Você está gastando combustível á toa? Aprenda a economizar.

Publicado por Hipervarejo em

O preço do combustível subiu e desceu várias vezes nos últimos anos, o a cada novo aumento muitos motoristas utilizam técnicas mirabolantes com a intenção de economizar combustível. 

O problema dessas técnicas é que muitas vezes elas não têm efeito nenhum, ou pior, aumentam o consumo. Há também aquele conhecimento empírico que passou de pai para filho, mas com a modernização dos automóveis se tornou obsoleto. 

Um dos fatores que influenciam o gasto de combustível mais conhecidos é o design do veículo. O formato aerodinâmico dos veículos é feito com muito estudo para melhorar a aderência do carro ao solo, potencializando a força do motor e diminuindo, por consequência o consumo de combustível. Outro fator que influencia na cor e pouca gente sabe é a cor do veículo: carros de cor clara gastam em média 1,1% menos combustíveis comparados ao mesmo modelo na cor preta 

Este post é um oferecimento da Gauss. A empresa com mais de 30 anos de experiencia atua em todos os continentes do mundo na reposição de componentes eletrônicos veiculares, e é conhecida pela alta qualidade tecnologia de ponta aplicada a seus veículos. Confira as dicas da Gauss para economizar combustível no dia a dia. 

Acelerar bruscamente na arrancada 

Quando você exagera na pisada, o sistema entende que precisa fazer uma força muito acima do necessário e vai queimar mais combustível totalmente à toa. Não acelere o carro além do necessário quando estiver parado no semáforo ou estacionado, espere o carro sair da inercia antes de aumentar a velocidade. 

Pneu murcho 

Além de gastar combustível, você está desgastando sem necessidade os sistemas de suspensão e direção, além de danificar os pneus. Cuidado também para não calibrar demais. Neste artigo falamos mais sobre o assunto. 

Ar-condicionado 

Na maioria das regiões do Brasil é quase impossível dirigir sem utilizar o ar-condicionado, mas todos nós sabemos que ele aumenta o consumo de combustível. Uma opção é não utilizar as temperaturas mais frias do ar. 

Vidros abertos 

Abrir os vidros enquanto dirige não é uma boa ideia, principalmente quando você trafega em alta velocidade. Andar com os vidros abertos aumentam a resistência ao ar e o seu veículo precisa fazer mais força para atingir a velocidade. Não precisamos nem mencionar que essa força extra também consome combustível extra. 

Combustível ruim 

Tentar economizar abastecendo em postos de origem duvidosa vão te fazer gastar mais, pois combustíveis de baixa qualidade influenciam na capacidade de tráfego do veículo. Para quem tem tanque flex., a dica é utilizar somente um combustível por vez, pois quando misturados, demandam mais trabalho do sistema de injeção. 

Carregar peso em excesso 

A alguns anos circulava na internet um vídeo onde um motorista transportava uma vaca em um carro de passeio. Também é comum vermos flagrantes onde um carro transporta 2 ou 3 vezes mais pessoas que a sua capacidade. 

Nesses casos, se o motorista fizesse o mesmo trajeto duas vezes para transportar todos com segurança, provavelmente gastaria a mesma quantidade de combustível, já que o peso influencia diretamente no consumo. 

Utilizar rack em viagens longas 

Já mencionamos aqui o design dos veículos e como ele atua no consumo do veículo, e por isso, colocar um objeto extra no lado externo do veículo afeta diretamente a aerodinâmica, aumentando a resistência ao ar. Seu carro fará um esforço maior para compensar. 

Ponto morto 

Circula pelas estradas a lenda urbana de que ponto morto não consome combustível. Mas isso não passa de lenda mesmo, já que se o carro está funcionado, é obvio que ele está consumindo gasolina. 

E para você que gosta de economia, a Gauss preparou várias promoções neste link. 

Esquecemos alguma dica? Comente aqui para ajudar outros motoristas. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.