Sistema de ignição: Descubra os principais componentes. 

Publicado por Hipervarejo em

O sistema de ignição está presente em todos os veículos, dos antigos até os mais modernos. Mas se engana quem pensa que este sistema continua o mesmo, pois ao longo dos anos ele ganhou e perdeu componentes, se tornando mais sofisticado e eficiente. Se o sistema não estiver funcionando corretamente, todo o motor todo fica comprometido. Continue lendo que vamos te explicar melhor. 

Como o sistema de ignição funciona? 

O sistema manda uma faísca para câmara de combustão, fazendo o motor girar. Essa explosão ocorre quando a eletricidade vence a resistência do ar, gerando uma faísca na vela. Sendo assim, esse sistema é responsável pelo funcionamento de outros sistemas do motor que fazem o carro andar. 

Peças que fazem parte do sistema. 

Conheça todas as peças que fazem parte do sistema de ignição. 

Bateria: 

A bateria é responsável por alimentar todo o sistema elétrico quando o carro está desligado, e também por alimentar o sistema de ignição. Quando o carro está ligado, quem alimenta o veículo é o alternador

Bobina de ignição: 

A bobina funciona através de eletromagnetismo. Ela é composta pelo primário e o secundário. O primário é formado por um fio grosso de cobre levemente enrolado em um pino de ferro, já o secundário é formado por um fio mais fino, enrolado muitas vezes gerando uma tensão maior, que consegue gerar uma faísca com facilidade. 

Cabos e vela de ignição: 

O cabo de vela possui uma resistência que passa a centelha na tensão necessária para o funcionamento das velas. Ele leva a tensão direto para as velas, que são formadas por um contato, seguido por porcelana, que é um material isolante e resistente ao calor. 

Como o sistema de ignição funciona junto ao motor? 

Após gerar a faísca mencionada acima, essa faísca se mistura ao ar e ao combustível, levando o motor a combustão, é essa combustão que dá a força necessária para o motor girar. Quanto mais se pisa no acelerador, mais rápido a vela precisa gerar a faísca, e a peça que faz o controle dessa ação é o módulo de ignição. 

Qual marca escolher para o sistema de ignição do meu veículo? 

Com toda a certeza, nós do Hipervarejo indicamos a marca Gauss. A Gauss tem mais de 30 anos de expertise, produzindo peças para o sistema de ignição, injeção eletrônica, elétrica, arrefecimento para carros de passeio, SUVs, veículos de carga, motocicletas, máquinas agrícolas e de construção. E aqui no Hipervarejo nos temos as melhores condições de pagamento entrega para produtos Gauss, clique e confira. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.