Barulho no carro: saiba como identificar e como resolver

Publicado por Hipervarejo em

A importância da manutenção periódica no veículo é algo que praticamente todo motorista sabe. Entretanto, nem todos fazem isso com frequência. Seja por falta de manutenção ou outros motivos, alguns barulhos no carro podem começar a aparecer e, dependendo do ruído, é possível identificar o que é para resolver de maneira mais fácil.

Os barulhos podem ter os mais variados motivos, desde peças que necessitam ser trocadas ou até mesmo o óleo. Não importa se o seu carro é novo ou usado: ele com certeza não estará livre desses barulhos! Para que você não tenha uma dor de cabeça e prejuízo maiores (tanto financeiros, quanto com acidentes) o melhor é agir cedo!

Alguns ruídos podem indicar coisas mais simples, entretanto outros podem colocar em risco tanto a vida de quem dirige o carro, quanto de quem é passageiro e até mesmo de pedestres e outros veículos no trânsito. Um barulho no freio, por exemplo, pode indicar problemas com as pastilhas, o que representa um grande risco à vida.

Para que você não corra riscos e nem coloque outras pessoas em perigo, veja alguns dos principais barulhos presentes nos veículos.

botao de alerta do veiculo

Preste sempre atenção aos ruídos

Saber quando começou, onde é e se acontece com o carro parado ou em movimento é primordial na hora de levar o seu carro na oficina para resolver. Tendo as respostas dessas perguntas em mente, com certeza o mecânico vai conseguir identificar muito mais rápido a causa e resolver o problema.

Por exemplo, se o barulho começa quando seu carro está parado e é ininterrupto, isso pode indicar que a origem está no compressor do ar condicionado, nas correias, ventoinhas, alternadores, esticadores ou até mesmo no motor, por conta dos rolamentos ou coxins.

Em caso de um problema com a suspensão, por exemplo, o ideal é que você se atente, além do barulho, a algumas situações, como: o barulho aparece ao frear, ao mover o volante para a esquerda ou direita, ao passar por lombadas, ao acelerar ou em situação de alta ou baixa velocidade? Se para alguma dessas perguntas a resposta for sim, então a causa está na suspensão.

homem confuso sobre problema no carro

Quais os principais barulhos de um carro?

Seja qual for o barulho do seu carro, é muito importante identificar o mais rápido possível e levar a um profissional para que seja verificado o que é e a manutenção ou troca de peças seja realizada. Para te ajudar a identificar alguns desses barulhos, veja onde podem estar os principais:

Revestimentos das cabines

Na grande maioria das vezes o barulho que identifica um problema no revestimento das cabines ou alguma peça solta ou mal colocada na cabine é semelhante ao de um grilo.

Esse ruído pode ser um pouco difícil de identificar, mas geralmente é ininterrupto, ou seja, não para, e geralmente começa quando o carro está em movimento. Caso o seu carro apresente este barulho é muito importante levar em um mecânico para fazer a manutenção correta.

Direção Hidráulica

Identificar esse problema é simples: ou o seu carro fará um ruído muito parecido com um assovio ou você sentirá uma grande dificuldade ao manusear o volante. Nesses casos, provavelmente a causa está no baixo nível de óleo na direção hidráulica.

Recomenda-se que a troca de óleo seja feita periodicamente, sempre que o carro atinge 10 mil quilômetros rodados, então é muito importante se atentar a isso para evitar o barulho e uma dor de cabeça maior.

Pastilhas do freio

Caso você precise frear o carro e nesse momento ele emita um som bem alto e agudo, parecendo que a roda está arranhando em algo, com certeza a causa está nas pastilhas do freio que necessitam ser trocadas.

Geralmente as pastilhas necessitam de troca sempre a cada 30 mil quilômetros rodados. Mas se você fez a troca dessas pastilhas e o barulho persiste, elas devem estar muito duras ou são de qualidade duvidosa.

Não trocar as pastilhas com frequência ou usar marcas de péssima qualidade pode fazer com que o seu carro se desgaste muito antes do tempo previsto.

Pneus

Os pneus podem emitir ruídos estridentes e agudos, principalmente ao fazer curvas em baixa velocidade. Para muita gente esse pode ser o barulho causado pelo atrito com o asfalto, mas também pode indicar desalinhamento.

Esse desalinhamento pode custar a estabilidade do seu veículo e causar problemas muito maiores a longo prazo, então esteja sempre atento tanto ao barulho quanto a qualidade dos seus pneus.

Ressecamento ou afrouxamento da correia

Outro barulho que aparece com frequência é um semelhante a correntes sendo arrastadas quando o motor do carro é acelerado ou a partida é acionada. Esse barulho, na grande maioria das vezes, pode ser bem alto, percebido tanto pelo motorista dentro do carro quanto por pessoas que estejam fora.

Provavelmente, esse barulho está ligado ao afrouxamento ou ressecamento da correia. O ideal é levar a um mecânico para que ele verifique se é necessário apenas aplicar um spray ou trocar a peça.

carro em oficina mecanica

Outros barulhos nos carros também podem estar ligados a essas peças:

  • Escapamentos;
  • Coxins;
  • Pivôs;
  • Travas do encosto do banco traseiro;
  • Bielas;
  • Rolamentos de roda;
  • Batentes dos amortecedores;
  • Buchas da barra estabilizadora;
  • Buchas de bandejas.

Seja qual for o barulho presente no seu carro, é muito importante que você sempre procure um mecânico de confiança, mas sabendo de onde vem o barulho, vai ficar muito mais fácil e rápido resolver o problema.

Gostou das dicas? Para continuar sabendo tudo sobre o universo dos carros, não deixe de ler o nosso post sobre embreagem dura, descubra quais as causas e saiba como fazer a manutenção.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.