Qual é o tipo de amortecedor ideal para o meu carro? 

Publicado por Hipervarejo em

A suspensão do carro é um dos mais importantes sistemas para o bom desempenho, segurança e conforto durante uma viagem. Passar por buracos e irregularidades na pista quando dirigimos é algo quase inevitável. Ao atravessar um trecho acidentado ou mesmo uma lombada, o comportamento do carro depende diretamente da suspensão. 

Os principais componentes da suspensão são as molas, braços e amortecedores que ligam o chassi às rodas do veículo. E é sobre o amortecedor que vamos falar hoje. 

No mercado existem diversos tipos de amortecedores, como já relatamos neste post, mas qual deles é o melhor para o seu veículo? 

Amortecedores hidráulicos 

O amortecedor convencional, também conhecido como amortecedor a óleo, ou hidráulico, utiliza lubrificante e ar para reduzir os impactos. Esse modelo permite uma rodagem mais suave e são indicados para motoristas que trafegam por vias mais acidentadas, sobretudo, se o carro for de pequeno porte, e carregar pouco peso. 

A desvantagem deste sistema é a formação de bolhas de ar no óleo, que compromete a eficácia do amortecimento. 

Amortecedor a gás 

Também conhecido como amortecedores pressurizados, ou a ar comprimido, esse modelo utiliza nitrogênio em sua composição, em substituição ao ar, no modelo anterior. Uma vantagem desse sistema em relação ao hidráulico, é que o gás e o óleo não se misturam, evitando a aeração, a corrosão e mantendo o desempenho. 

Com o amortecedor a gás o veículo apresenta maior estabilidade, além da condução ficar ais aderente em estradas menos acidentadas. Este modelo é ideal para veículos esportivos, ou veículos que transportam cargas mais pesadas. 

A desvantagem desse sistema é a maior rigidez da suspensão quando o veículo roda em vias mais acidentadas, deixando a condução desconfortável. 

Qual a marca de amortecedor mais confiável? 

Sem dúvidas nenhuma a COFAP é a marca mais recomendada por mecânicos. A marca está presente em todo o mundo a mais de 60 anos, e é referência em peças de suspensão. E aqui no Hipervarejo você garante os melhores preços em itens da marca. Confira as nossas melhores ofertas selecionadas para você. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.