Turbina Motor: Afinal, para que serve essa peça?

Publicado por Hipervarejo em

A turbina motor é uma peça muito silenciosa, mas que exerce papel importante no motor do seu veículo. Apesar de ser não muito conhecida, a turbina surgiu em 1905, quando o suíço Alfred Büchi patenteou a peça e ela começou a ser aplicada em motores de pequenos aviões no início do século XX.

E em 1962, a turbina deixou de ser só uma peça de avião. A empresa americana General Motors estreou o princípio da sobrealimentação utilizando o turbocompressor em um automóvel de produção, o Oldsmobile Cutlass Turbo Jetfire.

Mas afinal, o que é turbina motor? E o que ela faz no meu carro? Fica ligado aí porque vamos esclarecer tudo.

O que a turbina motor faz?

A turbina fica diretamente ligada ao motor, e a sua função é basicamente oferecê-lo mais potência.

O rendimento do motor está ligado diretamente com a massa de ar que ele consegue aspirar por ciclo de admissão, sendo assim, a turbina tem a tarefa de comprimir o ar antes dele ser admitido. O resultado desse processo é a potência, já que a câmara de combustão do motor está com mais massa de ar.

A turbina é formada a partir de duas partes, conhecidas como parte quente e a parte fria.

A parte quente é transformar os gases a alta temperatura e pressão presentes no fluído de escape em energia mecânica, fazendo a turbina se movimentar. E o eixo que liga a turbina ao compressor, transmite os gases de alta temperatura para esse mesmo compressor, que faz a compreensão do ar de admissão, fazendo assim com que maior volume de ar seja admitido pelo motor.

Já a parte fria da turbina é responsável pela compressão do ar admitido, e para fazer isso, ela aproveita a energia dos gases de escape coletados pela parte quente e fornece essa mesma energia para os gases de admissão.

Como a turbina trabalha?

Entenda mais sobre como turbina trabalha no vídeo do Hiper Garagem.

Preciso trocar a turbina do meu veículo. Qual eu devo escolher?

No mercado automotivo existem diversas marcas que fabricam turbinas do motor, mas a Hipervarejo recomenda a BorgWarner.

A BorgWarner é uma empresa de confiança e referência no mercado quando o assunto é turbina do motor. Ela se desafia todos os dias para criar soluções conscientes e ecológicas, e está sempre produzindo novas tecnologias e se reinventando para levar o melhor para os clientes e revendedores.

Gostou? Acessa nosso site e confira todos os produtos da marca BorgWarner.

Se você gostou desse post, indique para os seus amigos! E se tiver qualquer dúvida comente que te responderemos rapidinho.

Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.