Esses hábitos estão destruindo o seu carro!
Já falamos milhares de vezes sobre os perigos de não fazer revisões periódicas, mas a falta de revisão não é a única causa de problemas. Talvez, o maior problema do seu carro seja VOCÊ!
Alguns hábitos aparentemente inofensivos podem gerar um desgaste precoce no seu veículo, e te dar muita dor de cabeça. Esses maus costumes podem danificar o motor, pneus e diversos outros sistemas do carro.
Esse post patrocinado pela Valeo vai te ensinar quais os hábitos ruins que você deve evitar para aumentar a durabilidade do seu veículo.
Manter o pé na embreagem
Manter o pé em cima da embreagem enquanto dirige, mesmo que não esteja pressionando, é um péssimo hábito. Mesmo que você não esteja colocando força no pedal, o peso do seu pé aciona o disco, já que esse é um sistema bem sensível. Com isso a marcha precisa fazer mais força para trabalhar e o seu sistema de embreagem é gasto mais rapidamente.
Esticar a marcha
Manter a marcha por tempo além do necessário faz o seu motor gastar uma força desnecessária, e leva o seu veículo ao superaquecimento. Nessa situação é possível escutar o motor forçando mais que o necessário, por trabalhar de forma indevida.
Não realizar a troca de óleo
Utilizar o veículo com óleo velho pode prejudicar todo o motor do seu carro. Após vencido, o óleo perde as propriedades de lubrificação e ganha uma textura emborrachada, e passa a cumular sujeira e entupir os dutos do carro. Esse entupimento pode aumentar a temperatura do motor e fundir o motor.
Ponto morto
Descer ladeiras com o carro em ponto morto sobrecarrega muito mais o sistema de freios. O correto é deixar a marcha engatada e apenas tirara o pé do acelerador, usando o freio motor em conjunto com os freios evitando o uso excessivo de força.
Além disso, descer ladeiras da forma correta gera economia de combustível, pois o sistema de injeção vai cortar o fluxo de combustível assim que identificar que você tirou o pé do acelerador.
Mexer o volante com o carro parado
Mexer o volante com o carro parado ou com as rodas travadas sobrecarrega o sistema hidráulico do carro e prejudica uma série de componentes, além de deixar o volante mais peado a longo prazo.
Deixar o tanque na reserva
A bomba de combustível fica submersa dentro do tanque, porém quando o nível de combustível do veículo está muito baixo, essa bomba trabalha com menos lubrificação, o que pode gerar superaquecimento.
Mão no câmbio
É comum que alguns motoristas dirijam com a mão apoiada no câmbio de marcha para facilitar a troca, entretanto, assim como ocorre com a embreagem, o peso do seu braço sobre a marcha pode comprometer o funcionamento. Por isso a recomendação é manter sempre as duas mãos no volante e retirar somente quando for trocar a marcha.
Pneus mal calibrados
Pneus murchos ou calibrados além do necessário podem causar acidentes. Além de desgastar os pneus precocemente, não manter a calibração adequada gerar gasto desnecessário de combustível.
Alagamentos
É comum que cidades, principalmente as maiores tenham pontos de alagamento nos períodos de chuva. Nesse período é indicado, além de redobrar a atenção, mudar a rota e utilizar caminhos alternativos, ao invés de se arriscar nas estradas alagadas. A água vai enferrujar os rolamentos, e a depender do nível, estragar todo o motor.
Passar em lombadas na diagonal
Essa prática acaba com o alinhamento do seu carro, e pode até mesmo, romper um ponto de solda da carroceria. A recomendação é de sempre passar por lombadas com a velocidade reduzida, e de frente
E aí? Quais dessas dicas você já conhecia?
Aproveite e confira todas as ofertas em peças originais Valeo aqui no Hipervarejo.
Publicar comentário