Motor de Arranque com Problemas? Saiba Como Identificar.

Ligou o carro e escutou um barulho estranho no motor de arranque? Este artigo é para você. 

Existem diversos fatores que garantem o funcionamento correto do veículo, desde a carroceria até as rodas. Porém a condição do motor é um dos (se não o mais) importante, pois ele é responsável pela movimentação. 

O motor de arranque é responsável pela inicialização do veículo. Também conhecido como motor de partida, é a peça principal que faz o motor dar os primeiros giros, saindo da inercia. Um problema nesta peça pode comprometer todo o funcionamento do veículo. 

Se o seu motor está dando algum sinal de defeito, não se preocupe, geralmente estes problemas são fáceis de resolver. Quer entender mais sobre o funcionamento desta peça e sua manutenção? Então acompanhe. 

 

O que é e como funciona o motor de arranque?

Diferente da maioria dos componentes do motor, o motor de arranque é uma peça elétrica. 

A peça fica localizada entre o volante e a caixa de câmbio. Como a sua utilidade se dá apenas no momento da partida, seu desgaste é mínimo. Temos então uma peça de baixa manutenção e alta durabilidade. 

Porém esta é uma peça de alto custo, então não podemos negligenciar os cuidados básicos, como: 

Não deixar a chave virada por muito tempo quando der partida. 

Não acionar o motor de arranque quando o carro já estiver ligado. 

Como já mencionamos, o motor de arranque é responsável pelos primeiros movimentos do motor, quando este se encontra parado. Ele é alimentado por dois cabos, o positivo, ligado diretamente a bateria, e o negativo, ligado a carroceria do automóvel e é acionado quando o condutor gira a chave de forma total. Para que o movimento aconteça, é necessário que haja muita força para vencer a compressão dos cilindros.  

 

Para uma rotação eficiente, são necessários alguns pontos:

  • atrito nos mancais; 
  • temperatura externa; 
  • taxa de compressão; 
  • componentes móveis; 
  • tipos de óleo lubrificante; 
  • número de cilindros; 
  • tipo de preparação da mistura ar-combustível. 

 

O motor de arranque é composto por nove peças, sendo elas: 

  • Suporte dianteiro, que tem como finalidade fixar o motor de partida no carro e sustentar todo o conjunto girante. 
  • A chave magnética, que faz o pinhão avançar. 
  • O conjunto de comando realiza a transmissão do movimento de translação ao longo do eixo para o arrastador e, assim, garante o retorno do arrastador ao fim da partida do motor. 
  • A função do indutor é basicamente criar um campo magnético, com o intuito de girar o induzido. 
  • Induzido é o componente que gira o pinhão por meio de um campo magnético de repulsa, ou seja, é um campo que repele as cargas. 
  • O porta-escovas agrupa e direciona as escovas, viabilizando uma força de contato mecânico entre as escovas e o coletor do induzido, permitindo, assim, a passagem de corrente. 
  • O mancal traseiro viabiliza a proteção do induzido e o centraliza. Ademais, ele faz a sustentação do conjunto girante. 
  • O impulsor tem como finalidade transmitir a força inicial para o motor. A partir do momento que a velocidade do motor fica maior do que a do motor de partida, o pinhão gira de forma livre, fazendo a sua função. 

 

Outras recomendações para condutores e mecânicos:

  • Não permaneça com a chave girada por mais de 10 segundos se o motor não responder. O ideal é que se espere por cerca de dois minutos, tempo suficiente para que o motor resfrie, e só depois tente ligar o carro novamente. 
  • Não é recomendado a reutilização de peças, ou seja, peças usadas, paralelas ou recondicionadas, mesmo que apresentem preços mais atrativos no mercado. 
  • Não se deve, em hipótese alguma, lavar as peças do motor. O ideal é que utilize apenas um pano seco, só para retirar o excesso de sujeira; 
  • Busque um profissional especializado e competente na área, pois além da avaliação do motor, é preciso haja uma verificação do sistema elétrico do automóvel e da chave de ignição. 

A oferta por réplicas ou peças recondicionadas é grande. Consequentemente, os consumidores acabam sendo atraídos pelo seu preço mais em conta, que é mais barato do que as peças originais. 

Porém, o barato pode acabar saindo mais caro depois. Isso porque a chance do seu carro ser danificado por causa dessa escolha é muito maior, tendo que gastar depois com trocas pelas próprias peças originais que deveriam ter sido compradas antes. 

Logo, não se deixe enganar pela oferta do mercado, seja consciente no momento da compra e entenda o que oferece os melhores benefícios para você e seu veículo. 

 

Quais os sinais de problemas no motor de arranque?

Motor Cansado

O desgaste avançado das escovas é o problema mais recorrente. Quando este problema ocorre o motor dica com uma sensação pesada ao ligar, como se o automóvel ficasse “cansado”. 

Este problema, apesar de complexo, é o procedimento mais barato que pode ser realizado em um motor de partida. 

 

Estalo ao Ligar

Assim que o condutor gira a chave na ignição, escuta um estalido metálico bem alto. Após isso o motor não liga e não dá mais nenhum sinal, além do estalo ao tentar ligar. 

Esse problema ocorre quando a solenoide não consegue conectar as engrenagens do pinhão com as do volante do motor. Para solucionar é necessário um novo solenoide. 

 

Ruído na rotação

No momento da rotação, o condutor nota um ruído, e o carro não responde. Neste caso o pinhão, com as engrenagens gastas, está girando descontroladamente e não consegue atracar ao volante do motor. 

Para solucionar é necessário trocar o pinhão (também conhecido como (bendix). 

 

Induzido cansado

Os sinais aparentemente são os mesmos do motor cansado, porém aqui a causa é outra. A causa deste problema é o induzido, que por já estar desgastado, não consegue manter o campo magnético, prejudicando o funcionamento dos ouros componentes.  

Mais uma vez a solução é a troca da peça, desta vez, o induzido. 

 

Falha generalizada

Ao girar a chave o silencio total indica a falha geral no motor de arranque. Neste caso, todo o motor deve ser trocado. 

Fique atento: bateria descarregada ou mau contato da fiação também podem causar o problema. 

 

Apenas as luzes se acendem

Após a partida, as luzes do painel se acendem, mas o motor não dá sinal. Este problema pode estar ligado a várias causas, inclusive na bateria.  

Se mesmo após a “chupeta” o carro não ligar, há uma grande chance de o defeito estar no motor de arranque. 

 

Como fazer um teste no motor de arranque?

Bateria

Confira a limpeza dos terminais, a tensão e se há mau contato. 

 Acionamento do pinhão

Acionou a chave magnética e escutou um estalo? O pinhão foi acionado corretamente. 

 Fiação

Verifique todos os isolamentos dos fios, e se não há falhas. Um curto-circuito pode danificar muitos outros componentes. 

 Fusíveis e Relés

Basta verificar cada uma das peças. 

Escovas

Verifique se há desgaste nas escovas. Como citado acima, o desgaste nesta peça impede que o motor funcione corretamente. 

 Pinhão

Se os dentes do pinhão estiverem desgastados, provavelmente os dentes do volante também estão. 

 

De uma forma mais objetiva e simples, devemos lembrar que a escolha por um profissional capacitado e confiável é uma parte extremamente importante. O seu automóvel é um investimento e ninguém deseja ficar na mão quando se trata de prejuízo. Por mais que seja um procedimento fácil de ser executado, é necessária muita cautela e responsabilidade. 

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