Barulho na caixa de direção: saiba como identificar e o que pode ser

Publicado por Hipervarejo em

Quem tem carro sabe o quanto é importante estar sempre atento a qualquer ruído, vazamento ou qualquer outro problema que ele possa vir a apresentar. Essa atenção redobrada pode te fazer economizar dinheiro ou até mesmo evitar um acidente. Então se você percebeu algum barulho na caixa de direção deve ficar alerta e tentar solucioná-lo o mais breve possível.

São vários os componentes de um automóvel que contribuem para a segurança dos que estão dentro do veículo, condutor e dos passageiros, mas a caixa de direção pode ser um dos mais importantes, já que ela está diretamente ligada ao volante e as rodas.

Apesar de não ser muito comum que os carros apresentem qualquer problema nesse componente, você deve tomar alguns cuidados para prolongar a sua durabilidade, já que a manutenção não é tão barata assim.

Calcular o valor exato pode ser uma tarefa árdua, por conta de diversos fatores como marca, modelo, tipo de direção e ano. Para se ter uma ideia, um componente novo de um carro popular como a direção hidráulica, pode girar em torno de R$3.000,00. Já para modelos com direção elétrica esse valor sobe para mais que o dobro. Em carros importados será mais caro ainda.

O que é uma caixa de direção?

Mesmo que o nome seja caixa, esse componente de automóvel não tem o formato igual. O componente é uma estrutura de metal que liga o volante às rodas, ou seja, é a grande responsável por fazer um carro sair do lugar. Além disso, permite que o motorista não precise fazer muito esforço ao dirigir. Ao esterçar o volante, ou seja, girar totalmente para uma direção, o carro anda. Esse movimento de esterção é feito principalmente ao realizar balizas no momento de estacionar.

Leia o nosso post sobre funcionamento das caixa de direção e fique ainda mais por dentro do assunto!

A caixa de direção não funciona sozinha, recebe ajuda de peças que trabalham em conjunto, são elas: pinhão e cremalheira, direção assistida e volante.

caixa de direção de carro

Pinhão e cremalheira

Mesmo que sejam duas peças diferentes, uma necessita da outra para funcionar corretamente. O pinhão é semelhante a uma engrenagem com dentes e a cremalheira um trilho.

No momento em que o volante é girado para a direita ou para a esquerda ele faz as peças funcionarem e as rodas girarem. A cremalheira manda força suficiente para o pinhão empurrar os seus dentes e puxar o eixo que movimenta as rodas do carro.

Direção assistida

A direção assistida foi criada para ser a grande responsável por deixar o volante e a direção mais leves, fáceis e confortáveis de serem manuseados pelo motorista. Nem todas as caixas de direção contam com essa peça, principalmente em carros mais antigos com direção manual. Ela é encontrada em automóveis com direção elétrica, hidráulica ou híbrida.

Volante

Essa é a peça mais simples e fácil de ser encontrada e identificada, já que é a única que fica visível e também sem ela é impossível fazer um carro se mexer. Ela funciona em conjunto com o pinhão, a cremalheira e com a direção assistida, em alguns carros.

Seu funcionamento é semelhante ao de um computador, que recebe os comandos e executa, ou seja, se o motorista gira o volante para um lado determinado, as rodas vão para a mesma direção do carro também.

Barulho na caixa de direção

Os barulhos e ruídos altos vindo da caixa de direção são um dos principais problemas que esse componente pode apresentar. É possível ouvir um som fino e alto enquanto o volante é usado, principalmente em balizas.

Caso você tenha dúvidas, a melhor maneira de perceber esse problema é esterçando o volante até o final por pelo menos cinco segundos, se ouvir qualquer barulho, pode ter certeza que é a caixa!

O barulho no carro também pode vir de outros componentes como os pneus ou as pastilhas do freio, mas ao notar qualquer som anormal procure um mecânico ou a concessionária para verificar. Mesmo que o ruído venha de outro lugar que não a caixa de direção, ela pode acabar ficando sobrecarregada e virando um problema maior no futuro.

Lembra que falamos que esse componente está ligado à segurança de um automóvel? Pois é, quando o movimento de esterção não é feito corretamente, as rodas não funcionam como deveriam, o que acaba botando em risco a vida dos que estão no carro.

mecanicos-corrigindo-a-caixa-de-direação-do-veículo

Outros sinais de problemas

Além do barulho, também existem outros sinais que podem indicar problemas na caixa. Confira alguns:

Volante trepidando

O volante de um veículo deve ser leve e firme, porém, durante a direção, principalmente se a velocidade estiver baixa ou até mesmo quando o veículo estiver parado no sinal e você notar qualquer sinal de trepidação, pode ser um indicativo de problema.

Essa vibração também pode estar relacionada à calibragem dos pneus e ao balanceamento, então verifique se as rodas estão com o alinhamento em dia. Caso estejam alinhados ou se mesmo após os reparos a tremedeira no volante não melhorar, com certeza então é a caixa de direção.

Volante duro

Carros com direção elétrica ou hidráulica tem o volante bem mais macio que os modelos com direção mecânica, então se ao realizar uma curva ou estacionar perceber que o volante está duro ou apresentando dificuldades em seu manuseio, pode ser outro indicativo de defeitos na caixa.

pessoa-segurando-a-caixa-de-direção-de-um-carro

Com essas dicas ficará muito mais fácil identificar se chegou o momento de fazer a troca da caixa de direção. De qualquer forma, esteja sempre atento aos sinais do seu veículo e não deixe de realizar manutenções periódicas, sempre em um profissional de confiança ou em uma assistência técnica autorizada.

Aproveite para conhecer todo o nosso Blog, semanalmente oferecemos as melhores dicas e novidades sobre automóveis, até o próximo post!

Categorias: Saiba Mais

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Carangos Legais · 12 de fevereiro de 2022 às 18:50

Muito interessante o artigo, coisas assim é que valem a pena
a leitura!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.