Dicas para fazer a troca de óleo do seu carro
A troca do óleo é uma das manutenções mais importantes do carro, e também uma das que gera mais dúvidas. Ela deve ser feita para não fundir o motor do automóvel, e hoje vamos dar algumas dicas para você quando chegar a hora de trocar ou de completar o óleo.
Existem alguns sinais que indicam que é necessário completar ou fazer a troca total do óleo. Fique atento quando:
O óleo estiver abaixo da medição.
Para medir é simples: retire a vareta do motor e limpe. Coloque-a de volta e retire novamente. Veja os dois marcadores na ponta do medidor que indicam o mínimo e o máximo. Se a marca do óleo estiver entre as duas marcações, não há necessidade de completar!
O óleo estiver sujo.
Ele pode apresentar uma textura mais densa e uma cor mais escura do que o normal. Não deixe o óleo do seu carro passar de um marrom-mel, se não pode ser perigoso para o seu motor!
Extra: Luz do motor e luz do óleo
Os carros mais modernos apresentam uma luz no painel que indica quando é necessário fazer a troca ou completar; mas caso o seu não possua esse recurso, fique atento à luz do motor. Como o óleo é necessário para o bom funcionamento do motor, este pode apresentar algumas dificuldades se a troca for necessária. Se for o caso, não demore para fazer a troca! Seu motor pode ser comprometido.
Como sempre, verifique um mecânico de confiança se surgirem dúvidas ou dificuldades.
Publicar comentário