A importância das velas de ignição para o motor

Publicado por Hipervarejo em

Você sabe para que servem as velas de ignição que ficam no motor do seu carro? Neste pequeno resumo vamos falar um pouco de sua importância para o funcionamento do veículo, além de algumas curiosidades sobre esse item tão pequeno, mas tão crucial para o bom funcionamento do veículo.

O que são as velas de ignição?

Em suma, a vela de ignição é um eletrodo isolado, que conectado através de um cabo blindado a bobina de ignição, recebe uma tensão média entre 20.000 e 30.000 Volts, provocando uma centelha dentro da câmara de combustão.

Quanto maior for a faísca, mais rápido fica a partida do motor, minimizando o desgaste dos demais componentes da alimentação elétrica, especialmente o da bateria.

Como elas funcionam?

A vela de ignição é conectada à câmara do motor que, quando realiza seu ciclo de compressão e injeção de combustível recebe a centelha que gera a explosão capaz de mover os pistões.

Quando devo trocar a vela de ignição?

O tempo para a troca das velas de ignição podem variar de acordo com as recomendações do fabricante podendo chegar de 10 a 20 mil km, porém, o tempo em que a moto fica parada no trânsito sem aceleração também devem entrar nesse cálculo. Por mais que não haja registro de quilometragem, o fato de estar em funcionamento causa desgaste nos componentes do motor, o que inclui a vela. Se estiver com dúvidas a respeito se é o tempo certo para realizar a troca da vela, consulte seu mecânico de confiança e peça uma avaliação.

Quais são os cuidados na manutenção?

Como sempre recomendamos, é sempre importante consultar o manual do proprietário para que as trocas ou devidas manutenções, estejam sempre de acordo com a programação da fabricante.

Geralmente os primeiros sinais que são claramente perceptíveis são a perda de potência do motor, aumento de consumo (a combustão de gasolina não é completa porque a faísca gerada pela vela não ocorre); dificuldades na partida, sobretudo a frio; ruídos de detonação durante o funcionamento do motor (a famosa “batida de pino”); fumaça escura na saída do escape.

Se algum desses sinais acontecer com você, procure um mecânico de sua confiança para que a troca seja feita de acordo com os preceitos da fabricante.
Fonte : http://blog.vivemosmoto.com.br/

Na loja oficial da BOSCH no Hipervarejo, você encontra VELA ou CABO DE VELA que seu carro precisa e muito mais. Confira: www.hipervarejo.com.br/bosch
Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.