Revisão de férias, a importância de revisar a embreagem.

Publicado por Hipervarejo em

A importância da revisão da embreagem para viagens longas

Geralmente, as pessoas passam dias, semanas ou até mesmo meses planejando suas viagens de férias. Escolhem as cidades, os pontos turísticos, os hotéis e os trajetos que farão para poder usufruir da melhor maneira possível cada minuto do seu tempo de descanso.

Mas, em muitos casos, se esquecem de cuidar da manutenção preventiva do veículo. Só entenderão a importância dela quando pegarem um engarrafamento e o motor superaquecer, precisarem dos freios e eles falharem ou quando o mau funcionamento  da embreragem e a passagem das marchas forçar uma parada no acostamento. Nessas situações, já terá sido tarde demais.

A revisão como prevenção de acidentes e quebras

Se nas cidades um carro quebrado causa transtorno, piora o trânsito e aumenta o estresse, a situação se torna mais perigosa em uma estrada. Os fatores que contribuem para isso são:

  • veículo mais pesado com as bagagens e pessoas;
  • crianças e familiares como passageiros;
  • altas velocidades;
  • lugares distantes dos serviços de socorro;
  • imprudência e imperícia de outros motoristas.

Assim, um problema em um componente pode comprometer a direção do veículo ou dificultar a reação do condutor a algum perigo que surja no trajeto. Em uma estrada, essa situação leva facilmente a um acidente com resultados muito ruins.

Embreagem

O sistema de embreagem é o responsável por desacoplar a caixa de câmbio do giro do motor para que as marchas possam ser trocadas com suavidade. Ele tem uma vida útil relativamente longa, passando dos 100 mil quilômetros rodados com facilidade. Porém, o estilo de condução do motorista e a realização de manutenções preventivas influenciam muito nesse tempo.

A revisão do conjunto de embreagem deve ser feita em uma oficina mecânica, pois é preciso desmontá-lo. Sinais como dificuldade de acoplamento (embreagem patinando), pedal duro, trepidações e ruídos ao acioná-lo ou soltá-lo são exemplos de indicativos da necessidade de manutenção.

Assim, aproveite a revisão do carro para pedir ao seu mecânico de confiança que dê uma olhada nas condições do conjunto. A troca de algumas peças — como rolamentos e cabo de acionamento —, a limpeza e a lubrificação do sistema normalmente bastam para deixar a embreagem como nova.

Porém, caso seja constatado um desgaste acentuado, o melhor é trocar o conjunto de disco e platô. Não vale a pena arriscar sair em uma viagem mais longa com a embreagem perto do fim de sua vida útil.

Como deu para perceber, a revisão para viagens longas é essencial para que você possa pegar a estrada com seu automóvel e aproveitar as férias em família ou com os amigos com tranquilidade. No entanto, por ser um serviço complexo, o melhor é levar o veículo com antecedência ao mecânico de sua confiança, evitando, assim, surpresas desagradáveis durante o trajeto.
Fonte: https://blog.fras-le.com

 

Você sabia que no Hipervarejo você conta com uma grande variedade de Kits Embreagens da marca ZF, SACHS E TRW? Confira nos links abaixo.

www.hipervarejo.com.br/sachs
www.hipervarejo.com.br/trw

 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.