Spread the love

Você sabe para que servem as velas de ignição que ficam no motor do seu carro? Neste pequeno resumo vamos falar um pouco de sua importância para o funcionamento do veículo, além de algumas curiosidades sobre esse item tão pequeno, mas tão crucial para o bom funcionamento do veículo.

O que são as velas de ignição?

Em suma, a vela de ignição é um eletrodo isolado, que conectado através de um cabo blindado a bobina de ignição, recebe uma tensão média entre 20.000 e 30.000 Volts, provocando uma centelha dentro da câmara de combustão.

Quanto maior for a faísca, mais rápido fica a partida do motor, minimizando o desgaste dos demais componentes da alimentação elétrica, especialmente o da bateria.

Como elas funcionam?

A vela de ignição é conectada à câmara do motor que, quando realiza seu ciclo de compressão e injeção de combustível recebe a centelha que gera a explosão capaz de mover os pistões.

Quando devo trocar a vela de ignição?

O tempo para a troca das velas de ignição podem variar de acordo com as recomendações do fabricante podendo chegar de 10 a 20 mil km, porém, o tempo em que a moto fica parada no trânsito sem aceleração também devem entrar nesse cálculo. Por mais que não haja registro de quilometragem, o fato de estar em funcionamento causa desgaste nos componentes do motor, o que inclui a vela. Se estiver com dúvidas a respeito se é o tempo certo para realizar a troca da vela, consulte seu mecânico de confiança e peça uma avaliação.

Quais são os cuidados na manutenção?

Como sempre recomendamos, é sempre importante consultar o manual do proprietário para que as trocas ou devidas manutenções, estejam sempre de acordo com a programação da fabricante.

Geralmente os primeiros sinais que são claramente perceptíveis são a perda de potência do motor, aumento de consumo (a combustão de gasolina não é completa porque a faísca gerada pela vela não ocorre); dificuldades na partida, sobretudo a frio; ruídos de detonação durante o funcionamento do motor (a famosa “batida de pino”); fumaça escura na saída do escape.

Se algum desses sinais acontecer com você, procure um mecânico de sua confiança para que a troca seja feita de acordo com os preceitos da fabricante.
Fonte : http://blog.vivemosmoto.com.br/

Na loja oficial da BOSCH no Hipervarejo, você encontra VELA ou CABO DE VELA que seu carro precisa e muito mais. Confira: www.hipervarejo.com.br/bosch
Marketing em Hipervarejo/Fortbras
A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios deinformações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.
Marketing
Últimos posts por Marketing (exibir todos)

Marketing

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *