Como levar animais no carro?

Publicado por Hipervarejo em

hipervarejo-viagem-com-pets-carro-retro

Como viajar com animais no carro? As férias estão acabando, mas ainda dá tempo de fazer alguns últimos passeios com a família toda, inclusive o cachorro! Neste post vamos falar sobre o transporte de pets dentro de carros, as regras para tal e dicas de segurança para deixar a viagem mas confortável para você e seu bichano.

Quando pensamos em um pet no carro, logo nos vem a cabeça a imagem do nosso cachorro com a cara para fora da janela, as orelhas balançando e a língua de fora numa expressão feliz. Mas isso pode ser extremamente perigoso, já que o cão corre risco de cair do carro, ser atingido por outros veículos e principalmente distrair o motorista (coisa que não pode acontecer nem por 2 segundos)! Então, qual a forma certa de transportar um animal no carro?

Antes da viagem

Para evitar estresse e eventos inesperados, o bom é que o animal já esteja acostumado a andar de carro. Isso pode ser difícil para alguns donos com animais muito grandes ou muito agitados, mas tente dar algumas voltas pelo quarteirão com seu amigão alguns dias antes da viagem para ele ir se acostumando.

É recomendável deixar o animal em jejum de algumas horas se ele não tiver o costume de viajar de carro; isso evitará enjoos e acidentes com sujeira no veículo. Cansá-lo antes da viagem com brincadeiras e um passeio também podem ajudar, assim ele conseguirá dormir e relaxar, e deixar todos fazerem o mesmo.

Segurança

No mercado há diversos produtos dos mais variados preços e formas para transporte de animais. Mas a dica geral é bem simples: para animais mais agitados e nervosos com a ideia de andar de carro, o recomendável são bolsas e caixas/gaiolas. Gatos, roedores e aves irão se sentir mais seguros e acolhidos, além de não poderem ficar andando de um lado para o outro dentro do carro atrapalhando e distraindo motorista e passageiros.

Animais maiores ou mais calmos podem usar um cinto de segurança específico para animais, que é preso ao tórax do animal e preso ao carro como um cinto comum. Este item precisa ser regulado para impedir que o animal caia do banco ou tenha acesso às janelas, mas ainda sim consiga sentar – e até deitar no colo 🙂 – com segurança.

O que não pode faltar

Alguns itens são essenciais para uma viagem de carro acompanhada de um pet. Uma garrafa d’água e um potinho para hidratação do animal, alguns biscoitos para relaxar durante a viagem, sacolas plásticas e papel higiênico para eventuais acidentes, uma coleira e guia convencional para paradinhas para xixi. O cobertorzinho do seu animal também será bem-vindo se o ar-condicionado do carro for potente, e um brinquedo também para alívio de estresse!

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fala em seu artigo 252 sobre o transporte de animais. Nele, apenas cita que não é permitido que o motorista leve animais entre as pernas, nas mãos ou próximo a si, com multa de R$85,13 e mais quatro pontos da CNH. Levar animais por fora do veículo, numa caixa preso ao rack por exemplo, também é ilegal. São R$127,69 de multa e perda de cinco pontos no prontuário.

E aí, pronto para a super viagem com o seu melhor amigo? Agora você pode transportá-lo com segurança, e isso é o mais importante!

Se surgir alguma dúvida, deixe para a gente nos comentários.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.