Para que um carro funcione são necessárias diversas peças trabalhando em conjunto. Sem uma bateria, é impossível que um veículo saia do lugar. Para que você não seja surpreendido, descubra quanto tempo dura uma bateria de carro e saiba quando é o momento certo de fazer a troca.

Assim como diversos produtos, as baterias automotivas tem um período de validade que pode variar para mais ou para menos dependendo de como o carro é utilizado. Você sabia que mesmo se um veículo fica por um período sem uso, a bateria é consumida e isso pode contribuir para que ela acabe mais rápido?

Outros dispositivos como som e faróis também podem contribuir para uma menor vida útil da bateria. A qualidade da marca do produto também pode interferir nisso, então é importante investir em uma bateria de qualidade.

presilhas de energia na bateria

O que é e para que serve uma bateria de carro?

A bateria é responsável pelo funcionamento de toda a parte elétrica de um veículo. Sem ela o carro não anda! É a bateria que guarda energia elétrica e distribui para o carro, tanto quando ele está desligado, quanto quando ele é ligado e está em movimento.

Solução de ácido sulfúrico ou eletrólito, placas negativas e positivas de chumbo e separadores, são alguns dos componentes de uma bateria de carro, eles ficam armazenados dentro de uma caixa resistente de plástico. Na maioria dos carros as baterias ficam localizadas abaixo do capô, em outros modelos, como as Mercedes-Benz SLK, elas podem ficar na parte de trás de um dos bancos.

Os separadores são responsáveis por evitar curto circuitos e também facilitam a passagem da corrente elétrica entre a bateria e os componentes do veículo. A bateria é responsável por acionar o motor de partida quando a chave é girada na ignição.

Após o ligamento do carro, o alternador carrega a bateria para que ela continue a levar energia para todos os componentes elétricos, como faróis, ar condicionado e som.

As baterias têm tamanhos e amperagem variados, dependendo do tipo e modelo do veículo. As amperagens mais comuns são de 45 a 100, mas também existem modelos menores, com amperagem entre 35 e 36.

Carros de passeio, independente da marca, necessitam de baterias com 12 volts. Já os veículos de grande porte como ônibus e caminhões de carga precisam de voltagem dobrada, com 24V.

Alguns modelos de carro contam com componentes que ficam em modo stand by, mesmo se ele estiver desligado, como o rastreador e o alarme. Tudo isso também consome a bateria.

Qual o tempo de vida útil de uma bateria automotiva?

O tempo que dura uma bateria de carro pode variar entre 2 a 5 anos, dependendo de alguns fatores como marca e qualidade do produto, sistema elétrico e até mesmo condições climáticas, como frio e chuva.

A maioria das baterias dura em média de 2 a 3 anos, mas existem alguns modelos que podem ter a durabilidade estendida por até 5 anos. Se você é daquelas pessoas que não costuma conhecer ou não entende muito sobre marcas, o preço pode ser um fato para levar em consideração na hora da compra.

Dependendo do carro, o valor pode variar bastante, em média, uma bateria para modelos populares como HB20, Kwid, Ford Ka e Ônix estão disponíveis a partir de R$300,00.

Então se encontrar no mercado um produto com um valor bem abaixo, provavelmente, ele pode não ter uma qualidade muito boa e o barato pode sair caro.

bateria de carro

Fatores que influenciam na durabilidade da bateria

Mesmo com o tempo médio de durabilidade garantido pelo fabricante, algumas baterias podem ter baixa durabilidade por conta de diversos fatores como:

  • Carro sem uso durante um longo período de tempo

Se engana quem pensa que deixar o carro parado e desligado por muito tempo é uma boa maneira de economizar bateria. Pelo contrário, se um veículo fica pelo menos um mês sem ser ligado, a bateria pode acabar descarregando por falta de uso. Leia o nosso post sobre carros parados há muito tempo na garagem e entenda o que acontece!

A estrutura do carro em si consome bateria, mesmo se ele não estiver ligado. Então, se você for fazer uma viagem longa, por exemplo, e o carro precisar ficar na garagem parado por pelo menos um mês, é ideal que você chame alguém para ligar o automóvel de 5 a 10 minutos com uma certa frequência. Assim você garante o bom funcionamento da bateria, mesmo que o carro não saia da garagem.

  • Condições climáticas

O clima influencia consideravelmente na vida útil de uma bateria automotiva, principalmente o calor ou frio extremos. Quando o tempo esfria ou esquenta demais, a bateria exige uma força de energia muito maior e isso acaba impactando na sua durabilidade.

Nos períodos de muita chuva e baixas temperaturas a retração das peças acabam causando uma sobrecarga de calor, já nos dias de verão, o calor pode alterar a reação interna da bateria e isso pode contribuir para a corrosão das ligas de chumbo.

  • Uso de dispositivos elétricos

Carros que contam com dispositivos elétricos como vidros, ar condicionado, faróis, sistema de som e lâmpadas internas tendem a consumir muito mais bateria. Então, se você costuma usar esses dispositivos com frequência, a durabilidade da sua bateria será bem menor em relação a um carro que não tenha ar condicionado, por exemplo.

Evite deixar esses dispositivos ligados enquanto o veículo está desligado, para que a peça tenha um desgaste menor e a bateria não descarregue. Muitos possuem dúvida sobre o que fazer quando a bateria descarrega, continuamos esse assunto em outros post, confira!

Quando devo trocar a bateria?

Quando a vida útil da bateria do carro começa a chegar ao fim, o automóvel passa a apresentar alguns sintomas. Então, você deve estar sempre atento para que não seja pego de surpresa. Veja alguns sintomas para saber quando fazer a troca da peça:

  • Luz fraca ou oscilação;;
  • Dificuldade para fazer o ar condicionado esfriar ou o aquecedor esquentar;
  • Problemas no sistema de injeção de combustível;
  • Falhas no sistema elétrico em geral;
  • Luz do painel acesa;
  • Problemas para ligar o carro.

Caso o carro não ligue de jeito nenhum, muito provavelmente a bateria encerrou a sua vida útil.

sinalização de bateria no painel

Gostou das dicas? Agora vai ficar muito mais fácil saber quando é o momento certo de trocar a bateria por uma nova. Mas lembre-se, por conta dos componentes químicos, a bateria não deve ser jogada em lixos comuns.

Para mais informações sobre o universo automotivo, continue acompanhando o nosso blog e aproveite para ler o post sobre embreagem dura e descubra como evitar e como fazer a manutenção. Até o próximo post!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *