O que é Xênon e por que é proibido?

Publicado por Hipervarejo em

Xênon é o apelido do elemento químico Xenônio (Xe), um gás nobre, inodoro, incolor e muito pesado, que é encontrado na atmosfera terrestre. Este gás foi descoberto em 1898 por William Ramsay e Morris Travers. 

Além da aplicação nas lâmpadas, o Xenônio é bastante utilizado como anestésico em anestesia geral, em instalações nucleares, como oxidante em análises químicas, em várias aplicações na medicina e até mesmo na propulsão de foguetes

Como funcionam as lâmpadas de xênon?

As lâmpadas comuns acedem través da incandescência do filamento presente dentro da lâmpada, já as lâmpadas xênon não possuem esse filamento. O xenônio e alguns outros gases são armazenados dentro do bulbo da lâmpada, e ao passar por uma grande diferença de potência elétrica, o gás se acende

Esse funcionamento é semelhante ao da lâmpada florescente que você utiliza em casa, e é por isso que as lâmpadas de xênon precisam de um reator, e não é possível ligá-las diretamente nos 12V da bateria do carro. As lâmpadas de xenônio geralmente possuem a cor branca, ou branco azulado.  

Por que é proibido?

O Farol de xênon é muito mais potente que os faróis comuns, e se não tiver o ajuste correto pode causar problemas nas estradas, já que dificulta a visibilidade de outros usuários das vias. Há alguns anos, esse tipo de farol se popularizou, tanto pelo alto grau de luminosidade, quanto pela durabilidade, que é superior as lâmpadas comuns. 

Em 2011 a instalação deste acessório foi proibida em todo o Brasil, somente os veículos com Xênon original de fábrica e os que já haviam se regularizado antes proibição é que podem circular sem punições. Os motoristas flagrados infringindo esta regra pode ser multado conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa grave, e cinco pontos na carteira. 

Os veículos com farol xênon original de fábrica geralmente são mais caros, pois possuem ajuste automático do facho luminoso ligado a suspensão, com isso a direção da luz ocorre de forma controlada para não ofuscar a visão de outros condutores. 

É possível regularizar?  

Não. 

Ao realizar uma rápida pesquisa pelo Google você encontrará diversas empresas que instalam o farol e xênon, e algumas delas até prometem a regularização do acessório, mas não caia nesse papo, pois como dissemos acima, não é possível regularizar os faróis de xênon desde 2011, porém existem uma alternativa

O farol de LED é uma ótima alternativa e tem uma vida útil até 5 vezes maior que o xênon. Além disso o LED não aquece e consome até 75% menos que as lâmpadas comuns. Outra alternativa é a lâmpada Super Branca, também conhecidas como “xênon look” e possuem luminosidade semelhante ao xênon tradicional, mas não são proibidas e não é necessário fazer nenhuma alteração no sistema elétrico do veículo para a instalação. 

Este post é um oferecimento da Philips, a melhor escolha para o caminho a sua frente. Confira ofertas exclusivas Philips para você.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.