Defletor de chuva: entenda o que é e os motivos para usar

Publicado por Hipervarejo em

Defletor de chuva: entenda o que é e os motivos para usar

Ao perceber qualquer sinal de chuva fechamos todos os vidros do veículo rapidamente para não molhar a parte interna e nem a nós mesmos, certo?

A questão é que, fazendo isso, não demora até que as janelas fiquem embaçadas com a nossa respiração e o calor do corpo.

Para solucionar isso, os defletores de chuva são as ótimas opções. Esses acessórios permitem que você abra alguns centímetros do vidro do carro sem molhar a parte interna do veículo, ventilando o ar.

Se você o que é, os motivos para usar e os cuidados que deve tomar com o defletor, continue a leitura deste post!

O que é um defletor de chuva?

Um defletor de chuva (ou calha-chuva) é um acessório externo que pode ser instalado em qualquer veículo na região logo acima da janela.

Os defletores possuem um formato específico para cada carro, mas, de forma geral, sua forma é desenhada para afastar as gotas de chuva dos primeiros 4 centímetros do vidro.

É exatamente essa medida que você pode seguir para abaixar o vidro, aproveitando os benefícios de deixá-lo entreaberto.

Em dias de chuva, por exemplo, é impossível andar com o carro com os vidros abertos, a menos que sua intenção seja que o seu companheiro de quatro rodas receba uma grande limpeza interna.

Também conhecidos como calhas de chuva para veículos, os defletores são mais procurados por proprietários de veículos que não contam com o opcional de ar-condicionado, mas até mesmo quem possui esse recurso pode se beneficiar do acessório.

carro molhado com água da chuva

Para obter esse acessório pelos melhores preços, compre calhas-chuva na Hipervarejo.

Quais são os motivos para usar os defletores de chuva?

Se seu veículo não possui os defletores de chuva e você está cogitando instalá-los, listamos as 5 principais vantagens desse acessório para aprimorar ainda mais seu carro. Confira:

1. Maior conforto térmico

Se seu carro não possui ar condicionado, sem dúvidas os defletores de chuva são perfeitos para mantê-lo sob uma temperatura agradável em dias chuvosos.

Mesmo em dias ensolarados, o acessório em questão consegue fazer com que o calor saia pela pequena abertura na janela, mantendo o conforto a você e a seus passageiros.

menina dormindo no carro

2. Entrada de ar fresco

Manter o veículo fechado em dias de chuva faz com que o ar dentro do veículo fique abafado e difícil para respirar. Os defletores de chuva oferecem espaço suficiente entre as janelas do carro para que a entrada de ar fresco aconteça de modo contínuo.

Desse modo, você pode aproveitar o ar puro que vem de fora para respirar com mais qualidade. Sem contar que, em meio a pandemia do COVID-19, isso ajuda a evitar a propagação do vírus que aconteceria em um ambiente fechado.

Leia também: Conheça as melhores marcas de som automotivo da atualidade

3. Maior segurança

Seja em dias ensolarados ou chuvosos, andar com os vidros do carro abertos pode ser perigoso em algumas regiões. Para resolver isso, você pode fechar o vidro do carro e ligar o ar-condicionado.

O problema é que não são todos os carros que têm esse sistema e, em alguns casos, a pessoa simplesmente prefere o frescor natural do ambiente externo.

Com os defletores, basta que você feche o vidro até a altura da calha para se manter refrescado dentro do veículo sem correr o risco de assaltos nas metrópoles.

homem olhando pela fresta do vidro do carro

4. Redução de ruído do vento

Ao rodar com a janela aberta em velocidades mais altas com seu veículo, é comum ouvir ruídos que incomodam bastante durante a viagem.

Com as calhas, você consegue alterar a aerodinâmica superior das laterais do veículo, o que faz com que os ruídos e zumbidos no carro desapareçam. Isso é ótimo para quem ama viajar no silêncio ou escutar músicas com bastante definição de som.

mulher dormindo no banco do passageiro

5. Melhora o direcionamento da água da chuva

Em dias chuvosos, a velocidade do carro faz com que as gotas de chuva se espalhem com mais facilidade pelo vidro do veículo. Isso pode representar um problema, pois não há limpadores e palhetas nas janelas laterais.

Com o uso das calhas de chuva, esse escoamento da água é barrado, fazendo com que o vidro permaneça mais limpo e visível.

Esse benefício vale tanto para veículos que possuem ar condicionado como para aqueles que não têm, justamente porque auxiliam no direcionamento da água.

Leia também: Palheta do para-brisa: descubra qual é a melhor

Quais cuidados tomar com os defletores de chuva?

Assim como todas as peças restantes do veículo, os defletores de chuva também exigem diversos cuidados. Para te ajudar a elevar ainda mais a durabilidade do acessório, separamos os principais pontos de atenção e manutenção para defletores. Veja:

Limpeza periódica

Na hora de fazer aquela limpeza mais aprofundada no veículo, é preciso contar com os mesmos cuidados adotados na lataria do veículo, visto que a peça pode sofrer com riscos e arranhões caso os cuidados necessários não sejam adotados.

Por isso, opte por usar um pano de microfibra para manter a integridade da peça. Além disso, recomendamos o uso de detergente neutro para evitar manchas no defletor.

Medidas no dia a dia

No dia a dia, é preciso contar com alguns outros cuidados que podem ser esquecidos e que podem acabar danificando seu defletor de chuva.

O principal problema que pode acontecer é tentar acessar o carro com a janela aberta para pegar itens do interior do carro.

Esse ato pode causar acidentes na hora de sair de dentro do veículo, fazendo com que você esbarre no defletor, danificando a peça e ainda correndo o risco de se machucar.

Para evitar isso, o ideal é que você sempre abra a porta do veículo para manusear os itens do interior do veículo. Evite a gambiarra!

homem olhando a diante em seu carro

E então, o que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado das informações e que tenha entendido melhor sobre as principais vantagens dos defletores para o seu carro.

Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre ar-condicionado e veja como ele pode afetar a sua saúde respiratória!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.