Quais peças fazem parte do sistema elétrico do seu carro? 

Publicado por Hipervarejo em

O sistema elétrico ainda é complexo para muitas pessoas. Muito se fala sobre os sistemas de suspensão, embreagem e freios, mas quando o assunto é elétrica, a maioria das pessoas nem faz ideia de quão complexo este sistema é, e por isso, acabam se descuidando e tendo prejuízos. 

Continue a leitura e vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Quais peças fazem parte do sistema elétrico?

O sistema elétrico é responsável por alimentar todos os componentes eletrônicos dentro do veículo, e dar partida no motor a combustão, e no caso dos veículos elétrico, nem precisamos mencionar que ele é responsável por todo o funcionamento do veículo não é mesmo? 

Confira agora as peças que fazem parte do sistema elétrico do seu veículo: 

Bateria 

A bateria é a fornecedora da corrente elétrica que alimenta o carro. Isso também inclui os sistemas de ignição e de combustão, que são responsáveis pela iniciação da combustão necessária para o motor a funcionar. 

Alternador 

O alternador gera a energia necessária para que todos os equipamentos elétricos funcionem quando o motor estiver ligado. Ele também mantém a bateria carregada durante o uso. O alternador funciona como um carregador de celular, fornecendo energia para a bateria enquanto ela vai sendo gasta durante o período que o carro está ligado. Ele é acionado por uma correia ligada ao motor. 

Sistemas auxiliares e dependentes 

Os componentes dos sistemas dependentes precisam estar ligados o tempo todo ao alternador ou bateria para funcionar, como o rádio, faróis e etc. Já os auxiliares, são aqueles que se conectam por pouco tempo, como por exemplo, os vidros elétricos. Alguns dos componentes dos sistemas auxiliares e dependentes são: 

  • Computador de bordo; 
  • Luzes do painel; 
  • Sensores; 
  • Direção eletrônica; 
  • Injeção eletrônica; 
  • Câmeras de ré; 
  • Vidros elétricos e travas; 
  • Rádio e centrais de entretenimento; 
  • Alarmes; 
  • Faróis; 
  • Câmbio; 
  • Ar-condicionado, e muitos outros. 

Ignição e partida 

O sistema de ignição é responsável por manter o carro funcionando a todo momento, para que um motor a combustão funcione, ele precisa de faíscas, que são geradas pelas velas de ignição, que usam energia elétrica para executar tal tarefa. 

Já o circuito de partida, como o próprio nome já diz, é responsável por ligar o veículo. Quando o motorista dá a partida, a bateria envia energia para o motor de partida, que fica acoplado ao virabrequim, fazendo as peças se movimentarem. Esse movimento causa a explosão que faz o motor funcionar. 

Qual a marca a marca mais confiável de peças e componentes do sistema elétrico? 

Se está buscando produtos elétricos de confiança, está buscando a Gauss. A empresa, que tem mais de 30 anos de experiência, é especialista em peças para injeção eletrônica, ignição, elétrica e arrefecimento, para veículos leves, pesados, motocicletas, máquinas agrícolas e de construção. A empresa brasileira atua em todos os continentes do mundo, e além da sua fábrica no Brasil, também possui filiais na China e Alemanha. 

Para conferir as melhores promoções de itens Gauss, já sabe, né? Basta clicar aqui e conferir os melhores preços em produtos Gauss no Hipervarejo. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.