Dirigindo na chuva? Confira 11 dicas para uma viagem segura.

Publicado por Hipervarejo em

Ao dirigir na chuva, você precisa ter atenção redobrada. Além da baixa visibilidade, também é necessário lidar com a instabilidade do veículo, possíveis buracos na via e alagamentos. 

Segundo a concessionária Rota das Bandeiras, em dias chuvosos o número de acidentes em estradas aumenta cerca de 20%. Com índices tão altos, é fácil entender a importância de redobrar a atenção e praticar direção defensiva na chuva, não é mesmo? 

Neste post, separamos dicas importantes para garantir a sua segurança, e a dos outros ao seu redor enquanto dirige. Continue a leitura e confira: 

Quais os principais perigos ao dirigir na chuva? 

Os principais vilões na estrada em tempo chuvoso são a baixa visibilidade e as más condições na pista. Com o alto volume de água na pista, ela se torna escorregadia, e pode causar aquaplanagem. Abaixo, você pode conferir nossas dicas para evitar acidentes. 

11 dicas para garantir a segurança ao dirigir na chuva

Mantenha distância 

Você deve manter uma distância segura dos veículos da frente ao dirigir na chuva, reduzindo o risco de colisão em uma frenagem brusca.  

Devido a umidade na pista, o tempo de frenagem aumenta, por isso, respeitar a distância segurança entre os veículos é fundamental para reduzir a chance de colisões. 

Leia também:

Não ultrapasse 

Como já citamos, a chuva diminui a sua visibilidade e deixa seu veículo instável. Por isso, e fundamental que você evite qualquer manobra arriscada, entre elas, a ultrapassagem. 

Em dias chuvosos a pista se torna escorregadia, e seu carro pode derrapar e te trazer graves consequências, portanto, evite qualquer ultrapassagem desnecessária. 

Mantenha as mãos no volante 

Muitos motoristas têm o hábito de dirigir apenas com uma das mãos no volante. O correto, por lei, é dirigir com as duas mãos no volante. 

Ao praticar a direção defensiva, você precisa manter as duas mãos no volante, em um angulo semelhante a um relógio, ao marcar 9:15h. 

Abaixe os faróis 

Não é só você que está com a visibilidade baixa, os outros motorista também tem a mesma dificuldade. 

Para evitar ofuscar ainda mais a visibilidade deles, utilize o farol baixo, principalmente se houver neblina. O Código de Trânsito Brasileiro exige lux baixa para tráfego nas estradas desde abril de 2021, segundo a Lei nº 14.071/2020. 

Evite freadas bruscas 

Em dias de chuva, pistas molhadas podem fazer seu carro derrapar, por isso é fundamental reduzir a velocidade aos poucos. 

Também é importante não trafegar na velocidade máxima da via, fique sempre 20% abaixo do limite. Por exemplo: se a pista tiver velocidade máxima de 100 km/h, trafegue a 80 km/h. 

Utilize as linhas como guia 

Ao dirigir na chuva, é importante guiar-se pelas linhas e tachões no asfalto, utilizando a sinalização como referência para evitar que você avance para as faixas laterais sem perceber.  

Observe também os rastros de outros veículos. Locais sem rastros estão mais úmidos, e podem causar aquaplanagem. 

Cuidado com as curvas 

Não importa se está chovendo ou não, você precisa manter a atenção redobrada nas curvas. Em período de chuvas você deve ter cuidado redobrado. 

Nunca faça curva em alta velocidade. Reduza primeiro a marcha, e só depois acelere, para ter maior tração. 

Evite movimentos bruscos 

Já falamos anteriormente sobre os perigos das chuvas na estrada, e sobre a direção defensiva. 

Com isso em mente, é fundamental lembrar-se de que há outros motoristas passando pelo mesmo que você, então evitar movimentos bruscos é fundamental para não atrapalhar os outros condutores. Evite manobras e trocas rápidas de faixas. 

Também é importante estar atento aos pedestres, que costumam correr para fugir da chuva. É fundamental que você mantenha atenção também nos pedestres, para evitar acidentes. 

Não se distraia 

Livre-se de tudo que pode tirar a sua atenção.  

Desligue aparelhos sonoros e visuais, como o celular, TV, rádio e central multimídia. Coloque a sua atenção na estrada, e caso seja necessário utilizar o aparelho celular, encoste em um local seguro. 

Fique calmo 

Uma dica fundamental para dirigir na chuva é manter a calma e praticar a direção defensiva. Assim você está protegendo a você mesmo, seu carro e todos ao seu redor. 

Faça revisão preventiva 

Antes de cair na estrada, garanta que tudo está funcionando 100% ok com seu veículo. Para ter essa garantia é necessário fazer a manutenção preventiva. Aqui no Hipervarejo você encontra itens de reposição originais, das melhores marcas do Brasil. Clique aqui e confira nossas ofertas. 

Categorias: Segurança

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.