Troca de amortecedores: guia completo que mostra quando e como fazer

troca de suspensão

A troca de amortecedores é uma manutenção essencial para garantir a segurança e a vida útil de qualquer automóvel. Essas peças são responsáveis por reduzir impactos na carroceria, frear os movimentos da mola, manter os pneus em contato com o solo e garantir a segurança a todos. Amortecedores estourados ou desgastados comprometem a estabilidade do carro.

Entretanto, o momento certo para fazer a manutenção e a forma correta de realizá-la gera dúvidas em muitos motoristas. Se pesquisar na internet, é possível encontrar muitos tutoriais que ensinam testes para verificar a necessidade de fazer a troca dos amortecedores que, na verdade, não são tão fiéis com a real saúde dessa peça.

Para te ajudar com esse assunto, a Hiper Garagem traz aqui um guia simples com tudo o que você precisa saber sobre a troca de amortecedores. Continue a leitura e veja quais são os sinais do carro que denunciam a necessidade da troca, como fazer essa manutenção e as nossas dicas para prevenir seu desgaste.

amortecedor no carro

Sinais do carro que demonstram a necessidade da troca de amortecedores

Um erro muito comum é acreditar que a quilometragem percorrida pelo veículo serve de indicador para a troca de amortecedores. Não adianta focar apenas nesse dado porque tudo varia em relação ao estilo de dirigir do motorista e ruas e estradas percorridas. Portanto, preste atenção aos sinais que seu veículo dá.

Se o carro está oscilando muito – com vibrações e balanço excessivo – e o barulho de batidas é constante, pode significar que chegou a hora de trocar. Outro barulho típico é um zumbido alto que pode ser ouvido de dentro ou fora do carro, mais perceptível quando o veículo está em baixa velocidade e quando faz curvas fechadas.

Também, há o indicativo da troca quando o motorista tem a sensação de que seu veículo desgarra e joga a traseira a cada curva que faz.

Aqui no blog, já fizemos um post ainda mais detalhado que ensina como saber se o amortecedor está ruim. Confira o conteúdo disponível por lá e tire todas as suas dúvidas sobre essa questão.

reparo de amortecedor

Como fazer a troca de amortecedores

Se observar os sinais mostrados acima em seu veículo, faça a troca dos amortecedores. Fazer essa manutenção com um mecânico, às vezes, pode sair bem caro. Para economizar, compre os amortecedores e outras peças necessárias separadamente e faça a troca em casa.

“Outras peças?” Sim! Além do amortecedor, é indicado trocar outros componentes da suspensão: coxim, batente e coifa. Essa substituição vai garantir melhor desenvoltura do veículo. Afinal, trocar um amortecedor e utilizá-lo com outras peças desgastadas fará com que sua performance seja baixa desde o início, diminuindo sua vida útil.

Não é necessário se preocupar com a troca imediata no exato momento que o problema é detectado. Na maioria das vezes, o carro consegue rodar alguns dias sem problemas até que as peças cheguem e a troca seja realizada.

Se seguir pelo caminho de fazer você mesmo a manutenção, siga estes passos:

  1. Levante o carro e tire suas rodas traseiras;
  2. Para evitar perigos de acidente, use outros apoios embaixo do veículo e vista luvas de proteção;
  3. Identifique todos os parafusos que fixam a suspensão completa no veículo;
  4. Solte os parafusos para liberar a suspensão completamente e faça a sua remoção;
  5. Monte seu novo kit, trocando as peças desgastadas pelas novas;
  6. Aparafuse devidamente o novo kit de suspensão e devolva as rodas para o seu lugar.

Se preferir, você pode sim fazer a troca em uma oficina mecânica. Para isso, leve o carro a um mecânico de sua confiança e faça o orçamento. Se o profissional apresentar valores muito altos ou trocas de várias peças desnecessárias, peça que ele mostre em que pontos os desgastes dessas peças podem ser observados e procure orçar com outros profissionais também.

amortecedor

Dicas para prevenir o desgaste no amortecimento do carro

Após feita a manutenção, você provavelmente vai querer preservar essas peças para fazê-las durar o maior tempo possível, certo? Para isso, confira as dicas que separamos para você:

  • respeite os limites de peso do seu veículo;
  • evite passar em lombadas na diagonal – encare-as de frente, distribuindo o peso do carro entre todas as rodas;
  • conheça os limites do seu veículo e não faça modificações prejudiciais, como o rebaixamento exagerado;
  • ande em velocidade reduzida por pistas irregulares ou com muitos buracos, procurando sempre evitá-los quando possível;

Algo muito importante é ler o manual do proprietário do seu veículo e conhecer todas as orientações disponíveis por lá.

Juntamente com esses cuidados, uma outra manutenção preventiva que é de grande ajuda na conservação dos amortecedores do carro é o alinhamento e balanceamento dos pneus, além da sua calibragem adequada.

Você pode ler outro post disponível por aqui que ensina o passo a passo de como calibrar os pneus da maneira correta, e elevar os cuidados que tem com o seu veículo!

Para mais dicas como estas, continue por aqui, no blog da Hipervarejo. Todas as semanas ele é atualizado com conteúdos exclusivos que ajudam motoristas como você a tirar dúvidas sobre as manutenções dos veículos.

Por falar em dúvidas, se ainda tiver alguma questão relacionada ao tema desse post, deixe-a nos comentários que logo a nossa equipe de especialistas te responde. Vamos adorar poder te ajudar!

Até logo!

Publicar comentário