Carros rebaixados: como funcionam e como fazer legalizado

Publicado por Hipervarejo em

Se você gosta de carro e estilo, certamente já pensou em ter um carro rebaixado, não é mesmo? A sensação de ter um veículo no chão é muito diferente e atrai diversas pessoas.

Esse tipo de carro não é crime, mas existe um passo a passo importante para você manter o veículo rebaixado dentro da lei e sem correr risco de multas, entre outros problemas.

Então, se você curte o estilo, mas não conhece muito sobre a temática, chegou a hora de aprender tudo sobre os carros que precisam passar de lado nos quebra-molas!

Como funciona o rebaixamento?

Para rebaixar um carro, é necessário alterar o mecanismo de suspensão que é responsável por absorver impactos e oscilações, sustentar o peso e manter a altura correta do veículo.

Zoom em roda de carro rebaixado

Como funciona o rebaixamento?

Se você pretende modificar o seu automóvel, você tem duas opções: adquirir uma nova suspensão ou cortar as molas de amortecimento – a escolha está diretamente ligada à legalidade ou não do carro.

É possível trocar a suspensão do veículo, mas é necessário passar por uma série de procedimentos – que vamos explicar em breve.

Porém, ao optar por segmentar as molas sem autorização, você estará cometendo infração grave, de acordo com o art. 230, VII do Código de Trânsito.

Não é só isso, ainda é possível:

  • Perder 5 pontos na sua carteira de motorista;
  • Levar uma multa de R$ 195,23;
  • Ter o veículo apreendido.

Vale lembrar que o acúmulo de pontos pode acarretar penalidades mais rigorosas, como a suspensão do direito de dirigir.

O que precisa ser feito para rebaixar um carro?

Antes de sair raspando, é necessário passar por alguns procedimentos para deixar o seu carro legal – no sentido de lei. É fundamental afirmar que: andar com o carro rebaixado não é crime, contanto que ele esteja regulamentado.

Então, vamos saber mais como ter um automóvel rebaixado e livre de multas!

1º Passo: a solicitação

A primeira coisa que deve ser feita é regularizar o veículo para realizar o rebaixamento. Então, será necessário apresentar um requerimento ao órgão de trânsito responsável, que é o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado.

carro branco rebaixado

solicitação para carro rebaixado

Com o requerimento, agora será necessário solicitar a autorização para executar as alterações no veículo, então você deverá listar todas as modificações que serão realizadas no carro.

Dessa forma, o órgão analisará a sua proposta e, caso seja aceita, você poderá realizar as alterações e seguir para o próximo passo.

2º Passo: as especificidades

Após a aprovação do DETRAN, o veículo precisará de um laudo emitido pelo INMETRO – órgão que certifica a qualidade e segurança de um produto que a respeita e atende as normas ou regulamentos técnicos.

Afinal, para que o veículo esteja dentro da lei, é necessário cumprir requisitos indicados pelo CONTRAN, conforme a Resolução Nº 292 de 29/08/2008:

  • Para veículos até 3500kg

A suspensão pode ser fixa ou regulável. Já a altura do veículo deve ser maior ou igual a 100 mm (10cm). A medição é feita verticalmente do ponto mais baixo do veículo até o chão.

As rodas e pneus não podem tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

  • Para veículos com mais de 3500kg

Já para os veículos pesados, não é possível alterar a suspensão dianteira, somente em casos excepcionais para instalação de sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou autodirecional.

Independentemente da condição de operação, o nivelamento da longarina não poderá ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal. E os veículos devem respeitar a norma NBR NM – ISO 1726.

Se o carro estiver dentro do padrão solicitado pelos órgãos responsáveis, você conseguirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que atesta a funcionalidade e legalidade do seu carro com as alterações realizadas.

mecânico com uniforme laranja mexendo na roda de um carro

passo a passo para rebaixar carro

Para não sobrar dúvidas, os veículos que podem ser rebaixados são: automóveis de passageiros; caminhonetas mistas (para transporte e carga), caminhonetes de carga e utilitários mistos como as picapes.

Motos, ônibus e caminhões não são elegíveis para rebaixamento.

3º Passo: a compilação

Agora que você está com o carro rebaixado e com o CSV em mãos, é hora de finalizar mais uma etapa: os novos requerimentos do DETRAN.

Será necessário emitir um novo documento para o seu veículo para atestar que ele está com a suspensão modificada, mas seguindo todas as regras estabelecidas.

Então, junte os papéis e vá novamente ao órgão de trânsito. Para você não ter que voltar já separe:

  1. O Certificado de Segurança Veicular;
  2. O documento do carro;
  3. A nota fiscal da mão de obra;
  4. A nota fiscal da suspensão;

Vale mencionar que é essencial quitar possíveis encargos para atualizar a documentação, os débitos impossibilitam a emissão de um novo documento.

Se tudo estiver certo com o seu automóvel, será necessário pagar somente a taxa de emissão. Aí é só esperar para sair desfilando pelas ruas.

O meu carro é rebaixado, mas não é legalizado, e agora?

Para as pessoas que já tem um veículo rebaixado e gostariam de legalizá-lo, isso é possível. Porém, será necessário pagar uma multa por circular com o veículo desregularizado.

Carro rebaixado

O meu carro é rebaixado, mas não é legalizado, e agora?

Será necessário passar pelos mesmos processos que mencionamos – menos a parte de alteração, claro, pois ela já foi realizada.

É preciso atestar quais foram as modificações e continuar com a tramitação do INMETRO e tudo mais. Isso fará com que o seu veículo esteja reconhecido por lei para rodar sem problema algum.

Por último, é importante destacar que a lei, com muitas falhas e contradições, não permite que o veículo seja guinchado. A medida correta a ser aplicada é a autuação e liberação do carro, conduzido por alguém habilitado, já que a irregularidade não pode ser sanada de imediato.

Mesmo assim, não vale a pena arriscar. Pensando que além de multa, a infração é considerada grave e você perderá 5 pontos na CNH.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Não deixe de conferir mais posts no Blog da Hipervarejo! Por aqui, você encontrará dicas importantes e curiosidades interessantíssimas, como os retrovisores que só foram inventados em 1906 francês Alfred Faucher!

Já imaginou pilotar sem olhar para trás? Então, aproveite para conferir essas informações curiosas sobre automobilismo.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.