Manutenção do carro: como saber se o amortecedor está ruim

Publicado por Hipervarejo em

Muito se fala sobre a relevância de realizar manutenções com frequência no automóvel, principalmente quando se trata de segurança. Falando nisso, os amortecedores são indispensáveis para a proteção de um veículo. Mas como saber se o amortecedor está ruim?

Não existe uma resposta correta para essa pergunta, uma vez que pode variar de acordo com diferentes fatores. A maneira como o carro é dirigido e também o tipo de pista em que ele anda são alguns fatores de precaução. Muito provavelmente um veículo que anda em ruas esburacadas ou estradas de terra batida, terá a durabilidade do amortecedor muito menor que a de um que costuma andar em pistas asfaltadas.

Mesmo sem ter uma durabilidade exata, o carro começa a apresentar alguns sinais que indicam que chegou o momento de procurar um mecânico e fazer a substituição do amortecedor.

amortecedor

O que é o amortecedor de um veículo

O amortecedor faz parte do sistema de suspensão de um veículo, junto com outros componentes como barra estabilizadora, pivô de suspensão e molas, que estão conectados às rodas e garantem a segurança do carro.

Quando as rodas passam em uma lombada ou um buraco grande é o amortecedor que garante que o carro não perca a sua estabilidade. Elas também garantem um impacto menor e o conforto e segurança do motorista e de todos que estão no carro.

São encontrados no mercado dois tipos de amortecedores, os hidráulicos e os pressurizados. Os hidráulicos, são mais comuns de serem encontrados. Eles necessitam de óleo para que o pistão possa se movimentar de maneira mais eficaz. Já o amortecedor pressurizado, funciona da mesma maneira, entretanto é utilizado além do óleo, gás nitrogênio.

Qual a importância dos amortecedores na segurança do carro?

O bom funcionamento do amortecedor está diretamente ligado à segurança de um automóvel, por isso é imprescindível estar sempre atento à manutenção. Veja alguns momentos em que estas peças são importantes e essenciais:

Aceleração brusca

Quando o carro acelera bruscamente, os amortecedores certificam que os solavancos, ou seja, movimentos muito rápidos sejam mais suaves tanto para quem está no controle da direção quanto para quem está de passageiro.

Alta velocidade e curvas fechadas

Tanto em alta velocidade quanto em curvas fechadas, os amortecedores são responsáveis por distribuir o peso do carro igualmente quando as rodas entram em contato com o asfalto, evitando que vá apenas para um único lado.

Ao frear

Os amortecedores das rodas da frente são solicitados sempre que um carro precisar frear. Para que a direção não perca a estabilidade, os amortecedores precisam estar em bom funcionamento, garantindo que as molas da parte da frente sejam comprimidas e as da parte de trás distendidas.

mecanicos realizando manutencao

Sinais de que o amortecedor do carro está ruim

Quando algo no funcionamento do carro não vai bem, ele começa a apresentar sinais, que servem como um alerta ou aviso para o motorista de que chegou o momento de procurar um mecânico. Com os amortecedores não seria diferente. Para isso, é fundamental que você esteja sempre atento.

Veja alguns sinais que indicam que os amortecedores estão com o funcionamento comprometido:

Vazamento de fluídos e óleo

Os amortecedores quando estão em bom funcionamento ficam sempre secos, então caso as rodas apresentem um aspecto viscoso isso pode ser um indício de vazamento do óleo ou de fluídos.

Pneus saltando

Quando os amortecedores dos veículos estão danificados, as molas passam a ter o seu funcionamento comprometido, então é provável que os pneus apresentem saltos quando o carro está andando. Isso acaba permitindo que a banda de rodagem dos pneus fique empenada e o motorista passe a ter uma maior dificuldade durante a direção.

Suspensão com barulhos

Ao apresentar algum problema na suspensão ou nos amortecedores, o carro começa a fazer alguns barulhos. Não sabe como identificar de forma descomplicada os ruídos automotivos? Aprenda como identificar os barulhos do seu automóvel com nosso outro post completo.

Se os sons identificados forem semelhantes a rangidos ou metalizados, é um indicativo de que algo precisa ser verificado por um profissional.

Dificuldade ao frear

Frear passa a ser um problema quando o amortecedor precisa ser trocado. É possível perceber isso facilmente. Quanto maior o desgaste e a velocidade, mais longe o veículo irá parar ao acionar o freio. Isso traz um grande risco à vida do motorista e dos passageiros já que o risco de acidentes será muito maior.

mecanico

Perda de estabilidade

A estabilidade do veículo quando os pneus tocam o solo é garantida pelos amortecedores. Quando eles começam a apresentar problemas, o condutor passa a ter uma maior dificuldade ao dirigir o carro, já que o nível de aderência fica mais baixo.

Essa dificuldade pode ser sentida principalmente durante as chuvas, quando a pista fica molhada.

Outra maneira que pode te ajudar a perceber se os amortecedores precisam ser trocados é realizar pequenas freadas ou arrancadas, caso o carro balance e perca estabilidade é essencial levar a um mecânico. Evitar também o uso de amortecedores recondicionados também pode garantir a proteção do seu veículo.

Além disso, realizar revisões com frequência pode evitar surpresas indesejadas com problemas no amortecedor ou também em outros componentes do veículo, como desalinhamento, desgaste dos freios e funcionamento da embreagem.

Se perceber qualquer um desses sinais é indispensável buscar por um mecânico conhecido para fazer a revisão do seu veículo e efetuar a troca dos amortecedores, a fim de conter acidentes e risco a sua segurança e também dos que estiverem no carro.

E então, as dicas foram úteis? Deixe nos comentários se você já sabia que alguns desses sinais podem indicar a troca dos amortecedores. Aproveite também para ler o nosso post com dicas práticas de como calibrar pneu. Até o próximo post!

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.