Spread the love

O alternador é uma peça ideal em todos os veículos, no entanto, para que ele funcione bem é preciso escolher a voltagem ideal. Embora seja uma peça duradoura, o alternador pode necessitar de manutenção, sendo assim, é importante entender se a peça está trabalhando nas voltagens adequadas.

A partir do alternador, o carro consegue transformar a energia que é produzida pela rotação do motor principal do veículo, carregando sua bateria e permitindo com que todos os componentes elétricos do carro recebam a energia na quantidade correta para seu funcionamento.

O alternador também é importante para o veículo como um todo, pois, sem ele, seria preciso adquirir novas baterias para o carro constantemente, já que elas se esgotariam com facilidade.

Se você quer entender melhor sobre essa peça tão importante, continue a leitura, iremos explicar melhor o funcionamento completo do alternador e sua voltagem ideal.

motores-e-alternador-de-carro

Qual a voltagem ideal do alternador?

A voltagem ideal que o alternador precisa enviar à bateria varia muito do modelo de cada veículo, isso porque cada um conta com as peças específicas a partir de sua fabricante. No entanto, é preciso estar atento ao funcionamento das peças elétricas.

Para garantir que o alternador esteja sempre com a regulagem ideal é utilizado um regulador de voltagem – com ele é possível estabelecer a voltagem adequada que o carro está recebendo e assim, ainda conseguir evitar possíveis danos nos componentes elétricos do veículo por sobrecarga ou outros problemas similares.

O funcionamento geral do regulador funciona com uma variação de 10% a 15% de carga superior à carga de saída. Essa porcentagem resulta em uma média de voltagem ideal do alternador, que fica entre aproximadamente 13,5 e 14,5 volts.

Assim, como os giros do motor variam e podem sofrer instabilidades, o regulador mantém a voltagem média evitando possíveis danos em seu carro.

Essa média de voltagem é capaz de alimentar as necessidades elétricas do carro com tranquilidade enquanto o veículo e seu motor estiverem ligados. Já quando o veículo estiver desligado são os 12 volts da bateria que irão fornecer suporte elétrico para o veículo.

Quantos amperes carrega o alternador do carro?

Como mencionamos, o alternador de cada veículo e de cada fabricante é muito variável e sofre diversas alterações. Assim, dependerá de cada modelo e dos opcionais de cada veículo.

No entanto, em veículos mais básicos, a média de carregamento é de 50 a 60 ampéres por hora utilizando uma bateria de, em média, 60 a 70 ampéres.

Esses são os valores básicos. Quanto mais completo o veículo, maior será o valor, isso porque a demanda vinda dos equipamentos e acessórios do veículo requer bastante energia – e é o alternador que supre essa necessidade.

Desse modo, é importante escolher sempre o melhor modelo de bateria e de alternador adequado para cada veículo, para prevenir quaisquer problemas com compatibilidade que podem prejudicar o seu automóvel.

motor-e-alternador-veiculo

O que acontece quando o alternador carrega demais?

Se o alternador for carregado em sobrecarga, pode ser que haja danos a alguns componentes elétricos do carro, uma vez que irão sofrer uma carga já recebida pelo alternador anteriormente.

Para evitar isso, você precisa realizar revisões periódicas para confirmar se tudo no veículo está funcionando normalmente, em especial o regulador do alternador.

Além da sobrecarga, é importante se atentar a temperatura do veículo, pois o aquecimento elevado da peça pode causar problemas maiores.

O aquecimento da peça é normal devido aos giros constantes e todo o trabalho que ela possui para gerar energia, no entanto, se você perceber que o alternador está esquentando muito, é preciso procurar suporte profissional para receber o auxílio adequado.

Um profissional irá verificar o estado da peça e de seus componentes como, placa, estator e rotor. Assim, você garante que o automóvel irá funcionar sem riscos. O mesmo vale para as sobrecargas.

Como saber se o alternador está funcionando corretamente?

Para saber se o alternador está funcionando adequadamente, você pode começar conferindo o estado do veículo, buscando entender cada detalhe do que está acontecendo. Para isso, inicialmente, verifique se a correia está bem tencionada sobre a peça e, caso perceba que ela está frouxa, use o tensionador para apertá-la.

Depois, coloque o veículo em funcionamento prestando atenção em seu painel, se realmente houver problemas na parte elétrica, um sinal de alerta com o formato de uma bateria será aceso, mostrando que algo está errado e precisa ser consertado.

Há também a opção de uso de um voltímetro na bateria do carro que mostra se a peça está recebendo a voltagem necessária para funcionar.

Você também pode mensurar a voltagem aproveitando o carro ligado, basta manter o motor em uma rotação média de 2.000 rpm. É o suficiente para impulsionar o carregamento da bateria, evitando que ela descarregue.

Atente-se ao contato direto com os polos da bateria, pois você pode se machucar.

Verifique se o voltímetro irá apresentar valores de até 13 volts. Se os valores forem instáveis, deve ocorrer uma oscilação de, em média, 13 a 14,5 volts, conforme mencionamos acima.

Caso você perceba que mesmo com a aceleração os valores não oscilam ou sobem, o alternador está com sua funcionalidade comprometida.

Mesmo assim, o mais recomendado é procurar um técnico especializado para que seja feita uma análise e revisão aprofundada do veículo.

Viu só como com alguns passos é possível identificar o que está acontecendo com o seu veículo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre o funcionamento do alternador, afinal, essa é uma peça muito importante.

Aproveite a leitura para conferir nosso post sobre quanto tempo dura a bateria de um carro e saiba o momento ideal para fazer a troca da sua.

Até mais!

Marketing em Hipervarejo/Fortbras
A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios deinformações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.
Marketing
Últimos posts por Marketing (exibir todos)

Marketing

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *