O motor de arranque parou? Como evitar que isso se repita?

Publicado por Hipervarejo em

Já passou pela situação desconfortável de tentar dar partida no veículo, mas o mesmo não ligar?

Pois é, isso pode indicar que o motor de arranque está com defeito e parou de funcionar.
Também chamado de motor de partida, esse componente é essencial para o funcionamento do seu veículo. Ele é o responsável por impulsionar o motor a combustão a sair do seu estado de inércia e iniciar o movimento.

Como funciona o motor de arranque?

O motor de arranque está posicionado entre o volante do motor e a caixa de câmbio, e é conectado à bateria. Ao acionar a chave na ignição, é um campo magnético que faz com que a bobina e o induzido comecem a se movimentar.

Em seguida, o solenóide (ou chave magnética), quando energizado, pressiona a mola de engrenamento e o pinhão (também chamado de bendix). Esse por sua vez já está girando, se conecta à cremalheira do volante do motor, que também começa virar. Assim, o motor principal começa a se movimentar, dando seus primeiros giros.

Quando acontece a primeira combustão, o motor de partida para de funcionar e seu trabalho está cumprido. Ao todo, este processo leva, em média, 3 segundos.

Esse sistema elétrico de partida foi inventado há pouco mais de 100 anos, nos Estados Unidos, em carros Cadillac. Antes disso, o arranque era feito de forma manual com uma manivela. Essa peça ficava posicionada na parte frontal do veículo e era pesada, exigindo muita força para fazer com que ela girasse.

Quais sinais que o motor de arranque está com problemas?

Antes que o motor de partida falhe, é possível identificar alguns sinais que ele está com problemas. Fique atento se o seu carro apresenta alguns dele, como:

1. Estalos durante a ignição
Se o motor a combustão não ativar após o escutar os estalos, o defeito pode estar na chave magnética. Neste caso, o campo magnético é produzido, mas o solenóide não está conseguindo mantê-lo.

2. Ruídos que indicam o acionamento do motor elétrico, mas o motor a combustão não liga
Neste caso, o pinhão não consegue encaixar no volante do motor e fica girando sozinho. Esta situação pode acontecer porque a peça está desgastada ou a chave magnética não está acionando a mola para que o pinhão se encaixe à cremalheira.

3. Partida demorada
Este problema pode indicar que as escovas estão gastas. Esse componente é responsável pela condução de energia para o induzido. São feitas de carvão e, quando estão desgastadas, a partida fica mais demorada.

O induzido desgastado ou pinhão preso a cremalheira também deixam a partida mais longa.

4. O carro não liga
Se, ao girar a chave, não houver nenhum barulho ou sinal de atividade, é muito provável que o todo o motor de arranque esteja comprometido e sua troca seja necessária.

Bateria descarregada ou com mau contato da fiação também são causas para o carro não ligar. Neste caso, não é possível transmitir a corrente elétrica para o motor de arranque.

Caso você perceba algum desses sintomas, agende uma revisão com seu mecânico de confiança com rapidez.

Como evitar que o motor de arranque te deixe na mão?

O uso correto do motor de arranque evita que o mesmo estrague e ainda prolonga sua vida útil. Por isso, tome alguns cuidados essenciais.

Nunca gire a chave na ignição após o carro já estiver em funcionamento. Essa prática faz com que o pinhão tente se encaixar na cremalheira novamente, que já está em movimento. Com isso, desgastamos e, até mesmo, danificamos a peça. Outro risco é poder gerar impactos na sua carcaça e ainda afetar outros componentes do motor.

Tentar acionar o motor por mais de 10 segundos ou fazer várias tentativas seguidas também é muito prejudicial para o motor.

Caso isso aconteça, aguarde cerca de dois minutos entre os giros da chave. O esforço contínuo pode superaquecer as peças e queimar os componentes elétricos.

Além disso, não deixe de realizar manutenções preventivas no seu veículo. As fabricantes indicam no manual de cada carro o intervalo de quilometragem adequado para realizar as manutenções, geralmente a cada 10.000km. Caso não atinja a quilometragem recomendada, vá ao mecânico pelo menos duas vezes ao ano.

Fonte: https://www.instacarro.com

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