Carro engasgando: O que pode ser? Como resolver?

Publicado por Hipervarejo em

Sabemos que nada melhor do que contar com o carro em seu pleno funcionamento, sem pequenos problemas para atrapalhar seus trajetos, mas nem sempre é assim.

Vez ou outra, algumas peças precisam de manutenção e os engasgos do veículo podem ser sinal de que algo está errado. As possibilidades são muitas, podendo ser algo simples a algo mais complexo.

Para te ajudar a identificar o problema e resolvê-lo o quanto antes, separamos aqui as principais causas que fazem um carro engasgar e apresentar falhas.

Continue sua leitura abaixo que iremos te ajudar a solucionar esse problema de uma vez por todas.

Por que o carro engasga?

São muitos os motivos que podem fazer um carro engasgar, mas, como cada veículo é particular, não é possível apresentar um diagnóstico direto sem examiná-lo.

Mas de uma coisa temos certeza: os engasgos não são normais e é preciso que você encontre o problema o quanto antes. Entenda principais problemas que fazem o carro engasgar:

Velas de Ignição

A causa desse problema pode estar associada às velas de ignição que, quando estão velhas e gastas, provocam falhas no motor, prejudicando o funcionamento do carro.

O processo é o seguinte: a produção da centelha é afetada, deixando a ignição incompleta e fazendo com que o veículo engasgue.

Por isso, quando chega a hora de trocar a vela de ignição, é importante realizar uma substituição completa para evitar problemas futuros com os demais componentes do carro.

Consulte o manual de instruções do seu veículo para saber qual a durabilidade exata dessa peça.

Se suspeita que esse é o problema do seu carro, confira o nosso post detalhado sobre o funcionamento das velas de ignição.

Engrenagens e peças de um carro

Combustível

Outro fator que pode comprometer o funcionamento de seu veículo e fazer com que ele apresente pequenos engasgos é quando há um abastecimento com combustíveis adulterados com substâncias prejudiciais.

Mas o carro engasgando é apenas um dos sintomas que esses combustíveis podem trazer, então aproveite esse sinal para conferir a integridade do seu carro por inteiro.

Em seguida, recomendamos que procure abastecer seu veículo apenas em postos de combustível de confiança e desconfie de valores muito abaixo da média.

Lembre-se: de nada vale economizar de um lado se terá gastos ainda maiores do outro.

Cabos de Vela

Além das velas de ignição, os cabos de vela podem ser um dos motivos que fazem com que seu carro apresente engasgos.

A causa é a seguinte: é por meio dos cabos que a energia da bateria é enviada às velas, então qualquer problema nesse caminho pode prejudicar o funcionamento do veículo.

Esse problema pode acontecer em veículos que passam por lavagem de motor de maneira inadequada, uma vez que a água invade as entradas provocando a questão.

A sugestão é evitar esse tipo de limpeza em locais não especializados para não causar engasgos e outros problemas no veículo.

Mãos segurando uma peça automotiva

Bobinas

As bobinas têm atuação no caminho entre a bateria e as velas do veículo, então o problema do carro engasgado pode estar associado a elas.

Aqui, a causa é mais uma vez a lavagem do motor. Além disso, caso as bobinas estejam com problemas, outras peças provavelmente serão afetadas.

Por isso, é importante que você dê atenção ao problema para que ele não se transforme em uma bola de neve.

Leia também: Você sabe para que serve a Bobina de Ignição?

Motor Parado

Esse caso é o menos provável, mas se você deixou seu carro parado por muito tempo, é importante que se atente ao comportamento do veículo, uma vez que algumas peças sofrem com o feito.

O problema do carro engasgado pode estar relacionado a isso porque o combustível que fica no tanque sem movimento pode gerar gases e resíduos que entopem as mangueiras e o sistema veicular.

Assim como você, seu carro também curte viajar e rodar bastante por aí – afinal, ele foi feito para isso. Por isso, quanto mais tempo parado, maiores serão os problemas que surgem.

Para ajudar com esses problemas, a dica é usar aditivos de limpeza no tanque para que todas as impurezas sejam removidas.

Homem conferindo o capô de seu carro

O que você achou dessas dicas? Esperamos que tenha gostado do tema e que tenha entendido melhor sobre os principais problemas que podem fazer seu veículo engasgar.

Consulte uma oficina de sua confiança para solucionar o problema o quanto antes!

E já que estamos falando sobre este tema hoje, aproveite também para conferir nosso post sobre sistema de ignição e entender qual a sua função.

Nós, do Blog Hiper Garagem, agradecemos por sua leitura e esperamos vê-lo outras vezes por aqui.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.