Embreagem dura é sinal de problema?

Publicado por Hipervarejo em

Dentre as manutenções e problemas que mais assustam os motoristas, a embreagem dura, provavelmente, está entre os principais. Uma peça com diversos detalhes e cujo funcionamento é essencial para o carro. Por isso, quando os motoristas notam a embreagem dura, pensam logo em milhões de problemas. No entanto, isso nem sempre significa algo grave.

A embreagem dura é apenas um provável indício de que o veículo precisa de atenção, ou minimamente, ser avaliado por um mecânico especialista.

Atualmente, as embreagens podem durar cerca de 80 mil quilômetros se forem bem usadas e em condições normais, ou seja, pisar no pedal da embreagem suavemente, evitar descansar o pé no pedal e, é claro, fazer as manutenções necessárias de acordo com o tempo previsto, ajudam a prevenir problemas como a embreagem dura.

Se as embreagens não forem bem cuidadas, podem começar a apresentar problemas na metade da vida útil. Alguns exemplos de maus cuidados são veículos com excesso de peso, seja para viagem ou para levar muitas pessoas, ou então aqueles que frequentemente rebocam cargas pesadas. Esses, entre outros fatores, desgastam mais rapidamente a peça e podem levar o carro à embreagem dura.

A dúvida que geralmente pode surgir é: por que as embreagens desgastam? E essa resposta é simples: o material de fricção, um dos principais componentes da peça, começa a ficar muito gasto e a eficiência não é mais a mesma, o que pode resultar na embreagem dura.

Um dos problemas mais comuns entre os que ocasionam a embreagem dura é a quebra ou o estiramento excessivo do cabo de embreagem. Nesse caso, o cabo precisa da quantidade certa de tensão para empurrar e puxar de forma eficaz a embreagem.

É possível também que os cilindros de embreagem estejam com folga ou com defeito. As folgas podem impedir que os cilindros forneçam a pressão para o funcionamento adequado do sistema.

Existe outra possibilidade para a embreagem dura que diz respeito à presença do ar na linha hidráulica, ou seja, o ar afeta o sistema hidráulico e acaba ocupando o espaço que o fluido precisaria para construir pressão. Mais uma situação que pode causar problemas na embreagem.

Outro problema corriqueiro, pode ocorrer por conta da ligação fora de ajuste, isto é, quando o pé aciona o pedal da embreagem mas a ligação transmite a quantidade errada de força. Nesse caso, a embreagem dura é um dos problemas mais evidentes.

Por exemplo, se ouvir algum tipo de ruído quando o carro estiver em marcha lenta, mas ele sumir quando a embreagem é pressionada, esse é um indício de que pode ser um problema no ponto de contato entre a embreagem e o pivô.

Caso não seja o problema acima, outro teste pode ser feito: com o carro em marcha lenta, tente ouvir algum tipo de barulho de partes metálicas em atrito, sem empurrar a embreagem.

Se você ouvir qualquer som, é provável que seja um problema com a transmissão, outro componente da embreagem. Se não ouvir ruído, continue com o teste para saber o que pode estar causando a embreagem dura. Para isso, mantenha o carro em ponto morto e comece a empurrar o pedal da embreagem e ouça atentamente o ruído.

Caso seja possível notar um ruído metálico agudo enquanto pressiona a embreagem, é provável que a causa da embreagem dura esteja na liberação da peça ou no rolamento. Se não ouvir um ruído, prossiga com a análise.

Como consertar o problema da embreagem dura?

E como resolver o problema da embreagem dura? Qual a melhor opção em uma situação como essa?

O ideal é levar o veículo até uma oficina especializada ou um especialista de sua confiança. Dessa forma, é mais fácil identificar o que está causando a embreagem dura e solucionar o defeito com mais rapidez.

Uma outra forma de resolver esse problema é verificando itens como a lubrificação limpeza do sistema de acionamento.

Contudo, caso seja necessário realizar a troca de componentes em mau estado de funcionamento ou desgastados, o melhor a se fazer é deixar que a substituição seja feita pelas mãos de um profissional.

Aproveite as dicas para identificar se a sua embreagem está com problemas, e quando precisar de Kit de Embreagens, dê preferência para a marca LUK, sinônimo de qualidade e confiança. Você encontra os itens de LUK aqui no Hipervarejo.
Acesse o site e confira: www.hipervarejo.com.br/luk

Fonte: minutoseguros.com.br

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.