Sistema de Ignição: qual é a sua função?

Publicado por Hipervarejo em

Conhecer o básico de mecânica e compreender alguns sistemas do seu veículo, é muito importante para não ser pego de surpreso e assim evitar dores de cabeça. Estar a par de algumas características do sistema de ignição irá te ajudar a diagnosticar alguns problemas e saber a hora certa de levar seu carro a uma oficina mecânica.

Como nós não queremos que você seja pego desprevenido, preparamos um post especial sobre o sistema de ignição. Fique ligado com a gente!

O que é sistema de ignição?

O sistema de ignição é um dos principais responsáveis por fazer o motor funcionar. É função desse sistema mandar a faísca produzida na vela de ignição para a câmara de combustão que empurra o pistão, movimenta a biela e gira o virabrequim, fazendo o motor funcionar perfeitamente.

O sistema de ignição é composto pelas seguintes peças: bateria, bobina de ignição, distribuidor (no caso de carros mais antigos), cabos de vela e velas de ignição.

Existem dois tipos de sistema de ignição: o platinado e o eletrônico. Atualmente, os veículos vindos de fábrica saem com o sistema de ignição eletrônico, já que possuem mais vantagens no seu funcionamento, como a durabilidade do sistema. Já o sistema platinado é encontrado com mais frequência nos automóveis antigos.

Qual função de cada peça do sistema?

Cada peça desse sistema trabalha em harmonia para o bom funcionamento do motor, mas cada uma delas possuem funções diferentes. Vamos conferir uma a uma.

Bateria

A bateria está ligada diretamente a alimentação do veículo. Não só no sistema de ignição, mas a bateria é responsável por fornecer energia para a partida do motor e alimentar todo o sistema elétrico do veículo quando o motor não está em funcionamento, auxiliando o alternador.

sistema de ignição

Bateria | Imagem Via: Google

Bobina de Ignição

A função da bobina de ignição é transformar a voltagem vinda da bateria em uma centelha de alta tensão, que é transferida para as velas de ignição, onde produzem as faíscas necessárias para a combustão.

sistema de ignição

Bobina de ignição | Imagem Via: Google

Cabos de Vela

O cabo de vela é o terceiro componente do sistema, e é responsável por fazer a passagem da centelha de alta tensão gerada na bobina para as velas. Após passar pelos cabos, a centelha chega à vela de ignição, a última peça do sistema.

sistema de ignição

Cabo de Ignição | Imagem Via: Google

Velas de Ignição

Após a passagem da centelha pelos cabos de ignição, ela chega até as velas e vai até a extremidade dessa peça, onde está localizado os eletrodos. E a centelha indo de um eletrodo para o outro, gera a faísca que fará o motor do veículo funcionar.

sistema de ignição

Vela de Ignição | Imagem Via: Google

Como saber se as peças de ignição estão com problemas?

Alguns sinais são perceptíveis, se tornando mais fácil saber se alguma peça do sistema de ignição está com problemas.

Falando de peça por peça, os cabos de vela podem apresentar os seguintes defeitos: rachaduras e ressecamento, provocando resistências alteradas, o que reduz a potência do motor. Além disso, pode prejudicar a vela, que pode ficar encharcada.

Já a bobina de ignição apresenta alguns sintomas que podem ser: o escapamento pingando por falta da queima de combustível, falha ao ligar o carro e excesso de consumo de combustível. As falhas na bobina de ignição costumam ser os mais problemáticos de todo o sistema de ignição, pois com essa peça defeituosa o carro pode não dar partida, ocasionando dificuldade de locomoção do veículo até a oficina mecânica.

As velas de ignição apresentam sinais mais perceptíveis aos motoristas quando estão com defeito. Falhas no motor de partida, perda de desempenho e aumento do consumo de combustível são alguns dos sintomas de desgaste nas velas.

Mas se o seu veículo apresentar alguns desses sintomas, procure uma oficina mecânica. E não se esqueça de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, é muito importante para evitar dores de cabeça e no bolso.

Onde comprar as peças de ignição?

No comércio automotivo existem diversas marcas que fabricam as peças do sistema de ignição. Uma marca de qualidade e altamente recomendada no mercado é a NGK.

A NGK está no Brasil e fabrica itens automotivos desde 1959, e é uma companhia certificada pela ISO/TS 16.949 e obedece a todas as regras de referências internacionais de qualidade, se tornando umas das melhores marcas de autopeças no Brasil.

E você pode encontrar os produtos da NGK no Hipervarejo. Acesse aqui e confira!

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos e depois conte para gente nos comentários.

Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.