Pneu de Moto: saiba escolher o melhor

Publicado por Hipervarejo em

Compreender as características e especificações de pneu de moto, não é um trabalho difícil. Mas quando saber a hora de trocá-lo? Como saber qual o pneu correto para minha moto? Essas são dúvidas comuns que podem aparecem quando se trata de pneus.

E a situação pode ficar apertada se você for parado em uma blitz e sua moto for apreendida devido a irregularidades no pneu. Mas pode ficar tranquilo, existem respostas para todas as dúvidas e solução para as situações de aperto.

Pensando nisso, que preparamos este post especial com dicas de manutenção e uma orientação de como comprar o pneu de moto correto.

Imagem | Via: Google

Como escolher o pneu de moto certo?

Para facilitar a compreensão, separamos para você uma lista com os aspectos que devem ser levados em conta na hora de trocar o pneu.

Características e Especificações

O fato é que para cada tipo de moto e uso existe um pneu ideal. As motos que vem de fábrica já vem acompanhadas com pneus que atendem as características da motocicleta, ambiente, desempenho coerente com o uso, durabilidade e fatores estéticos.

Quando a primeira troca deve ser realizada, todos esses fatores devem ser levados em consideração. Para facilitar, é fundamental observar os números da lateral do pneu, pois são eles que indicam as características estruturais e limitações de uso do pneu de moto.

Em caso de dúvidas para interpretar esses códigos, consulte o manual do proprietário da moto e leia as especificações do fabricante.

Pneus Compatíveis

Sempre use pneus dianteiros e traseiros compatíveis. Evite usar marcas ou modelos diferentes, pois pode tornar sua moto instável nas vias e comprometer a pilotagem, uma vez que o ambos não foram feitos para trabalharem juntos.

Desempenho ou Economia

O que mais é importante para mim: economia ou desempenho? Sempre faça essa pergunta e tenha certeza do que procura no pneu de moto. Se gosta pegar uma estrada, a condução é esportiva, sendo assim, procure performance. Se for uma pilotagem mais tranquila em vias urbanas, priorize a durabilidade.

Marca

Dê prioridade para uma marca que te ofereça qualidade, garantia e que comprove o uso de material de primeira linha. Assim, você não terá surpresas desagradáveis e não colocará sua segurança em risco. Por isso, pesquise, pergunte e se informe sobre desempenho e durabilidade, para que não haja dores de cabeça e no bolso.

Pneus Remold Fuja de pneus remodelados. Apesar do baixo custo, sua qualidade é duvidosa. Além disso, eles apresentam alto risco e são proibidos por lei. Fique atento e não caia na falácia dos pneus remold.

Manutenção do pneu de moto

O pneu de moto é fabricado com materiais mais sensíveis que os dos pneus de carro, por isso sofrem mais desgastes. A manutenção dos pneus de moto é muito importante e deve ser realizada regularmente para garantir a segurança.

A vida média de um pneu de moto dura 15 mil km, porém a vida útil do pneu irá depender do tipo de via em que você circula, condições atmosféricas, características da motocicleta e estilo de pilotagem.

Para fazer uma boa manutenção dos pneus, é necessário realizar uma calibragem pelo menos uma vez na semana, para manter a qualidade e segurança no uso dos pneus.

Vale checar sempre a profundidade dos sulcos dos pneus e a TWI (Tread Worn Indicator – Indicador de Desgaste) na banda de rodagem dos pneus. Se a medição do sulco estiver indicando 0,8 mm e na especificação do pneu a medida for menor, quer dizer que seu pneu está desgastado e precisa ser trocado.

Outra dica valiosa é nunca aplicar nenhum produto para deixar brilho na borracha do pneu. Normalmente, esses produtos são feitos à base de óleos e ceras que podem escorrer para a banda de rodagem do pneu e tornar a pilotagem perigosa, além de deteriorarem a borracha reduzindo a vida útil do pneu.

Nunca se esqueça de fazer uma manutenção regular na sua moto com um profissional qualificado em uma oficina mecânica, para evitar grandes problemas no futuro. Precisando comprar pneu de moto barato e bom, acessa lá a Hipervarejo! Você encontra modelos de alta qualidade e performance para sua moto.

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos e qualquer dúvida, deixe nos comentários que te ajudamos!

É um amante de motos, mas curte também carros esportivos? Não esqueça de olhar nosso último post e confira os modelos de SUV mais irados do mundo automotivo. Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.