peça. 

Só dê partida com a embreagem acionada. 

Polêmica! 

Para este item não temos resposta. Enquanto alguns especialistas afirmam que utilizar a embreagem suaviza o peso do volante, outros afirmam que não existem benefícios na prática. 

Quanto mais próximo da quilometragem de troca, mais duro fica o pedal. 

Verdade! 

O disco de mola perde a sua flexibilidade de acordo com o tempo de uso, fazendo o pedal endurecer. Por isso é importante observar os sinais que o seu carro dá, e substituir a embreagem quando necessário, e não somente ao atingir a quilometragem, já que, apesar da indicação do fabricante, a durabilidade depende do uso correto. 

Ficar com o pé apoiado no pedal não afeta a vida útil da embreagem 

Mito! 

Somente de apoiar o pé sobre o pedal já gera uma pressão, o que acaba acionando a peça, o que diminui significativamente a vida útil do disco de embreagem. O disco desgastado pode causar sérias falhas no sistema, e inutilizar o acionamento durante a arrancada. 

O carro pode sair de segunda marcha sem problemas 

Mito! 

Sempre que o carro estiver parado é necessário utilizar a primeira marcha para sair da inercia. Ao utilizar a segunda marcha, você estar sobrecarregando mão só o sistema em questão, como também todos os componentes do câmbio e motor 

Pisar na embreagem com a marcha acionada faz o carro correr mais 

Mito! 

Isso só vai causar um tranco, e vai desgastar precocemente a peça. 

Mito. Ao invés de impulsioná-lo, você só vai causar um tranco provocado devido à aceleração repentina do motor, aumentando, inclusive, o desgaste da peça. 

Se está procurando a melhor marca de embreagem no mercado, está procurando a LUK, a marca mais reconhecida e recomendada no mercado. As embreagens LUK são produzidas com o que há de melhor em tecnologia automotiva, garantindo o melhor desempenho ao seu veículo. E só aqui no Hipervarejo você encontra as melhores ofertas em peças LUK. Clique aqui e confira promoções exclusivas para você! 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.