O que é farol de milha e para que serve? Saiba mais sobre ele!

Publicado por Hipervarejo em

O farol além de ser um componente básico em qualquer automóvel também é indispensável para melhorar a visibilidade e garantir a segurança. Além dos faróis principais, que são obrigatórios, atualmente também existem os faróis auxiliares de milha e de neblina. Saiba o que é farol de milha e quando ele deve ser usado.

Mesmo que a grosso modo a função dos faróis seja a mesma, que é iluminar pistas e estradas para que o motorista possa enxergar o que está a sua frente, é muito comum que as pessoas achem que todos são iguais, principalmente os de neblina e de milha.

Independente de qual farol faz parte do seu veículo é importante estar sempre atento a manutenção e também a limpeza deles para que a durabilidade e segurança sejam muito maiores.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) o uso de faróis principais é obrigatório durante a noite em qualquer via e em qualquer horário do dia ou noite. Estar com os faróis desligados ou quebrados rende ao motorista 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e uma multa no valor de R$130,16. Já os de milha ou neblina, por não serem obrigatórios, tem outras leis. Continue a leitura para saber mais a respeito.

farol de milha perto

O que são faróis de milha?

Os faróis de milha funcionam como um complemento aos faróis principais, isso se deve a maior intensidade da sua luz. Como o nome sugere, o modelo de milha ilumina a uma distância muito maior que o convencional, por isso ele é muito indicado para ser usado em estradas e em vias com pouca ou nenhuma iluminação.

A luz do farol de milha é direcional, forte e focada para que o motorista consiga enxergar o que está a sua frente durante a noite, como buracos, lombadas e outros obstáculos mesmo em uma longa distância. Por isso que ela é muito usada principalmente em estradas, já que é mais forte e eficaz que as convencionais, tendo um alcance que varia entre 5 e 10 m de distância.

Esse tipo de iluminação está mais presente nos carros mais modernos e robustos, como os modelos esportivos e SUV que já contam com a tecnologia vinda de fábrica. Mesmo que o seu uso não seja obrigatório, elas não devem substituir as luzes convencionais e nem ficar ligadas constantemente. Inclusive podem acabar gerando multas de trânsito caso sejam utilizadas de maneira incorreta.

Para que o condutor não corra o risco de ser multado, o farol de milha não deve ser usado em vias bem iluminadas, somente quando existe a ausência de iluminação pública. Além disso, por ser uma luz muito forte, ela não deve ser usada em pistas de mão dupla já que dificultam a visão do motorista que está dirigindo na pista oposta.

Se você ainda tem dúvidas sobre quando é permitido usar faróis de milha, temos um conteúdo completo aqui no blog que pode te ajudar.

Uma das principais vantagens do uso desse componente auxiliar é uma maior segurança não só para o condutor do veículo como para os passageiros e também para outros carros, motos, bicicletas e pedestres, principalmente para quem costuma pegar estradas com frequência na parte da noite.

farol de milha lateral

Farol de milha X farol de neblina

Assim como farol de milha, o farol de neblina também é um componente auxiliar, mas essa é a única semelhança entre os dois. Enquanto o de milha é usado em situações de baixa visibilidade causadas pela falta de iluminação, o de neblina é utilizado pela dificuldade na visão causada pelo clima, em situações de chuva, neblina ou queimadas.

O modelo de milha é posicionado nos veículos na mesma direção dos faróis comuns, sempre acima do para-choque, a mais ou menos 80 cm de distância do solo, direcionando a luz para frente. Já o de neblina é encontrado no para-choque dianteiro, a cerca de 30 cm de distância do solo e tem a sua luz mais curta direcionada para baixo e em formato de leque.

Falando em luz, a da versão de milha é na cor branca para que tenha um alcance maior, já a outra é na cor amarela para que não seja refletida nas partículas de neblina.

farol de milha

Tipos de lâmpada de farol de milha

Os tipos de lente, formatos e também materiais usados para a fabricação deste componente são variados. Alguns dos materiais mais usados são o alumínio, o plástico, a fibra de carbono e o aço. Além disso, o tipo de lâmpada também pode mudar bastante. Conheça os três mais usados:

Halógeno

Durante muito tempo as lâmpadas do tipo halógenas eram as mais compradas e facilmente encontradas no mercado, principalmente por causa do seu custo benefício e também da qualidade.

Mas atualmente ela já não é mais utilizada assim por causa da cor da luz, que é branca com um toque amarelado e acaba cansando a vista do condutor do veículo, principalmente quando usada em longas distâncias.

Cool Blue

O tipo de lâmpada Cool Blue é o modelo mais barato disponível no mercado, ainda mais se comparadas com as de Xênon. Elas têm o brilho até 20% maior que o da versão halógena e isso está relacionado com a cor da luz.

A luz é branca com tons azulados e é muito mais confortável para a vista do motorista do carro e também dos condutores que seguem na pista no sentido oposto.

Xênon

As lâmpadas de xênon são halógenas e bem mais fortes que as cool blue, por isso, a sua instalação é proibida podendo gerar até multa no valor de R$195,25 e penalidade de cinco pontos na carteira de motorista. Somente os carros com instalação de fábrica devem contar com esse tipo de iluminação.

Com exceção do modelo de xênon, as demais podem ser instaladas em qualquer veículo, mas para isso é indispensável contar com a ajuda de um bom mecânico para avaliar a parte elétrica e também fazer a instalação de maneira correta.

Gostou das dicas? Leia também o nosso conteúdo sobre sensor de estacionamento e aprenda com a Hipervarejo 5 passos para fazer a instalação!

Categorias: Saiba Mais

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.