Você sabe como funciona os amortecedores do seu veículo?

Publicado por Hipervarejo em

A suspensão é o principal sistema responsável pela estabilidade do veículo, e seu objetivo é absorver, a partir de seus itens, todas as irregularidades do solo — sendo responsável também, de manter as quatro rodas no chão, contribuindo para o desempenho do automóvel.

Por ser extremamente importante para a segurança e bom funcionamento do veículo, é altamente indicado que sejam feitas manutenções preventivas nas peças que variam de acordo com cada montadora.

Os amortecedores são formados por vários componentes que se movimentam entre si. Por intermédio das molas, controlam os movimentos e diminuem as variações do solo. Saiba mais sobre as principais peças da suspensão e suas determinadas funções.

1. Amortecedores

O amortecedor é o componente principal do sistema de suspensão, sendo responsável por amenizar as irregularidades do solo junto com a mola. Caso perceba que seu carro esteja sem estabilidade e com ruídos, é ideal é levar ao mecânico, os amortecedores podem estar gastos.

2. Molas

As molas complementam os amortecedores ajudando-o no amortecimento de possíveis problemas da pista. As molas podem ser do tipo helicoidal ou feixe de molas. Por serem extremamente flexíveis, as molas são um dos itens mais eficientes para absorver as imperfeições do asfalto. Caso seu carro esteja apresentando problemas de estabilidade ou barulho excessivo, as molas podem estar gastas.

3. Pivô de suspensão e barra estabilizadora

Os pivôs de suspensão auxiliam a coluna de suspensão no movimento de sobe e desce — permitindo o ângulo de oscilação do braço. Já as barras estabilizadoras promovem a ligação entre uma coluna e outra. As barras estabilizadoras também são um dos itens responsáveis pela estabilidade do veículo em altas velocidades.

No mercado, é possível encontrar diversos tipos de amortecedores , tais como: amortecedores com mola a gás, amortecedores de cabine, amortecedores de banco, amortecedores de direção e alguns amortecedores especiais.

Aproveite as ofertas e condições de Cofap no site do Hipervarejo. Acesse a loja oficial no Hipervarejo: www.hipervarejo.com.br/cofap

Fonte: terra.com.br

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.