Barulho ao pisar ou soltar a embreagem, o que pode ser?

Publicado por Hipervarejo em

Existem sinais podem indicar desgaste ou outros problemas em sua embreagem, afinal ela é um componente do carro que é sujeita a fricção em uma base quase constante, isto significa que há muitas maneiras pelas quais ele pode se desgastar ou ficar danificada.

Quando pisa na embreagem faz um barulho?

Embora as transmissões manuais tenham se tornado mais avançadas nas últimas décadas, elas ainda são mais fáceis de entender do que as automáticas. Um dos aspectos mais facilmente compreendidos aqui é como funciona a embreagem. É tudo sobre fricção e é bem parecido com a maneira como seus freios funcionam, também.

Quando você pressiona o pedal da embreagem, engata a embreagem para permitir que você mude as marchas. A embreagem pressiona contra o volante e o material de fricção na embreagem impede a transmissão de girar. Quando você solta o pedal, a embreagem se desengata e a transmissão é livre para girar com o motor.

O funcionamento da embreagem requer ter rolamentos de trabalho e isso aplica-se a ambos, pressionando o pedal e soltando o pedal. Existem vários rolamentos aqui também que podem desgastar com o tempo. Veja as causas mais comuns dos barulhos na embreagem:

» Rolamento desgastado

Se você notar o ruído da sua embreagem quando solta o pedal, as chances são boas de que o rolamento está falhando e precisará ser substituído.

» Rolamento Piloto

Se você notar ruído quando pressiona o pedal da embreagem, o culpado mais provável é o rolamento piloto, que precisará ser substituído.

» Rolamento de liberação

Outra possível causa de ruído ao pressionar o pedal da embreagem é o rolamento de liberação. Se estiver fazendo barulho, o rolamento está falhando e precisará ser substituído.

» Embreagem desgastada

Também é possível que a própria embreagem esteja desgastada e precisará ser substituída. Estes são componentes de alto desgaste e precisam ser substituídos regularmente. No entanto, a frequência de substituição dependerá do seu estilo e hábitos de condução. Ao substituir a embreagem, também pode ser necessário que o volante seja substituído.

» Rolamento de entrada desgastado

Se o ruído ocorrer quando o carro está em ponto morto e você não está usando a embreagem, a causa mais provável é o rolamento de entrada, que está localizado dentro da transmissão.

Aproveite as dicas para identificar se a sua embreagem está com problemas, e quando precisar de Kit de Embreagens, dê preferência para a marca LUK, sinônimo de qualidade e confiança. Você encontra os itens de LUK aqui no Hipervarejo.
Acesse o site e confira: www.hipervarejo.com.br/luk

Fonte: www.carrodegaragem.com

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Laydson Barbosa Ramos · 30 de maio de 2023 às 05:50

Obrigado, pela as dicas, tive curiosidade de pesquisar, porque ao trocar o kit de embreagem, apareceu um barulho quando solto a embreagem, estavamos suspeitando do rolamento da caixa de macha, mas pelas dicas vou ver o rolamento de entrada da transmissão.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.