Spread the love

Provavelmente você já passou pela triste situação de deixar o carro com os faróis ligados por esquecimento, ouvir rádio sem ter ligado o motor, passar à noite com as luzes internas acesas, já sabe como termina essa história, né?

Exatamente, bateria descarregada. Esse imprevisto é muito comum, mas se acontecesse hoje, você saberia o que fazer?

Se a resposta foi não, você está no lugar certo, neste post vamos dar algumas dicas para te livrar desse sufoco desde já.

Bateria descarregada: Bateria automotiva.
Bateria automotiva. Via: Google imagens

Claro que a manutenção preventiva é sempre a melhor solução, pois evita que qualquer situação inesperada venha acontecer.

Mas se mesmo assim sua bateria te deixou na mão, bem na hora que você mais precisou, fique calmo, existe sim algumas soluções temporárias que vão fazer seu carro reviver.

Chupeta

Bateria descarregada: Como fazer Chupeta
Como fazer Chupeta. Via: Google imagens

Para fazê-la você vai precisar de um cabo para transmissão de carga, e outro carro.

É sempre bom ter esse cabo dentro do carro, vende em loja de peças automotivas e postos de gasolina, custa aproximadamente 40 reais.

Agora com tudo por perto, a pergunta deve ser: como que eu faço a chupeta? É bem fácil, coloque a ponta do cabo no polo positivo da bateria arriada para depois colocar o cabo no polo positivo na bateria auxiliar.

Repita o mesmo processo na parte do polo negativo e comece sempre pela bateria arriada.

Na maioria das vezes, o cabo tem duas cores, preto e vermelho, isso serve para te ajudar na hora de plugar os cabos na bateria.

Se você ligou uma ponta vermelha no polo positivo da bateria arriada, ligue a mesma ponta vermelha no polo positivo da bateria que está servindo de carga.

E se ainda tem dúvidas dá uma olhada nesse vídeo que a UOL Carros postou lá no canal deles.

Aprenda como fazer a “chupeta”. Via: Canal UOL Carros

Empurrãozinho

Bateria descarregada: Pessoas Empurrando o carro
Pessoas Empurrando o carro. Via: Google imagens

Se não tem nenhum outro carro por perto que possa fazer chupeta, o trabalho será braçal mesmo.

Se estiver em uma ladeira ficará mais simples, irá fazer da seguinte forma, ponha o veículo em ponto morto, acione o contato e solte o freio de mão, assim o carro começará a andar sozinho.

Mas se não tiver morro, convoque seus passageiros a empurrarem o carro até que ele ande.

Quando atingir a 10km/h, pise na embreagem e engate a segunda marcha, solte a embreagem normalmente e o motor dará partida.

Bateria descarregada:  Carro na estrada.
Carro na estrada. Via: Google imagens

Agora já com o carro ligado, largue o celular e dirija com responsabilidade direto para o mecânico mais próximo para resolver o problema da bateria.

Enfim, fique de olho na parte elétrica do seu carro, temos um artigo aqui no blog com Dicas de revisão.

E conte aqui no comentário suas histórias com bateria descarregada.

Marcelo Quintão em Coordenador de Marketing Hipervarejo/Fortbras
A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios deinformações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.
Marcelo Quintão
Últimos posts por Marcelo Quintão (exibir todos)

Marcelo Quintão

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Amanda · 22 de novembro de 2019 às 11:47

Justo o que eu procurava sobre baterias automotivas bh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *