Kit Embreagem: 4 problemas comuns e cuidados que deve ter

Publicado por Hipervarejo em

A embreagem é uma das partes mais importantes de qualquer carro. Portanto, é importante estar atento aos problemas mais comuns que isso pode apresentar, pois pequenas preocupações que não são identificadas no início podem se desenvolver e, eventualmente,afetar todo o veículo.

Neste artigo, você aprenderá a identificar os problemas mais comuns do carro e quais cuidados tomar para a manutenção do seu carro.

1 – Embreagem travando

Esta é uma questão básica a ser observada, pois uma embreagem travada pode colocar em risco a segurança de você e de outros passageiros no veículo, pois dificulta a troca de marchas.

Nestes casos, nem sempre é necessário substituir todo o kit de acessórios. Muitas vezes, uma simples troca de rolamento de entrada é suficiente para corrigir o problema, o que pode economizar custos de substituição de peças.

No entanto, se o veículo já apresenta esse problema há algum tempo, o mais recomendado é fazer uma análise minuciosa para se certificar de que outras peças do sistema de embreagem não tenham sido comprometidas.

Com a manutenção preventiva, preocupações como essas podem ser evitadas, já que prevenir é sempre mais econômico do que consertar o que já foi danificado.

2 – Quando ela está deslizando

O deslizamento da embreagem é um dos erros mais comuns causados ​​pelo desgaste da embreagem. Isso acontece quando o disco não consegue mais travar devido a danos ou mesmo excesso de fluido e resíduos, como óleo e graxa.

Este é um problema sério que precisa de atenção imediata. Pode ser determinado quando o motorista pressiona a embreagem e o pedal não retorna à sua posição.

Se isso acontecer em subidas ou descidas, a tração do veículo pode ser afetada e há risco de acidente.

A solução ideal para este tipo de problema é a substituição completa da embraiagem. Pode ser um reparo de alto valor, mas nada se compara a dirigir com segurança com um carro em perfeito estado de funcionamento.

3 – Pedal “duro”

Esse erro pode ser observado quando a embreagem é pressionada, mas na maioria dos casos é algo simples de corrigir. Substituir o cabo da embreagem costuma ser suficiente para corrigir o problema, um serviço que costuma ser barato.

Desgaste ao longo do tempo e componentes não lubrificados são as principais causas deste tipo de falha levando à ruptura do cabo da embreagem.

Outra possível causa é um disco empenado, resultando na necessidade de substituir toda a embreagem. Portanto, a melhor recomendação é sempre consultar um mecânico que possa estabelecer um diagnóstico mais preciso.

Quanto mais cedo isso for feito, menor será o risco de incorrer em uma grande perda.

4 – Embreagem com ruídos

Como o sistema de embreagem é silencioso, o ruído excessivo é incomum e pode ser um mau sinal.

Observe que, além do ruído, há dificuldades na hora de trocar as marchas, como quando o veículo está “recheado”. Esta pode ser uma das possíveis razões para o ruído.

Outra causa de ruído no sistema de embreagem está relacionada à existência de problemas no pedal da embreagem, ou mesmo desgaste dos mancais, que podem não funcionar mais como deveriam.

Possivelmente a melhor solução para este problema seja, para outras peças, substituir a embraiagem completa.

Os principais cuidados que você deve ter com a embreagem

Agora que você já sabe quais os principais problemas que a embreagem pode apresentar, fique atento para os cuidados necessários de maneira a evitar que eles apareçam. Confira a seguir.

Só use se necessário

Alguns vícios na direção podem ser os responsáveis pelo surgimento de problemas no veículo, como quando se usa o pedal da embreagem sem haver necessidade.

Isso potencializa o desgaste de todas as peças que fazem o sistema funcionar, diminuindo sua vida útil e adiantando o processo de troca dos itens.

Além disso, esse hábito pode levar ao superaquecimento do motor, o que é mais comum do que se imagina. Sendo assim, evite dirigir com o pé encostado sobre o pedal de embreagem.

Estar atento ao próprio comportamento no volante é parte fundamental dos cuidados necessários para não ter dores de cabeça e prejuízos no futuro.

Pise até o fundo no pedal

Quando o uso da embreagem for absolutamente necessário, lembre-se de pressionar totalmente o pedal. Isso é necessário para que as molas liberem a pressão, permitindo que os discos se afastem e permitindo a engrenagem adequada.

Quando os discos não estão apertados o suficiente, a engrenagem “salta” quando engatada. Para evitar que isso aconteça, é fundamental e fundamental usar o pedal da embreagem corretamente.

Não queime

A expressão “queimar a embreagem” é bastante comum e diz respeito ao ato de acelerar o carro sem tirar totalmente o pé do pedal correspondente à embreagem.

Isso leva ao aumento da rotação ainda que o carro pouco se movimente, gerando um barulho alto no motor e o cheiro característico de queimado.

Essa prática é uma das maiores responsáveis por reduzir a vida útil do sistema de embreagem, podendo causar danos irreversíveis.

Use sempre a primeira marcha ao arrancar

Muitos motoristas têm o hábito de cruzar um cruzamento dando a partida em 2ª marcha, isso ajuda o carro a ser mais ágil. Se você tiver essa personalização, deverá revisá-la.


Quanto maior a marcha utilizada para a partida, maior o desgaste do disco da embreagem.

O mais recomendado é dar sempre a partida na primeira marcha, ajudando a trocar as marchas na hora certa, tanto para acelerar quanto para desacelerar.

Todos esses cuidados são extremamente básicos e fáceis de aplicar, e fazem toda a diferença na manutenção da vida útil do sistema de embreagem do seu carro.

Fonte: https://blog.superbid.net

Agora que você aprendeu a identificar se a embreagem do seu carro está desgastada, não dê mole para o azar, quando precisar de Kit de Embreagens, dê preferência para a marca LUK, sinônimo de qualidade e confiança. Você encontra os itens de LUK aqui no Hipervarejo.
Acesse o site e confira: www.hipervarejo.com.br/luk

 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.